quinta-feira, 25 de julho de 2013

Feliz dia do Escritor!


Sempre vi muitas pessoas reclamando que quase ninguém tenta mudar o mundo, todos ficam sentados esperando que alguma coisa aconteça, mas o que eu poderia fazer? Eu queria mudar coisas simples como o final de um livro ou até o começo do mesmo. Foi aí que decidi que se eu iria mudar alguma coisa eu começaria mudando uma história. Não sabia por onde começar, mas sabia que eu queria e quando coloco alguma coisa na cabeça é quase impossível que eu mude de ideia. Abri uma página em branco no computador e fiquei encarando-a por alguns minutos. Demorei, mas escrevi a primeira linha. Apaguei e escrevi mais uma vez, repeti isso umas cinco vezes até finalmente gostar da primeira linha. Quando eu já tinha escrito uma página inteira parei toda orgulhosa, hoje em dia quando sento para escrever um capítulo passa de sete páginas, mas antes disso uma página era meu maior motivo de orgulho. Descobri depois de um tempo que essa brincadeira de reescrever histórias tinha nome, fanfiction. Uma mistura das palavras "fãs" e "ficção".

Resolvi levar a brincadeira um pouco mais a sério e criar uma história com personagens famosos, era um tipo de fanfic que eu nunca tinha escrito, mas estava maluca para tentar. Escrevi o primeiro capítulo e não contei para ninguém, ele tinha pouco mais que uma página e quando tomei coragem coloquei a história em um site de fanfics. Fui dormir pensando em um mundo de histórias que eu poderia criar, minha cabeça desde aquele dia cria milhões de personagens toda noite antes de dormir. Acordei no dia seguinte e quase tive um ataque quando descobri que mais de dez pessoas estavam lendo aquele capítulo. Sim! Pessoas que eu nunca tinha visto na minha vida estavam lendo e pedindo por mais.

Eu estava mudando o mundo, não na proporção que alguns esperam, mas estava. Eu escrevia cada capítulo de forma que o final terminasse com algum suspense bobo, uma mania que tenho até hoje para prender, literalmente, o leitor. Depois dessa história, que foi bem pequena, escrevi mais três e a cada capítulo eu ia ganhando mais leitoras que comentavam e faziam meus dias mais felizes. Escrevia pensando em detalhes que cada uma delas ia gostar, sim eu fazia questão de conhecer um pouco sobre quem estava lendo. Quando terminei a última história por algum motivo até hoje desconhecido parei de escrever.

No começo do ano passado eu estava longe dos meus pais e longe de toda a vida que eu conhecia, estava em uma nova cidade com novas pessoas e aí só sobrou uma opção para tudo soar familiar: Escrever. Mais uma vez eu estava de frente para uma folha em branco sem ter certeza por onde começava, mas depois que a primeira linha foi escrita nada me parou. Só ano passado foram seis fanfics e o nascimento da vontade concreta de publicar um livro. Brincar de escritora, para mim, vai muito além de escrever fics e textos. É saber que podemos mudar coisas só com uma frase, é saber que você fez alguém chorar e rir com duas ou três linhas, é você a cada passo que da na rua imaginar uma história diferente e o fim que ela teria... Feliz dia do Escritor para todos que como eu sabem como é bom criar um mundo inteiro com palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário