quinta-feira, 10 de junho de 2021

Quinze Dias (Vitor Martins)

Faz um bom tempo que acompanho o lado literário do Vitor na internet, mas por motivos até então desconhecidos, eu ainda não tinha lido seus livros. Ah! Que besta que fui. Eu simplesmente amei Quinze Dias e já estou com o outro livro dele (Um Milhão de Finais Felizes) aqui na estante para ler em breve. Mais um livro que entra para a lista de livros que eu precisava ter tomado vergonha na cara antes para ter lido logo, mas antes tarde do que nunca. O livro é leve, divertido, inteligente e rápido. Além do que, ele te faz torcer demais pelo personagem principal e é impossível não se sentir um pouco parte da história. Um garoto gordo (e aí eu já me identifico demais) com dificuldade de aceitar seu corpo e ainda lidando com o primeiro amor passando um tempo bem ali na casa dele. É sobre ser você e estar tudo bem. É sobre buscar melhores versões de quem você é também. É sobre amar alguém, mas aprender a se amar pro meio. É claro que ficou com cinco estrelas e ainda levou um coração de favorito de brinde (haha). O livro é indicado para maiores de quatorze anos. Ah, eu já contei que tem uma boia de flamingo para piscina que se chama Harry Styles nessa história? E que é um livro de temática LGBTQIA+? E que aborda temas mega importantes incluindo fazer terapia? Sério. Leia. Obrigada. De nada.

Felipe está sonhando com as férias provavelmente desde que as aulas haviam começado. Seus colegas de sala sempre achavam um novo motivo para atormentá-lo durante as aulas e poder ficar em casa colocando as séries e livros em dia parecia um verdadeiro paraíso. Além do que, ele poderia assistir também muitos tutoriais úteis no youtube que ele sabia que nunca testaria, mas que eram bem legais de assistir. O que ele não espera (de forma alguma) é que o grande crush da sua vida iria passar quinze dias em sua casa. Isso mesmo. Quinze dias dividindo o mesmo quarto e as mesmas atividades com o menino pelo qual ele sempre teve uma queda. Caio era o vizinho do prédio que tinha passado a infância brincando com o Felipe na piscina. Inclusive, ele amava demais a piscina, mas desde que tinha crescido e ganhado peso, Felipe não chegava nem perto de uma roupa de banho ou da piscina. E, também por isso, ele tinha perdido muito do contato que tinha com Caio.

Os pais de Caio não confiavam muito nele, muito por ele ser gay e eles acharem que isso era algum tipo de desvio de caráter, mas muito por serem protetores demais também. Exatamente por isso, mesmo o filho tendo dezessete anos, eles o mandam para a casa do Felipe, uma vez que a mãe do Caio confia muito na mãe do Felipe, para passar os tais quinze dias. E é aí que nossa história realmente começa. Felipe sente algo muito sério por Caio, mas morre de vergonha de até mesmo respirar perto dele. Ele não tem problemas com o fato dele ser gay também, mas o corpo dele o faz criar uma bolha de contato social. Por sorte, sua psicóloga cria um desafio para que ele converse com Caio... uma conversa de verdade mesmo. Aos poucos ele vai perdendo a vergonha e criando a coragem de conversar sobre tudo um pouco e ele percebe que Caio também sente alguma coisa por ele. Além do mais, eles têm muitas coisas em comum, entre sonhos, gostos, medos e muito mais. 

Torcer pela felicidade do Felipe é fácil. Ele é um personagem que te faz ficar feliz, que te faz torcer por ele e pela vida dele. Que você sente que conhece desde sempre, sabe? Claro, o Caio também é fantástico e você se diverte muito com ele e acaba torcendo demais (principalmente para que a família dele o aceite do jeitinho que ele é), mas como ele não é o narrador da história acabamos focando mais no Felipe mesmo. Mas no final das contas, ao torcer para um... torcemos para os dois (hehe). Os personagens secundários, que no caso são as migas de Caio e a mãe do Felipe, também roubam a cena quando aparecem, de um jeito que eu adoro. Sério, a mãe do Felipe é maravilhosa e me diverti demais com as cenas dela. Inclusive, comentei no vlog de leitura que ela me lembrava muito a mãe da Mia, de O Diário da Princesa. Em resumo, é um livro sobre descobertas, primeiros amores, aceitação e ser feliz. Enfim, o livro é fantástico e eu realmente indico demais. Se joga! 


quinze dias
AUTOR(a): vitor martins
EDITORA: alt
PÁGINAS: 206
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário