Eu definitivamente adorava essa autora quando era adolescente. Uma das séries que mais me marcou na vida, Segredos da Minha Vida em Hollywood (sim, sempre amei tretas hollywoodianas), é dela e, depois de um bom tempo, também li outro livro da autora e gostei bastante (Caindo na Real). Quando achei esse livro (em formato de ebook) para ler, toda a história me chamou bastante atenção. Ele tem uma vibe de Descendentes (da Disney, mas sem a parte dos filhos dos heróis e vilões) com um pouco de Hex Hall (da Rachel Hawking, que eu amei a trilogia e tem vlog de leitura no canal). E realmente foi uma leitura muito leve, divertida e agradável. Não é o tipo de livro que vai mudar a sua vida e marcar muito, mas tudo bem. Ainda assim, ele cumpre muito bem seu papel e eu adorei. Inclusive, devo ler em breve a continuação (lembrando que li esse livro em março, é que as resenhas saem um pouco mais atrasadas aqui no blog, mas seguem em dia nos vlogs de leitura do canal). Em resumo, o livro ficou com quatro estrelas e é ótimo para quem quer ler algo leve, mas que vale a pena.
Gilly vive em um mundo em que princesas de contos de fadas são reais e os vilões ainda existem, fadas madrinhas realmente criam sapatinhos de cristal e, inclusive, acabam tirando o sustento de quem com tanto carinho antes fabricava os sapatinhos do reino. A realeza domina a área e pouco sobra para os trabalhadores do lugar. É exatamente o que aconteceu com o pai de Gilly, que perdeu o posto de sapateiro para a Fada Madrinha (que roubou a ideia dele!). Vendo por esse lado, até entendemos toda a revolta que a menina sente pelas pessoas que controlam o reino, Encatadópolis, mas nada disso justifica o que ela estava fazendo. Ela estava se tornando uma ladra para conseguir levar coisas para a sua casa e ajudar a cuidar de seus irmãos (mesmo com os pais sendo contra).
O problema, era que ela já tinha sido pega três vezes pela guarda real dos anões da Branca de Neve e, com isso, ela precisaria ser mandada para a Escola dos Vilões, que na verdade, se chamava Reformatório dos Contos de Fadas. Os professores da escola são os ex-vilões (Lobo Mau, Rainha Má, a Madrasta da Cinderella...) das histórias dos contos de fadas e os alunos são os jovens do reino que estavam quase virando novos vilões, para já cortar o mal pela raiz. O problema, é que duas das maiores viãs das história se recusaram a passar pela escola e seguem foragidas pelo reino. E o maior foco delas no momento é atacar a escola para, de alguma forma, chegar até as princesas. E aí, será que vilões conseguem fazer um trabalho de heróis?
Gilly é uma ótima personagem principal, mas em alguns momentos é meio lenta e, por conta disso, toda a história ficou um pouco sem ritmo também. Muitas críticas sociais dão as caras nesse livro e eu achei isso muito legal e muito bem escrito. Ainda mais por estarmos falando de um livro infanto-juvenil. Toda a parte dos novos vilões do reino serem, em sua maioria, pessoas que de alguma forma estavam sem emprego ou tinham sido esquecidos pela realeza. Ou ainda, no caso da Gilly e sua família, pessoas que tinham sido afetadas pela ambição de uma pessoa que todos consideram como boa. No geral, é um livro que cumpre o que promete e, como comentei, é uma leitura bem leve. Algumas das reviravoltas me surpreenderam e eu gostei disso no final. Indico para quem está com vontade de um livro leve que bagunça por completo o mundo dos contos de fadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário