quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Teoricamente Princesa (Alyssa Cole)

Esse livro estava na minha wishlist da amazon e eu estava ensaiando para comprar já tinha um tempo. Mas eu sigo numa vibe (que tem funcionado, eu juro!) de que só posso comprar livros novos agora depois que eu terminar de ler os que comprei no final do ano (e faltam poucos agora, rs). Por sorte (porque eu tenho os melhores amigos do mundo), um amigo me deu esse livro de presente. Alguns leitores aqui do blog me indicaram ele em alguns vlogs de leitura lá do canal depois que eu comentei que eu amo histórias com princesas ou inspiradas em contos de fadas. Em tese, esse livro teria alguma coisa no estilo da Cinderela, mas não vai muito por esse caminho não. Na capa temos a frase "A história da Cinderela urbana (...)", mas o máximo que consegui ligar entre uma coisa e outra foi que a personagem principal tem camundongos de bichinhos de estimação em casa e um teste de DNA (daqueles que estão na moda que você acha parentes espalhados no mundo) serviu como um sapatinho de cristal (e eu me esforcei para fazer essa ligação, rs). Mas isso, de forma alguma faz o livro não ser bom, muito pelo contrário, é um livro maravilhoso que ficou com cinco estrelas, mas que não tem nada de Cinderela nele (haha). Importante avisar também, que estamos falando de um livro para maiores (+16). Já que a capa não avisa, eu aviso por ela. Já passou da hora das editoras colocarem aviso, né? Algumas colocam, mas a grande maioria ainda não.

Naledi é uma cientista que se dividi entre sua pós-graduação e seus vários empregos para conseguir pagar tudo e ainda estudar. Nada na sua vida veio fácil, mas ela se orgulha muito de tudo que conquistou sozinha. Ela não tinha tempo para acreditar em amor e contos de fadas... muito menos contos que aparecem em sua vida no formato de um email irritante. Segundo as mensagens, ela era a noiva prometida de um príncipe africano e eles precisavam que ela voltasse para o país para virar uma princesa. Aham. Está bom que ela ia cair nessa, mas precisava admitir que os golpistas online estavam cada vez mais criativos. Do outro lado do oceano, o Príncipe Thabiso (único herdeiro do trono de Thesolo) estava realmente buscando sua noiva que havia sumido com os pais dela quando ainda era uma criança. E num momento de loucura, o príncipe resolve que vai ele mesmo atrás de Naledi, já que ela ignora por completo os emails que a equipe real manda quase todo dia. 

"Ele não esperava um 'felizes para sempre' como nos romances

açucarados de sua juventude." - Página 34

Em um dia de trabalho numa lanchonete, Naledi confunde o príncipe com um candidato a vaga de garçom e ele vê ali uma chance de conhecê-la melhor antes de sair contando quem ele era de verdade. A ligação entre eles é instantânea e logo uma amizade com um algo a mais surge por ali. Mas como Thabiso conseguiria mostrar para Ledi que ela era uma princesa e ainda por cima contar que ele havia mentido sobre quem era? Será mesmo que ela deixaria todo o estudo e conquistas para trás para embarcar para algo tão maluco e desconhecido? Teoricamente, ela era a princesa que todos esperavam, mas será que ela queria isso?

"Eu sei quem você é." - Página 154

O livro aborda temas muito importantes e toda a escrita é leve, divertida e devorável. Ledi é uma mulher negra e podemos ver no dia-a-dia dela como os homens que trabalham com ela a tratam diferente pelo simples fato de ela ser mulher e negra. É revoltante, mas é real. Sabemos que essa é a realidade e vamos vendo, aos poucos, Ledi levantando sua voz e mostrando que ela sabia muito bem o que estava fazendo ali e o lugar dela (de destaque) como cientista. Além disso, o livro (muito sem querer) acaba sendo mega atual ao falar sobre epidemias e pandemias (já que é a área de estudo da personagem principal). Também traz muitas críticas aos governos que cortam as verbas de pesquisadores (mais atual, impossível) justo quando mais precisamos de respostas e pesquisas.

Ledi é uma personagem principal fantástica. Ela não leva desaforo para casa e dá respostas certeiras até mesmo para rainha, quando a mesma faz perguntas muito sem noção (até comentei isso no vlog de leitura). Além disso, é maravilhoso tem uma personagem principal que é uma mulher negra e cientista! Está mais do que na hora (na verdade, já até passou da hora) de termos mais personagens assim, tanto quanto na nossa sociedade. Sobre o príncipe, de primeira eu não fui com a cara dele e achei que ele era meio problemático, mas na verdade ele era só mimado mesmo. Aos poucos fui aprendendo a ir com a cara dele (junto com a Ledi, que também não ia muito com a cara dele antes, rs). No geral, um livro maravilhoso para quem, assim como eu, ama contos de fadas modernos. Fiquei animada para ler mais da autora, inclusive os outros dessa série.

Teoricamente Princesa
Autora: Alyssa Cole
Editora: Essência
Páginas: 304 
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário