quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como posso melhorar meu inglês?


Desde que terminei meu curso de inglês essa pergunta faz parte da minha vida. É claro que vejo inglês na faculdade, mas isso não quer dizer que eu posso relaxar em casa. Como já falei aqui uma vez, livros em inglês no Brasil acabam sendo mais baratos e bom, nem sempre é legal esperar pela legenda daquela série que a gente gosta. Nessas horas é mais do que muito bom saber o bom e velho inglês. OK, mas como faço para melhorar meu inglês? Praticando, simples assim.


Filmes. Um bom jeito de começar é vendo filmes que você já viu muitas vezes, mas dessa vez com a legenda em inglês. Você vai reconhecer palavras e assim acaba fazendo seu vocabulário crescer, depois que você fica seguro com a legenda em inglês vem um passo um pouco mais complicado, ver sem legenda alguma. De começo eu jurava que nunca veria um filme sem legenda, os americanos falam rápido demais, os ingleses falam com uma batata na boca e os australianos falam qualquer coisa, menos inglês. Era mais ou menos isso que eu pensava, eu estava certa, mas isso não quer dizer que é impossível. Quanto mais filmes (e séries) você vê sem legenda, melhor fica seu inglês. Uma das melhores coisas do mundo é poder ver uma das minhas séries favoritas no dia que ela passa nos EUA, pelo simples fato de que eu não preciso esperar pela legenda. Claro que não é de um dia para outro, mas a prática leva a perfeição!


Livros em inglês. Não invente de tentar começar com Shakespeare, sério. Eu pessoalmente não acredito muito nessa de livros que são mais fáceis ou não (ok, livros infantis são mais fáceis, mas isso é detalhe), mas também não podemos começar com um Romeu e Julieta da vida. A dica é começar com livros pequenos e com um assuntos que você tem certeza que vai gostar, por exemplo um livro que seja ligado à uma série que você gosta (oi, Pretty Little Liars). Existem casos e casos, eu comecei lendo HP7 em inglês, mas não foi por escolha, foi porque eu não queria esperar o bendito do livro ser traduzido, eu demorei muito para ler, mas não me arrependo (por isso não acredito nisso de ler só livro "fácil" no começo).


Uma dica, muito boa mesmo, é ler livros que você já tenha lido em português. Tenho a coleção de Harry Potter em português e em inglê, e o mesmo com a trilogia de Jogos Vorazes. Entra na mesma lógica de ver um filme que você já tenha visto muitas vezes. Você já conhece a história, de uma forma ou de outra acaba ficando mais fácil de entender o que está ali. Ah, antes que eu me esqueça, por favor nem pensem em ler um livro em inglês com um dicionário do lado. Claro que não vamos entender todas as palavras que estão ali, mas existe uma coisa chamada "contexto", é ótimo entender as palavras no lugar que elas estão (a frase inteira), não adianta ficar catando milho com palavra por palavra no dicionário. Não é pecado olhar uma ou outra, mas não pode ser o livro inteiro.


Músicas em inglês. É indescritível a magia de poder entender o que uma música que você gosta está falando. Para começar basta procurar a letras, em inglês, de uma música que você gosta. Caso não entenda um "a" aí olha a letra em português, mas logo em seguida já a olha a em inglês de novo. São coisas simples assim que me ajudam a treinar o inglês. Se você tem alguma amigo que fala inglês e quer treinar como você a dica é conversar com ele em inglês, pode ser a conversa mais boba do mundo, mas já ajuda. Espero que tenham gostado das dicas, mas e vocês, como treinam o inglês?

4 comentários:

  1. Nunca fiz curso de inglês e eu sei bastante coisa, só vendo sérier e filmes hahahhaa Claro que tenho coisa abeça a aprender, mas é assim que começa né? kkkk Ótima dicas *-*
    Beijosss!!

    fantasiand-o.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma amigas (que até conversa em inglês comigo) que nunca fez curso, mas ela fazias essas coisas daí de cima em casa e o inglês dela é bom! Claro que um curso bom ajuda, mas em casa é um ótimo começo!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado! *-*
      beijooos

      Excluir
  2. você ja viu o site book depository o frete dele é de graça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já até postei aqui no blog sobre como foi minha compra! (:
      http://www.brincandodeescritora.com/2013/04/book-haul-walking-disaster-book.html

      Excluir