terça-feira, 9 de julho de 2013

Texto: Escolhas


Vestibular, essa palavra pode assustar quando quer, mas não sobre ela que vou falar, pelo menos não hoje. Quero falar sobre uma coisa um pouco mais clara: que curso escolher? Eu estava vendo em alguns grupos do facebook que muita gente não está preocupando com a prova em si, mas sim com o curso que vão escolher. É realmente complicado, temos um mundo de profissões para escolher e nem sempre temos certeza do que queremos da vida, mas o fato é: com 17 anos nós sabemos realmente o que queremos para o resto de nossas vidas? É complicado. Completei 19 anos faz pouco mais de um mês e sei que escolhi o curso certo na faculdade, mas de forma alguma isso significa que já sei sobre meu futuro. Tenho planos, claro, na realidade tenho um mundo de planos, mas nós não sabemos o futuro e o máximo que podemos fazer é correr atrás para que ele seja como queremos e planejamos mesmo que nada seja certeza. As escolhas são muitas, claro que no caminho vamos acertar e errar muitas vezes, mas quem disse que isso é ruim?

Primeiramente você precisa entender que o futuro é seu e de ninguém mais. Vejo muita gente que não faz o que realmente gosta por achar que não vai dar dinheiro ou por não ser um dos cursos mais famosos. Vamos deixar claro, eu faço letras... Sim, letras! Pois é, existe uma faculdade assim e acreditem ou não, eu amo. Muita gente, mesmo, tentou me convencer a não fazer esse curso e muita gente apenas riu quando descobriu... Eu ligava no começo, é claro, mas hoje eu realmente apenas sinto pena dessas pessoas de mente pequena. Pensem bem no que vocês gostem e não liguem para o que os outros estão achando, a sua felicidade depende de você e de suas escolhas e não vai ser alguém com uma mente pequena que vai atrapalhar isso, não é?

Segundo, nós somos jovens e até quem não é, bom, nunca é tarde para ser feliz. Você não precisa acertar a faculdade de primeira. Caso você não goste de um curso que tinha certeza que era a sua cara, o que impede você de ir atrás de outra? Nadinha, isso mesmo, nada te impede. Em resumo, escolha o que te faz bem, simples assim. Se você sempre gostou de uma coisa e acha que vai ser feliz fazendo isso (ou coisas ligadas a isso) pelo resto de sua vida vá sem medo. Se alguém vier falar que não é legal apenas sorria e ignore. O curso que muitos tentaram me fazer desistir é uma das coisas que me faz mais feliz no mundo e além de tudo é o lugar em que encontrei ótimos amigos com gostos muito parecidos com os meus.

Ah! Tenha força de vontade e muito amor pelo que escolher. O fato é que realmente fazemos o que gostamos na faculdade, mas como tudo nessa vida encontramos uma matéria ou outra que complica a vida (oi, gramática), mas o que é a vida sem alguns desafios e bom, as matérias boas sempre compensam (oi, literatura inglesa). Espero, de alguma forma ou de outra, ter ajudado. (:

2 comentários:

  1. Esse texto foi muito bom para ajudar quem realmente precisa escolher o curso e a profissão da vida. Vejo tanta gente fazendo medicina, direito ou engenharia só porque acham que é o que dá dinheiro, mas não tem o mínimo interesse pelo curso. Isso é muito triste.
    Faço moda e perdi a conta de quantas vezes já chorei e tive que engolir aquele xingamento na ponta da língua por causa de gente com mente pequena. Mas eu aprendi que na vida sempre vai ter alguém para tentar te derrubar. E podem falar o que quiserem do meu curso, eu amo ele e me sinto feliz com a minha escolha, não me imagino fazendo outra coisa!
    Parabéns, adoro o seu blog s2
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, ainda existe pessoas que fazem o curso pelo dinheiro ou porque alguém na familia obrigou. D: É realmente triste =/
      Exato, como estudante de letras eu te entendo, é muito chato isso. E moda é mara! *-*
      Obrigada, sweetie! <3
      beijoooos

      Excluir