terça-feira, 29 de junho de 2021

Jogos de Herança (Jennifer Lynn Barnes)

Esse livro me surpreendeu demais e foi uma loucura acompanhar todas as descobertas e entender tudo que estava acontecendo na mansão Hawthorne. É um livro de suspense e lógica, mas tem uma vibe de romance adolescente que é completamente devorável. Tenho me aventurado aos poucos com os livros de suspense e esse daqui é uma ótima indicação para quem quer começar de leve (mas ainda assim bagunçando a cabeça) como eu. Depois de, recentemente, ler Agatha Christie eu percebi que é um estilo de livro que por muito tempo ignorei, mas que escolhendo direitinho a leitura eu posso gostar demais.  Falando nisso, a leitura desse livro é absurdamente rápida e, por mais que tenha muitos capítulos, todos são relativamente curtos e muito fluídos. É o tipo de história que você embala e quando percebe já passou da metade. O livro ficou com cinco estrelas e é indicado para maiores de treze anos.

Avery não tem nada além de planos para seu futuro. Ela no momento se preocupa apenas em sobreviver e ajudar com as contas da casa que divide com a meia-irmã mais velha. Ela cresceu sem nada e, após perder sua mãe por conta de problemas de saúde, ela se viu ainda mais perdida no mundo. Sempre trabalhou muito e ia bem na escola por conta de seu raciocínio lógico rápido. Sua vida muda de um segundo para o outro ao descobrir que seu nome estava no testamento de um dos maiores bilionários do país. Mesmo sem nunca nem ter ouvido falar sobre ele, Avery descobre que Tobias Hawthorne deixou grande parte da sua fortuna para ela. Mas as coisas não seriam simples, afinal, a família dele estava também nessa jogada e não estava nem um pouco feliz com uma completa estranha ficando com tudo que eles acreditavam que seria deles. Tobias, por outro lado, havia sido muito esperto em arquitetar todo esse esquema para que Avery tivesse segurança, advogados e não caísse nas armadilhas dos parentes do rico que queriam tudo. 

Além de toda essa loucura, ela precisaria morar na Mansão Hawthorne, a casa da família que era conhecida por ser uma verdadeira atração. Passagens secretas, enigmas para abrir portas, túneis, lagos, florestas e tudo mais que poderíamos imaginar estavam dentro daquela propriedade. Se Avery conseguisse ficar um ano lá, aguentando a família de Tobias tentando destruí-la, o dinheiro seria todo dela. Para completar o pacote, os quatro netos dele estariam na casa também e todos estavam prontos para o que parecia ser a última jogada do avô. Tobias Hawthorne era conhecido por criar enigmas e jogos para bagunças a cabeça de todos e os netos acreditavam que a Avery ali era a última jogada dele.

Avery tem uma coisa que eu simplesmente amo em personagens, ela é debochada. No meio de todo esse caos que virou a vida dela, ela consegue soltar comentários que são certeiros e geniais. Entre os personagens que se destacam, além da principal, nós temos os quatro netos de Tobias. Gray, Jameson, Xander e Nash. Os que se destacam mais são Gray e Jameson, que acabam tendo mais interações com a personagem principal e participam mais ativamente para tentar descobrir o que o avô tinha deixado como cartada final. Além deles, temos também como destaque o segurança de Avery, que acaba aparecendo bastante, e a irmã mais velha dela. Não podemos esquecer, é claro, da melhor amiga, Max, dela que era o alívio cômico (sem ser forçado) do livro. Como não podia falar palavrões, por conta dos pais muito rígidos, Max sempre soltava altas pérolas ao se comunicar com a amiga (Sua pata!). No geral, é uma delícia quebrar a cabeça com os personagens e criar teorias para entender tudo que está acontecendo. Exatamente por isso, é bem difícil parar a leitura.

Eu amei o livro e, por isso, ele ficou com as cinco estrelas que comentei. Mas não vou negar que debati muito essa pontuação durante os últimos dias. Afinal, eu fiquei esperando um pouco mais de respostas no final (mesmo sabendo que tem continuação) e acho que esperei por mais enigmas que me fizessem pensar também. Tipo assim, quando os irmãos e a Avery estão juntando as peças desse grande quebra cabeça é bem legal de acompanhar, mas seria ainda mais legal se tivessem mais pistas que fizessem a gente (leitor) tentar brincar de detetive também, sabe? Ainda assim, depois de muito discutir isso comigo mesmo (rs) eu decidi deixar as cinco estrelas porque o livro é absurdamente devorável e, mesmo com esses meus comentários, eu achei a história bem genial. Já que peguei esse final para reclamar (haha) vou comentar que gostei mais da capa gringa também por conter mais elementos da história. A nacional é linda com o tabuleiro que faz todo sentido, mas a original tem muitos elementos legais que conversam muito com a história (tipo a bailarina de cristal!!!!). Enfim, como comentei no começo é um livro absurdamente devorável e eu indico para quem gosta de suspenses leves ou para quem, assim como eu, está se arriscando aos poucos nesse gênero literário. Estou maluca para ler a continuação que vai sair agora no segundo semestre lá fora (ainda sem data por aqui).


jogos de herança
AUTOR(A): jennifer lynn barnes
EDITORA: alt
PÁGINAS: 436
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Um comentário:

  1. Adorei saber suas impressões, me animou muito, estou terminando Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse e vou logo pegar nesse!!!! Parabéns pela resenha sincera !!!!

    ResponderExcluir