quinta-feira, 15 de abril de 2021

Bom Ano (Pam Gonçalves)

Faz um bom tempo que li o livro Boa Noite (uns cinco anos). Para ser bem honesta, não lembrava muitos detalhes da história, por mais que eu me lembre qual o enredo em si e dos personagens principais. Quando achei esse conto (em ebook) para ler, achei que seria legal, uma vez que já tinha lido o livro e tudo mais. Só que, agora, acredito que só vale a pena ler se você acabou de ler o livro (ou tem uma memória absurda para detalhes). O conto em si é um grande epílogo para a história original, só que narrado por uma personagem que era secundária. Ele foca em como estão os personagens e como eles vão passar a virada do ano (e das escolhas que precisam fazer). Bão tenho muito para falar, principalmente por ser um conto bem curtinho e com muitas histórias rolando ao mesmo tempo (que renderiam muitos spoilers). Mas, ok, vamos lá.

O conto é narrado pela Manu, uma das melhores amigas da personagem principal de Boa Noite. Na história original eu tinha adorado a personagem, mas aqui (quando ela ganha destaque) ela ficou meio insuportável e mimada. Tudo gira em torno da vontade da personagem de fazer uma festa de virada de ano e, quando as coisas começam a não sair como ela queria, ela fica bem revoltado com tudo e todos. A personagem parece ficar brava pelos amigos dela terem vida além da amizade deles e isso é tão chato que eu não conseguia entender o lado dela. Em muitos momentos, ela parecia até mesmo magoada pelos seus amigos terem uma vida além dela. Socorro. Entre os dramas dela, temos muitas histórias secundárias que aparentam estar ali apenas para render mais livros (mas como não temos mais continuações, tudo fica meio em aberto). O final simplesmente acaba rápido demais e eu entendo que é um conto, mas acaba sem acabar, sabe?

Mas, acredite se quiser, o conto ficou com três estrelas e meia. Porque, ainda assim, é bem escrito e leve. Quando eu não estava querendo sacudir a narradora por se preocupar com a vida alheia, eu estava curtindo tudo que estava acontecendo. Então, volto a repetir, que acredito que vai valer realmente a pena para quem acabou (nesse segundo) de ler o livro. Porque aí pode ler essa história como um epílogo e ser (quase) feliz, afinal, muitas pontas ficam soltas pelas continuações que nunca saíram (em acho).

Bom Ano
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 51
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário