terça-feira, 26 de janeiro de 2021

No Meu Sonho Te Amei (Abbi Glines)

Faz um bom tempo que estava com saudades de ler algo da Abbi. Os livros dela nem de perto são aqueles que mudam nossas vidas e nos deixam por dias pensando nas histórias, mas são livros leves e rápidos de ler e muuuuuuito clichês, o que eu amo e não escondo. Li a série completa de Rosemary Beach e, desde que terminei, fiquei com essa vontade de ler mais coisas dela. Inclusive, tenho um parado na estante e a meta (de quem não faz metas) é ler ele esse ano. Enfim, esse livro em questão estava em promoção e eu acabei comprando, porque sou humana. Ele é muito Abbi Glines raiz, o que é muito bom, mas também é problemático. Quer dizer que ele é tudo que descrevi: leve, rápido e clichê. Mas, ao mesmo tempo, também é machista como muitos outros da autora (e olha que ela tinha melhorado muito isso no final de Rosemary Beach). Ok, vamos ser justos aqui. A própria personagem principal percebe muito dos problemas machistas na vida dela e dá uma leve volta por cima, mas muitos comentários de leve passam sem ninguém de fato reparar e apontar como errado (no estilo de existir "essa é para casar" e coisas do tipo). Esse livro ia ficar com três estrelas e meia... mas quando eu estava nos quarenta e cinco do segundo tempo algo aconteceu e mudou tanto o rumo (e a escrita!!) da história que subiu para quatro estrelas. É um livro que precisa ser lido sem spoilers. Assim como também é um livro para maiores. Sempre bom lembrar isso, já que as editoras (em sua maioria) ainda não colocam aviso de conteúdo adulto nos livros.

Vale e Crawford estavam juntos desde sempre. Uma amizade que começou quando ainda eram crianças e que conforme foram crescendo, foi virando uma história de amor. Um relacionamento que marcava toda a vida e as escolhas deles. Exatamente por isso, eles já estavam com todo o futuro planejado para depois da noite de formatura. Eles iriam para a mesma faculdade, seriam felizes para sempre e nada poderia mudar isso. Ou poderia? Um acidente de carro obviamente não estava nos planos, mas isso também fugia por completo do controle deles. Crawford acabou em como, mesmo Vale tendo escapado sem grandes problemas. E agora os planos de uma vida toda estavam parados. Ele em uma cama de hospital e ela vagando pelos corredores (do mesmo hospital). Mesmo sem sinais de melhora, ela não queria sair de perto daquele quarto. Ela queria estar por perto pela mínima chance de ele acordar. Ela queria poder contar para ele depois que ela tinha ficado ali. Que ele era sua vida. Ele era seus planos. Mas nas disso era saudável. Nada disso era normal. E aos poucos ela vai percebendo isso, ela não poderia pausar a vida dela só porque a dele havia sido pausada.

"Acho que me perdi ao longo do caminho." - Página 55

E é aí que entra Slate, um dos melhores amigos de faculdade do irmão mais velho de Vale. Ele também estava andando por aqueles corredores do hospital, mas por um motivo diferente, o tio dele estava lá internado. E ele, aos poucos, vais quebrando as barreiras que Vale estava construindo enquanto ficava encarando as paredes brancas do hospital. Crawford não ia querer que ela jogasse tudo que havia conquista fora, não é mesmo? Ela não podia se sentir culpada por segui com os planos que os dois haviam feito. Afinal, ele que tinha escolhido tudo (sempre). Essa era a chance de ela escolher os caminhos e rumos da vida dela. Ela iria para a faculdade, viveria sua vida, mas sem esquecer do namorado, é claro. E Slate estava lá. Pronto para ser o amigo que ela nem sabia que precisava. Pronto para mostrar que ela merecia muito mais. Mas será que ela estava mesmo pronta para as reviravoltas que a vida pode dar?

"Não queria descobrir que estava enganada." - Página 214

Quando Vale foi parar na universidade o livro ficou tão Abbi Glines que a leitura foi que foi uma beleza. Claro, teve algumas reviradas de olho com os comentários machistas de Slate, mas ver Vale crescendo e descobrindo que ela podia e merecia mais não teve preço. A personagem cresceu demais durante o livro e isso é maravilhoso. Slate é o clássico bad boy pegador dos milhares de new adults que já li nessa vida. Eles têm momentos muito bons, mas também não chega a ser um personagem maravilhoso. Os personagens secundários, amigos que ela conhece na faculdade, também são ótimos e eu me diverti demais com a amigas que ela faz logo no primeiro dia. Personagens femininas que se apoiam: TUDO PARA MIM.

O tcham do livro, que me fez até mesmo mudar a nota final, é genial. Completamente algo que eu não esperava mesmo. Não vou dar spoilers, mas no vlog de leitura do livro que está lá no canal eu gravei o spoiler (hehe). Está no final do vídeo, assim só vê quem quer (e eu estava precisando comentar toda a loucura). Em resumo, é um ótimo livro para ler quando você, por algum motivo, está sem vontade de ler. Os livros da Abbi são todos assim, na verdade. Porque é uma leitura fluída e leve que vai te levando e, quando você percebe, acabou. Lembrando aqui que estamos falando de um livro com cenas para maiores. Ok. Que venham mais clichês duvidosos da Abbi. Amo. Culpada.

No Meu Sonho te Amei
Autora: Abbi Glines
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário