segunda-feira, 12 de abril de 2021

No Ritmo do Amor (Brittainy C. Cherry)

Esse livro me tirou do que muitos chamam de ressaca literária, mas eu chamo apenas de preguiça de ler mesmo. O que é algo completamente normal e saudável. Eu amor ler e sempre que possível estou lendo, mas também é completamente normal ter momentos em que estamos sem vontade de ler (ou preguiça mesmo). Na real, acho que quanto mais nos cobramos, mais isso acontece e ainda assim tudo bem, mas não devemos nos cobrar tanto. Ok, menos blá blá blá e mais resenha, eu sei. Importante lembrar também que as resenhas estão saindo um pouco atrasadas aqui no blog mas estão sempre em dia nos vlogs de leitura do canal. Eu li esse livro no meio de março. Ok, vamos lá. É um livro da Brittainy C. Cherry, ou seja, eu já sabia que ia gostar quando comecei. Exatamente o escolhi para sair da tal ressaca. O livro ficou com quatro estrelas e meia e eu, como sempre, me apeguei demais aos personagens e a história que a autora criou.

Jasmine nasceu para ser uma estrela. Ela tinha um dom com a música que era algo único, o problema era que sua mãe via esse dom de uma forma completamente diferente e egoísta. Jazz, como era chamada, amava cantar soul e realmente tinha muito jeito para isso, mas sua mãe acreditava que isso não era algo que venderia e traria dinheiro para a família, por isso, obrigava a filha a cantar pop. A ideia, era transformar a menina em uma verdadeira estrela da música pop e não importaria o que isso iria custar para ela. Ela precisava ser perfeita, afinal, segundo a mãe, ao nascer ela havia arruinado a vida da mãe e ela devia isso. Aulas de canto, aulas de dança, aulas de atuação e o que mais a mãe entendesse como necessário para o estrelato, incluindo dietas malucas e contatos com pessoas duvidosas. Jazz só queria uma vida normal e a chance de cantar o que realmente gostava. Exatamente por isso, ela implora pela chance de estudar em uma escola regular com pessoas da sua idade.

É assim que conhecemos Elliot, um adolescente completamente apaixonado por música, pelo estilo jazz, mas que era um verdadeiro perdedor na escola. Ou, pelo menos, era isso que queria que ele acreditasse. Cada dia em sua vida era uma verdadeira batalha e, muitas vezes, ele perdia. Aos poucos a vida dos dois se cruza e eles percebem o quanto tem em comum, principalmente pelo amor que sentiam pela música. O problema é que a mãe de Jazz tinha planos diferentes para a filha e a vida, de forma geral, tinha planos muito diferentes para Elliot. Anos separam os adolescentes que um dia eles foram e vão precisar de muito mais que o amor pela música para se reencontrarem e, também, encontrarem suas verdades.

Jazz é uma personagem que nos faz ter vontade de entrar no livro para ajudá-la. Enquanto é ainda uma adolescente, o que ela passa ao acreditar que é péssima em tudo que faz é de cortar o coração e queremos mostrar o quão incrível ela é. Elliot começa como o personagem para quem torcemos, mas termina como o personagem que queremos sacudir para deixar de falar tanta coisa sem noção (mesmo tendo todo um motivo por trás, mas já fala mais sobre isso). A Mãe da Jazz é uma das personagens que mais me deu raiva na vida de ler. Sério, a mulher é completamente insuportável e eu acredito que ela se encaixa no caso de uma mãe narcisista. Segundo uma pesquisa rápida no google, "ela se faria de vítima, baixaria a autoestima dos seus filhos e seria responsável por uma família disfuncional". E com essa definição, eu expliquei metade do livro aqui. Enquanto isso, o padrasto de Jazz é o exemplo perfeito de personagens secundário muito bem escritos pela Brittainy. E já que estamos falando dos personagens secundários maravilhosos, não podemos esquecer o T.J. que é como se fosse um tio para Elliot, mas também acaba fazendo parte de quem a Jazz está descobrindo que é (depois de anos seguindo apenas quem a mãe dela queria que ela fosse). 

Eu definitivamente colocaria outro título nesse livro. No original temos Behind The Bars, o que faz total sentindo com a história de acordo com o que vamos vendo acontecer. Agora vamos falar a verdade, o título que temos aqui é bem genérico e parece o nome de algum filme com bailarinos que se apaixonam e vai passar na netflix (o que não é ruim, mas não tem muito a ver com a história). Se fosse para eu escolher um seria: O Som da Verdade. Uma vez que a Jazz passa muitos anos procurando por sua verdade e pelo som dela. Clichê? Super! Exatamente por isso. O que me fez tirar meia estrela é o quão arrastado o livro fica pro meio da história. O personagem principal, Elliot, passou por muitas coisas e, realmente, não temos como julgar suas escolhas e como ele fica (um verdadeiro mala), mas ainda assim isso afetou a leitura para mim. É uma grande história de amizade e sobre acreditar nas pessoas e nas suas verdades. Além de acreditar demais no poder da música, é claro. 

No Ritmo do Amor
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora: Record
Páginas: 346
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário