segunda-feira, 10 de maio de 2021

De Olho Nela (Kate Stayman-London)

Temos aqui um dos melhores livros que li esse ano (entre os quarenta e dois que já li) e, quem sabe, um dos melhores que já li na vida também. Ok, vocês podem estar pensando que eu estou exagerando, mas eu nunca me encontrei tanto num livro como nesse. Assim como a personagem principal eu sou gorda. Não somos gordinhas, fofinhas, cheinhas... somos gordas. O que me lembra que plus-size é a roupa, não a pessoa. O livro é, de fato, absurdamente bem escrito e tudo faz muito sentido quando vemos o currículo dessa autora (que já escreveu para a campanha da Hillary Clinton e também já escreveu para o presidente Obama, a Malala e a Cher!), mas vai muito além disso e do fato de que a história é tão bem escrita e montada (comentarei mais sobre isso em breve). Vamos fazer um exercício rápido aqui. Pense nas capas de sua estante: quantas personagens gordas você vê nas capas e nas histórias? Não estou falando da persoangem secundária que é um alívio cômico. Estou falando de personagem principal. Sua resposta já explica muita coisa. Esse livro, além de ter uma história fantástica, sou eu. Muito além de mim, ele é tantas outras meninas e mulheres gordas com histórias fantásticas para contar. Cinco estrelas. Dez estrelas! Mil estrelas... e um coração de favorito, é claro. Ah! E eu indicaria ele para maiores de quinze/dezesseis anos.

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus-size e ao longo de sua vida ela foi aprendendo a se amar e a achar coisas que a vestiam bem e que a faziam bem também num geral. É exatamente isso que ela compartilha com seus milhares de seguidores na internet. Junto de seus melhores amigos, ela ama acompanhar um reality show sobre casais que se apaixonam de forma completamente aleatória na TV, o É Pra Casar, mas depois de uma grande desilusão amorosa e algumas doses de álcool, ela acaba criticando abertamente em seu blog a falta de diversidade do programa em questão. Ela estava cansada de ver que para tantas pessoas, apenas as magras podiam ter um final feliz e encontrar um amor. O que era (e é) um grande absurdo.

O post sobre isso que Bea fez viralizou e serviu como um grande boom na carreira dela, mas também atraiu muitos haters e trolls da internet. O que ela não esperava, era que toda essa comoção iria render também um convite para ser a nova protagonista da temporada de É Pra Casar. Depois de colocar tudo em uma balança (sem piadas aqui), ela percebe que aquilo poderia fazer muito bem para a carreira dela e, além disso, ela poderia espalhar ainda mais toda a ideia body positive dela. Em sua cabeça, Bea tinha certeza de que não se apaixonaria e que tudo seria apenas uma grande experiência.

Por ter uma seleção vocês já até podem imaginar qual livro eu vou falar que tem uma vibe parecida. Sim, A Seleção (da Kiera Cass). Claro que sem todo o drama de distopia, né? Mas toda a emoção de ir conhecendo os concorrentes e criar uma torcida e tudo mais... é igual. Inclusive, eu fiz torcida e queria demais ter lido esse livro com amigos tomando um vinho e debatendo os "episódios" (haha). Minha torcida estava certa, inclusive. É clichê, mas dá um looping no clichê e é tão bem escrito que nem sei explicar. Eu simplesmente amei a forma como o livro é narrado (e olha que nem sempre curto muito a narração em terceira pessoa). Como estamos falando de um reality show, as coisas poderiam acabar ficando um pouco monótonas enquanto os personagens estão gravando ou mostrando cenas, mas a autora conseguiu lidar com isso de forma genial ao colocar posts de blogs, revistas famosas, trechos de podcasts e canais e ainda muitos tweets para comentar os episódios e acontecimentos (e eu amei demais!).

Sobre o lado pessoal dessa leitura, falei melhor sobre isso (e com muitos detalhes) no vlog de leitura que foi ao ar esse final de semana. Como sou gorda como a personagem principal, me identifiquei com tudo (sem exageros) que ela já viveu por estar acima do que consideram o peso ideal. O livro trata de gordofobia de um jeito muito inteligente e prático, mas caso seja um assunto delicado, leia com cuidado por conta dos gatilhos (mas juro que tudo é tratado com muita responsabilidade). Provavelmente, esse livro não vai ter o mesmo impacto na sua vida se você não é gorda (gordo), mas acredito ainda assim que é uma leitura fantástica e que, mesmo deixando esse fator um pouco de lado, vale a penas de uma forma que nem sei explicar. Eu falei demais no vlog (que já citei) e é isso. Leiam. Obrigada. De nada.


ps: Ganhei o livro da editora, por parceria, e sou eternamente grata por terem me dado esse amor e presente em forma de livro.

De Olho Nela
Autora: Kate Stayman-London
Editora: Paralela 
Páginas: 385
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário