quarta-feira, 14 de abril de 2021

Escola de Vilões (Jen Calonita)

Eu definitivamente adorava essa autora quando era adolescente. Uma das séries que mais me marcou na vida, Segredos da Minha Vida em Hollywood (sim, sempre amei tretas hollywoodianas), é dela e, depois de um bom tempo, também li outro livro da autora e gostei bastante (Caindo na Real). Quando achei esse livro (em formato de ebook) para ler, toda a história me chamou bastante atenção. Ele tem uma vibe de Descendentes (da Disney, mas sem a parte dos filhos dos heróis e vilões) com um pouco de Hex Hall (da Rachel Hawking, que eu amei a trilogia e tem vlog de leitura no canal). E realmente foi uma leitura muito leve, divertida e agradável. Não é o tipo de livro que vai mudar a sua vida e marcar muito, mas tudo bem. Ainda assim, ele cumpre muito bem seu papel e eu adorei. Inclusive, devo ler em breve a continuação (lembrando que li esse livro em março, é que as resenhas saem um pouco mais atrasadas aqui no blog, mas seguem em dia nos vlogs de leitura do canal). Em resumo, o livro ficou com quatro estrelas e é ótimo para quem quer ler algo leve, mas que vale a pena.

Gilly vive em um mundo em que princesas de contos de fadas são reais e os vilões ainda existem, fadas madrinhas realmente criam sapatinhos de cristal e, inclusive, acabam tirando o sustento de quem com tanto carinho antes fabricava os sapatinhos do reino. A realeza domina a área e pouco sobra para os trabalhadores do lugar. É exatamente o que aconteceu com o pai de Gilly, que perdeu o posto de sapateiro para a Fada Madrinha (que roubou a ideia dele!). Vendo por esse lado, até entendemos toda a revolta que a menina sente pelas pessoas que controlam o reino, Encatadópolis, mas nada disso justifica o que ela estava fazendo. Ela estava se tornando uma ladra para conseguir levar coisas para a sua casa e ajudar a cuidar de seus irmãos (mesmo com os pais sendo contra). 

O problema, era que ela já tinha sido pega três vezes pela guarda real dos anões da Branca de Neve e, com isso, ela precisaria ser mandada para a Escola dos Vilões, que na verdade, se chamava Reformatório dos Contos de Fadas. Os professores da escola são os ex-vilões (Lobo Mau, Rainha Má, a Madrasta da Cinderella...) das histórias dos contos de fadas e os alunos são os jovens do reino que estavam quase virando novos vilões, para já cortar o mal pela raiz. O problema, é que duas das maiores viãs das história se recusaram a passar pela escola e seguem foragidas pelo reino. E o maior foco delas no momento é atacar a escola para, de alguma forma, chegar até as princesas. E aí, será que vilões conseguem fazer um trabalho de heróis?

Gilly é uma ótima personagem principal, mas em alguns momentos é meio lenta e, por conta disso, toda a história ficou um pouco sem ritmo também. Muitas críticas sociais dão as caras nesse livro e eu achei isso muito legal e muito bem escrito. Ainda mais por estarmos falando de um livro infanto-juvenil. Toda a parte dos novos vilões do reino serem, em sua maioria, pessoas que de alguma forma estavam sem emprego ou tinham sido esquecidos pela realeza. Ou ainda, no caso da Gilly e sua família, pessoas que tinham sido afetadas pela ambição de uma pessoa que todos consideram como boa. No geral, é um livro que cumpre o que promete e, como comentei, é uma leitura bem leve. Algumas das reviravoltas me surpreenderam e eu gostei disso no final. Indico para quem está com vontade de um livro leve que bagunça por completo o mundo dos contos de fadas.

Escola de Vilões
Autora: Jen Calonita
Editora: Única
Páginas: 221
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário