quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

A Pirâmide Vermelha (Rick Riordan)

Eu estava em uma vibe de ver documentários sobre o Egito antigo agora durantes as férias. Foram todos que consegui encontrar nos serviços de streaming que assino e ainda mais alguns no youtube. No final das contas, estava com muita vontade de ler algum livro que fosse por esse caminho e acabei pedindo por indicações em um dos vlogs de leitura que fiz lá no canal. O divertido é que falei que queria alguma coisa estilo Percy Jackson, só que do Egito... e não é que o autor do Percy também se aventurou (muito bem mesmo) pelo Egito e suas lendas? Eu li a série dos Olimpianos quando ainda estava no colégio (uns dez anos atrás) e lembro que gostava demais da escrita leve e cheia de momentos divertidos e uns até mesmo debochados que o autor tem. Encontrei exatamente isso com o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane. Que livro fantástico. Que livro inteligente, detalhado, divertido, criativo e a lista ainda é grande... eu poderia continuar aqui falando sobre as mil qualidades. É meio claro que o livro ficou com cinco estrelas (e que vou querer ler o resto dessa trilogia).

Sadie e Carter são irmãos, mas cresceram separados. A mãe deles morreu quando ainda eram crianças e, desde então, Sadie mora com os avós em Londres e Carter viaja o mundo com o pai, que é um egiptologista. Um pouco antes do natal, Carter e seu pai fazem uma visitar para Sadie e eles vão para um Museu em Londres e as coisas saem por completo do controle enquanto eles estão por lá. O pai deles, Dr. Julius, numa tentativa de arrumar algumas coisas do trabalho dele acaba liberando cinco deuses do antigo Egito no mundo da atualidade e o mais perigoso deles, Set, está determinado a acabar com a família Kane. O que ors irmãos nem sequer imaginavam, é que todas as lendas, mitos, deuses e afins do Egito eram realidade e que a família deles fazia parte de uma ordem secreta que tinha como meta de vida preservar e proteger a magia dos deuses e magos. 

Agora imagine você como fica a cabeça de dois adolescentes ao se verem no meio disso tudo. Logo eles são carregados por um tio, que também faz parte de toda essa loucura, para um mundo onde a magia é real e eles fazem parte de algo que pode salvar (ou acabar com) o mundo todo. Sadie e Carter precisam aprender em poucos dias o que muitos levam anos para estudar. Eles precisam unir forças com deuses, magos e animais que eles nem imaginavam que existiam para tentar salvar o pai deles de um terrível fim e, para piorar, precisam também ajudar a salvar toda a humanidade dos planos terríveis de Set. Enquanto tudo isso acontece, eles ainda vão descobrindo muitas coisas sobre a família deles e, até mesmo, sobre a vida deles e o poder que nem imaginavam que tinham.

O negócio aqui é tiro, porrada e bomba (rs). O livro é agitado do início ao fim e a toda tempo temos uma nova revelação bombástica e algo acontecendo que ficamos completamente chocados. É genial mesmo. Além do que, como eu estava com os documentários frescos na cabeça, foi ainda mais divertido ir reconhecendo as coisas que iam aparecendo como parte da história. Sadie rouba a cena sempre que está como narradora (o livro é contado como se fosse a transcrição de uma fita encontrada com os depoimentos dos personagens principais). Claro, Carter também tem seus muitos momentos de destaque, mas Sadie ganhou um espaço em meu coração e eu ficava mais animada quando vi que o capítulo era narrado por ela. O livro é longo e você sente isso durante a leitura, afinal, são muitos detalhes para tornar todo esse mundo novo em algo crível, mas isso não é um ponto negativo. Apenas pode, em alguns momentos, deixar a leitura mais lenta. Em resumo, um livro maravilhoso que merece ser lido. Estou animada para, ao longo do ano, ler as continuações. Tem vlog de leitura do livro lá no canal.


A Pirâmide Vermelha
Autora: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 448 
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário