terça-feira, 1 de junho de 2021

O Livro dos Vilões (Vários Autores)

Eu já tinha lido o conto escrito pela Carina Rissi que faz parte desse livro, inclusive, a resenha dele (que acabou saindo como um livro único depois) foi publicada aqui no blog uns quatro anos atrás. Eu li esse livro pela Árvore de Livros num dia em que estava com vontade de ler alguma coisa bem levinha e rápida. Mal sabia eu que ia passar muita raiva com um dos contos (hehehelp), mas no geral é um livro legal e bem escrito, tirando o bendito do primeiro conto que eu queria ignorar a existência. Exatamente por isso, o livro acabou com três estrelas e meia. Temos quatro autores diferentes reescrevendo algumas das histórias dos contos de fadas, mas focando por completo no lado dos vilões. As escritas são bem diferentes, mas combinaram muito bem com as histórias escolhidas. 

Temos a Carina contando um pouco sobre uma nova versão de A Branca de Neve pelos olhos da madrasta. Além disso, passamos por uma versão completamente repaginada de A Bela Adormecida (que tinha tudo para ser a melhor do livro, mas perdeu por completo o rumo e teve um final duvidoso e meio problemático). Até mesmo o Lobo Mal faz parte de um dos contos e achei bem legal como o mundo mágico dos contos de fadas foi retratado nessa versão. E por último (e menos importante) temos a versão das irmãs de Cinderella e o caos que esse conto é. Juro, é absurdo atrás de absurdo com poucos detalhes que conseguimos salvar, mas que perdem o destaque no meio de tanta coisa problemática. Como é um livro com quatro contos de quatro autores diferentes, vou contar mais um pouco sobre cada conto de forma geral, afinal, qualquer coisa além que eu fale sobre pode acabar virando spoiler. Além disso, teve vlog de leitura lá no canal e acabei comentando muito por lá também. 

O conto da Cecily Von Ziegesar (autora de Gossip Girl!) é um grande show de preconceitos, gordofobia, caos e machismo. Eu fiquei muito animada com toda a ideia de ver esse lado das irmãs da Cinderella, ainda mais porque a história se passa em Nova Iorque, mas o trem desandou de forma desastrosa. A ideia em si era boa, as irmãs iam para um baile famoso dos alunos da cidade com notas boas, elas queriam o sapato da moda, que só tinha no tamanho da Cinderella, e mais alguns detalhes bem legais e criativos (como a mocinha não dando muita bola para o pseudo-príncipe). Mas a grande maldade das irmãs e como a Cinderella reage a tudo isso é um grande caos. Comentários absurdos, machistas e gordofóbicos que me deixaram chocada e sem entender como ele foi publicado nessa leva (ok, a autora é famosa, eu sei).

O conto da Diana Peterfreund que foca no que seria uma Malévola atual, da história da Bela Adormecida foi o mais legal, mas também caminhou para um final problemático e levemente desastroso. Se segurou naquele clichê de adolescente que muda por completo para se encaixar na escola, mas acabou de forma rápida (deixando quase sem solução o drama) e, quando parei para analisar, percebi que o buraco era mais em baixo e tinha sido algo delicado e problemático real. A personagem principal vinha de uma família de bruxas (que fazia poções e pequenos encantamentos para as pessoas da cidade) e um dia ela resolve que queria estudar na escola. O que ela não imaginava era que ser uma adolescente "normal" era muito complicado e isso implica romances que não funcionam, amigas falsas e uma festa com um fim bem duvidoso.

O conto da Carina Rissi é mais fácil eu colocar um ttrecho da resenha que escrevi quatro anos atrás, por mais que eu de fato tenha relido agora também. "Eu acho que estava esperando um pouco demais e, por conta disso, quebrei um pouco minha cara. (...) Não me apeguei a personagem principal, fiquei com preguiça de ler em alguns momentos e fiquei sem entender como que isso podia estar acontecendo. Aqui vamos falar da história da Branca de Neve, pelos olhos da Madrasta. (...) Eu tentei gostar da Malvina, eu juro que tentei, mas vilã de conto de fadas não me desce (haha). Entendo que ela não deixaria de ser malvada, afinal, é apenas uma releitura do conto, mas meu Deus, que personagem irritantemente metida. Mais uma vez, sei que essa é a personagem, que faz sentindo e tudo mais, mas você não consegue entendê-la, nem torcer por ela e, para falar a verdade, nem por ninguém ali. A ideia era mostrar o lado da Malvada, mas continue torcendo pela mocinha, rs. (...) Carina não deixou de ser Carina. Afinal, podemos ver todos os detalhes do clássico nas entrelinhas e isso é bem legal. Mas acho que teria curtido mais se fosse pelo ponto de vista da Bianca, teria mais torcida e até uma estrela a mais no final.

Por último, mas não menos importante, temos a versão do Lobo Mal por Fábio Yabu. Esse foi o que mais me surpreendeu, mas também o que menos me prendeu. Todo o drama em volta do mundo dos contos de fadas e as escolhas (ou não) dos personagens e como aquilo vivia se repetindo é algo muito legal e genial, mas a escrita não me segurou muito (o que não quer dizer que seja ruim, é só que não foi muito para mim). Foi o conto em que o vilão de fato mais se destacou e que seguiu toda a ideia do livro mais a fundo. Como eu disse, bem criativo.

Vale a pena? Olha, acho que vai muito do gosto de cada um. No final das contas um pouco de cada (menos o da Cinderella) valeu bem a pena para mim, mas definitivamente não viraria uma releitura no futuro. 


o livro dos vilões
AUTORA: vários autores
EDITORA: galera RECORD
PÁGINAS: 320
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário