terça-feira, 11 de maio de 2021

No Caminho Contaremos Nossos Sonhos

Provavelmente esse livro não teria chamado muito minha atenção nas livrarias onlines da vida, por mais que eu seja a louca dos sonhos e o título seja bem marcante e não vou negar que estou apaixonada por essa capa e ilustração (sério, essa capa é maravilhosa) também. Quando ele apareceu como opção na minha parceria com a editora Globo Livros foi exatamente isso que aconteceu, de primeira ele não chamou muito a minha atenção, mas fiquei curiosa (pelo título) e eu fui ler a sinopse, acabei completamente animada para conhecer essa história. E que bom que isso aconteceu! Porque eu simplesmente amei esse livro e ele ficou com cinco estrelas no final das contas. É um livro bem curtinho (no tamanho de uma novella), mas é um livro que é completo... mais do que isso, é um livro simples, mas que se basta em sua simplicidade. Uma leitura leve e real com toques da literatura de Shakespeare e só por isso você já deveria dar uma chance para essa obra. Inclusive, eu indicaria esse livro para maiores de quatorze anos.

Nesta história acompanhamos quatro estudantes da Escola Estadual Nelson Rodrigues. Todos estão no primeiro ano do ensino médio e estão cada um em uma das turmas do nível. Além disso, eles estão prestes a passar pelo período mais movimentado do ano em que estão, o Festival de Literatura da escola. O tema do ano seria as peças de Shakespeare e cada turma fica com uma de suas famosas criações. Claro que não poderia faltar Romeu e Julieta, mas também estamos falando de Sonho de Uma Noite de Verão, Rei Lear e Otelo, O Mouro de Veneza. O festival acaba como palco para os ensaios, mas também para brigas, racismo, feminismo e muito crescimento dos alunos. Bia é uma aluna nota dez, mas está cansada de ser usada pelos colegas. Chegou a  hora de ela mostrar que tem voz e que ela importa. Pietro sabe que quer ser artista e batalha muito por isso, mas seus pais não acreditam que esse seja um bom caminho e, para complicar um pouco mais, ele acredita que está se apaixonando por uma amiga... enquanto outra amiga acredita que está apaixonada por ele (ei, Shekespeare, corre aqui que o drama é real). Yasmin acreditava que estava em um relacionamento perfeito, mas logo vai percebendo que isso não existe e que, para piorar, seu namorado não tem noção alguma. Ele não aceita que ela converse com ninguém que não seja ele. Isso é um absurdo e ela precisa juntar as forças que tem para sair desse relacionamento tóxico. Luca tem sonhos. Como todos os outros eles têm muitos sonhos, mas também tem muita dificuldade. Desde a cor da pele dele até o computador em casa que o deixou na mão, ele vê desafios em tudo que está em sua vida. Exatamente por isso, ele está focado em conseguir um estágio na escola para juntar um dinheiro e poder usar os computadores da escola. Enquanto isso, Shekespeare está entrando na vida de todos e fazendo ligações que vão mudar a vida deles para além do festival.

Como é um livro curtinho, não tenho como falar muitas coisas sem dar spoilers, mas eu posso contar que eu amei acompanhar o crescimento desses personagens enquanto eles iam trabalhando as peças de Shakespeare. O meu momento favorito, ao acompanhar o desenrolar da história, foi principalmente ver a personagem Yasmin saindo de um relacionamento tão problemático e aprendendo a se amar, mesmo que aos pouquinhos. Claro, torci demais pela Bia e pelo Pietro e comemorei nas vezes em que a Bia resolveu enfrentar (de forma pacífica) os colegas de sala dela. Também fiquei de dedos cruzados por muitas páginas esperando as respostas pelas quais Luca estava lutando para conseguir. Enfim, como falei antes, o livro é simples e, exatamente por isso, ele é tão completo. É uma história muito leve e muita rápida (que eu li em uma tarde e tem vlog de leitura no canal), mas que fiquei pensando nos personagens por um bom tempo ainda. O que está esperando? Vamos valorizar nossa literatura nacional, galera.

No Caminho Contaremos Nossos Sonhos
Autora: Severino Rodrigues
Editora: Globo Livros 
Páginas: 136
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário