sexta-feira, 18 de junho de 2021

Malibu Renasce (Taylor Jenkins Reid)


Esse livro é uma obra de arte. Eu poderia inclusive parar a resenha aqui mesmo, porque isso já bastaria, mas eu tenho tanta coisa para comentar que você pode ir pegando a pipoca, porque vai longe. Eu já tinha lido outro livro da autora, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, e simplesmente amado a escrita dela... mas acredito que ela conseguiu se superar aqui com essa narrativa que é o caos e, exatamente por isso, é tão perfeita. Inclusive, já que citei a Evelyn Hugo é bom comentar que por mais que não seja uma continuação, é bom ter lido antes para pegar algumas muitas referências sobre o pai dos personagens principais. Esse livro foi por um caminho completamente oposto do que achei que iria e, exatamente por isso, foi ainda mais fantástico. A história me surpreendeu o tempo todo. O livro é devorável. Juro! É impossível largar a história sem saber o que de fato vai acontecer no final, por mais que o livro comece contando o que podemos esperar, afinal, sabemos o que vai rolar, mas não como isso vai de fato acontecer. Enfim, é um livro que diverte, prende, emociona, te faz torcer pelos personagens e te faz sentir parte da história. Ah! E dá aquela vontade de pesquisar sobre os personagens e a famosa festa de final do verão dos Riva no google... aí você lembra que eles não são reais (e é bem triste isso). O mesmo rolou quando li Evelyn Hugo (queria ver os filmes dela, socorro). E acredito que quando eu ler (em breve) Daisy Jones vai ser por aí também. O livro foi um presente da minha parceria com a editora e quando ele chegou aqui em casa fez meu dia e eu logo comecei a leitura. Enfim, o livro é indicado para maiores de dezesseis anos. 

As festas anuais de despedida do verão dos filhos do famoso cantor Mick Riva são uma lenda de Malibu. Todos que são alguém, ou querem ser alguém, no mundo do entretenimento estão lá. Mas a fama da família vai ainda além do músico. Nina é a maior modelo do momento, além de ser uma surfista muito talentosa também. Para completar, sua vida estava virada de cabeça para baixo após o término traumático do seu casamento. Jay também é surfista e é dos profissionais. Já ganhou troféus o suficiente para fazer uma coleção e, por conta disso, acabou fazendo uma grande parceria com seu irmão, Hud. O irmão que, além de surfar muito também, era um grande fotógrafo de surfistas renomado. E, para finalizar o combo, temos Kit. A irmã mais nova, que também ama o mar, mas que ainda está batalhando para se descobrir no mundo. Além disso, ela era a queridinha de todos por ser a mais nova. 

Por mais que a festa não dure muito tempo, ela é sempre capaz de mudar a vida de muitas pessoas para sempre. E a festa do verão de 1983 tinha tudo para pegar fogo... em mais de um sentido da palavra. Além disso, acompanhamos também a família Riva desde os anos 1950, quando Mick Riva conheceu uma jovem garçonete chamada June e jurou amores para ela e para a família que iriam construir juntos. Ao longo da narrativa, vamos acompanhando as horas do dia até a chegada da festa e, em seguida, vamos acompanhando cada acontecimento dessa noite marcante em detalhes. Além disso, para completar, acompanhamos as ligações do passado e presente da família, ao percebermos junto com eles que existem muitos segredos que eles nem imaginam e que todos estão prestes a explodir naquela noite.

Eu nunca li nada assim e não sei se vou ler algo assim de novo tão cedo. O livro é caótico e, acredite, isso é maravilhoso. Ele é dividido em duas partes de doze horas. Começamos acompanhando a preparação para a festa às 7h da manhã e vamos até às 7h da manhã seguinte com o aguardado final. Além disso, para o meio da história voltamos várias vezes no tempo para entender quem de fato é a família Riva e como tudo começou. De primeira, achei que esses trechos seriam cansativos, mas foi o exato oposto. Tudo se encaixava e, inclusive, é possível traçar paralelos entre o passado e o momento atual da vida da família e isso faz tudo ser ainda mais genial. Quando eu fui entendendo tudo que os irmãos já tinham passado na vida eu comecei a entrar ainda mais na história e torcer ainda mais por eles. Tudo parece um grande reality show que é impossível tirar o olho. Eu realmente fui surpreendida mais de dez vezes durante a leitura e, por mais que eu tenha gravado vlog de leitura, queria ter gravado as minhas reações enquanto eu lia. Porque foi genial e uma delícia acompanhar essa loucura.

Nina carrega essa família e esse livro nas costas. Que personagem complexa, meu Deus! Eu me apeguei demais e torci muito para a felicidade dela. De primeira, quando a conhecemos na manhã da festa, não estava muito entrando na vibe dela, mas ao conhecer tudo que ela tinha passado para chegar até ali eu até perdi o fôlego. Eu jurava que iria ler sobre a vida dos filhos mimados de um astro do rock, mas encontrei uma história muito profunda sobre família, sobrevivência e empoderamento. Me diverti demais com a Kit, que acaba sendo muito do alívio cômico da história, mas sem ser forçado. Inclusive, foi muito legal ler a história dela e acompanhar tudo que ela foi descobrindo sobre si mesma. Assim como sua irmã, ela te faz torcer por ela. Os gêmeos entre aspas (leia o livro!) Hud e Jay também roubam por completo a cena quando aparecem e todo o arco dramático deles é um grande dramalhão mexicano e eu amei demais isso. Como falei, um grande caos que faz muito sentido. Falando em caos... a festa! A festa sozinha já vale como um personagem. Ela ganha vida e sai por completo do controle e, quando lá pelas 1h da manhã, vamos acompanhando isso é algo que é impossível de parar de ler. Tudo acontece nessa festa e quando eu falo tudo... é ainda além. Esse é o livro perfeito para quem gosta de histórias bem contadas que tem prendem do início ao fim. O vlog de leitura do livro vai ao ar esse final de semana no canal (no dia 20 de junho).


malibu renasce
AUTOR(A): taylor jenkins reid
EDITORA: paralela
PÁGINAS: 360
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário