segunda-feira, 28 de junho de 2021

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Roald Dahl)

Sou completamente viciada no filme que foi inspirado nesse livro e fiquei bem chocada quando me dei conta que nunca tinha lido a história. Por mais brega e exagerado que a adaptação mais recente seja, eu simplesmente amo e é aquele filme que uso de conforto, sabe? Acho que só esse ano eu já vi ele umas quatro ou cinco vezes e, de curiosidade, acabei vendo o clássico que foi a primeira versão depois de ler o livro para fazer comparações (que estão por completo no vlog de leitura). Em resumo, é um livro muito leve, rápido de ler e divertido. Ele é uma mescla do que vimos nas adaptações só que, claro, com algumas diferenças e muitos detalhes extras. É um livro indicado para maiores de oito anos e, por isso, geral pode se jogar nessa delícia de história. Por ser um livro curto e uma história já bem conhecida, nem sei muito bem o que falar por aqui (haha), mas vamos seguir o que normalmente faço nas resenhas, não é mesmo?

Charlie é um menino muito pobre. Sua família vive toda junto em uma pequena casa bem quebrada e luta para sobreviver com o pouco que tem. Ainda assim, Charlie é um menino de um bom coração e com muitos sonhos. Ele sempre se demonstra grato pelas coisas que tem e ama passar os dias ao lado de seus avós, que já nem saem mais da cama. Tudo começa a mudar em sua vida quando o grande mestre dos chocolates Willy Wonka resolve criar um grande concurso para escolher cinco crianças para entrarem na sua grande e misteriosa fábrica. Cinco bilhetes dourados seriam espalhados nas barras e doces de todo o mundo e as crianças sortudas passariam um dia na fábrica conhecendo tudo por dentro e ainda ganhariam um grande caminhão de chocolate para levar para casa. Além disso, uma das crianças ganharia um grande prêmio final que era uma grande surpresa. O que nenhuma das crianças e, nem mesmo os adultos, esperavam era que a fábrica não tinha nada de comum e os trabalhadores de lá eram bem incomuns. Para chegar ao final da competição e lucrar o grande prêmio, as crianças vão precisar de muito mais do que sorte.

Como é uma história absurdamente conhecida, além de falar do livro vou comparar um pouco ele com os filmes também. Charlie, como comentei ali em cima, é um menino muito doce, educado e muito (muito mesmo) grato. Isso que o torna um grande campeão (eu deveria colocar um aviso de spoiler aqui?), o fato de que ele tem uma imaginação do tamanho do mundo e um coração ainda maior. No filme de 1971, por outro lado, o Charlie é um pouco diferente e, por mais que de começo vá por um mesmo caminho, muitas das escolhas que ele faz (uma delas que quase lhe custa o prêmio) não combinam com o personagem escrito no livro. Diferente do filme de 2005 que, mesmo com muitas mudanças tecnológicas, é o mais fiel ao livro e eu até vi um vídeo dos bastidores em que o diretor, Tim Burton, comenta sobre essa escolha de ser muito fiel ao livro. 

É um livro infantil, mas que diverte pessoas de todas as idades. Vale a pena mesmo se você não é tão ligado ao filme (como eu, rs) ou mesmo se nunca nem viu os filmes. É um clássico e tem muitos motivos para carregar esse título. Venha comigo e você vai estar em um mundo da imaginação... 


a fantástica fábrica de chocolate
AUTOR(A): Roald Dahl
EDITORA: Martins fontes
PÁGINAS: 176
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Um comentário: