quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A Troca (Beth O'Leary)


No ano passado li outro livro dessa autora que estava muito em alta (Teto para Dois) e dei uma leve quebrada de cara, uma vez que, por mais que eu tenha gostado muito, não achei aquilo tudo que tanto estavam falando (e um dos lados da narrativa me cansou enquanto eu lia, mas isso não aconteceu com esse livro agora, pelo menos, rs). Pensando nisso, não estava planejando ler ou comprar esse livro tão cedo, mas numa das promoções de final de ano ele acabou vindo parar aqui em casa (que vê até pensa que fui obrigada a comprar, rs) e eu resolvi dar mais uma chance para a autora. Que é uma ótima autora! Maravilhosa mesmo. Escreve muito bem e tudo mais, mas acho que ela não é muito para mim mesmo. Ela tem uma escrita que me lembra muito o jeitinho da Sophie Kinsella (que eu amo!), mas alguma coisa nos livros dela me parece meio lento. Eu levei uma eternidade (ou, pelo menos, foi o que pareceu) para sair das cem primeiras páginas aqui. E muitos outros trechos ao longo da história me fizeram sentir a mesma coisa, meio parado, sabe? Em resumo, é um livro bom, mas muito lento. Por isso, ele ficou com quatro estrelas. Inclusive, vai sair uma adaptação para o cinema dessa história e acredito que vai ser fantástica, porque a história é muito boa e no cinema não tem como ser lento, ou seja, acho que vai ser bem legal mesmo. Foco. Vamos focar na história em si e, depois, volto a comentar as loucuras da minha cabeça e minha opinião sobre o livro em detalhes.

Leena está no limite de um ataque. Após passar por um ano muito complicado em sua vida pessoal, ela está sentido todos os efeitos que isso pode ter em sua vida profissional. Ela vive para trabalhar e sempre tenta entregar muito mais do que seria humanamente possível. Como ela é uma ótima funcionária, apenas está em seu limite após viver alguns traumas, sua chefe resolve que ela precisa de férias (na verdade, ela é obrigada a ter férias, porque ela não tirava algum dia para descansar já tinha mais de um ano e isso poderia até mesmo dar problema na empresa). É aí que a cabeça dela entra em parafuso. Férias? Como assim? Ela estava trabalhando tão bem. Qual o motivo de quererem afastá-la do trabalho? Ela não estava entendendo que o corpo dela estava pedindo por limites. 

"Trocar de lugar. Você vai realizar seu sonho!" - Página 55

Enquanto isso, bem longe da agitada Londres, Eileen também estava precisando mudar algumas coisas em sua vida. A avó de Leena estava com a cabeça toda bagunçada desde que seu marido a deixou. Com quase oitenta anos, Eileen está cansada de só ficar focada na vida dos seus amigos (por mais que ela ame isso) e está afim de dar mais uma chance para o amor. E é aí nesse momento que a ideia de trocar de vida aparece. Leena acredita que as duas precisam mudar um pouco os ares e viver um pouco da vida uma da outra. Ela precisava da calma da cidade pequena da avó (por mais que a avó tenha milhares de atividades para fazer diariamente) e a avó precisava das oportunidades de vida e de amor que Londres tinha para oferecer. Elas trocam de endereço, de celular e de afazeres. É incrível como trocando tudo, elas acabam se conhecendo ainda mais. 

"Talvez lhe faça bem perceber que nem sempre tudo sai exatamente 
como esperamos." - Página 202

O livro é uma delícia e acredito que o filme vai ser surreal de bom, mas eu achei ele muito lento. Como comentei antes, o começo parecia que não ia para frente de forma alguma. Adorei a Eileen e ela é incrivelmente mais animada que a neta, mas em muitos momentos a história é bem previsível e clichê (o que não é ruim, mas já sendo lenta isso pode dar uma leve preguiça na hora de ler). No geral, os personagens secundários roubam toda a cena, tanto no interior quanto em Londres. Eileen e Leena não mudam apenas as suas vidas, mas também dos amigos e conhecidos uma da outra. Acompanhar todo o entorno delas foi a parte que mais gostei, de fato. É um livro para ler e não se preocupar com nada, o que é muito bom, e por isso mesmo ficou com as quatros estrelas. Ah, tem vlog de leitura desse livro lá no canal e eu comento mais coisas também.

A Troca
Autora: Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Páginas: 350
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário