quarta-feira, 26 de maio de 2021

E Se Fosse a Gente? (Becky Albertalli e Adam Silvera)

Mais um livro que entrou para minha lista de livros que eu devia ter lido faz tempo, mas enrolei para ler porque sou cabeçuda e final de história (haha). A Becky, que é uma das autoras do livro, é uma das autoras favoritas de um amigo meu e ela é muito conhecida por ter criado o Simonverse, que é o universo dos livros (filme e série também) de Com Amor, Simon. Mas, por motivos até então desconhecidos (eu ser cabeçuda), eu ainda não tinha lido nada dela. O que aconteceu foi que esse livro estava numa super promoção e eu achei que era um sinal do universo para eu comprar. Além disso, a capa da continuação saiu na semana dessa promoção e eu vi que o livro se passava em New York e não resisti. O livro tem tantas referências aos musicais da Broadway, filmes da Disney e até mesmo Harry Potter que eu podia jurar que, enquanto estava lendo, estava também conversando com algum amigo ou amiga minha. Mas, como nem tudo são flores, achei a reta final do livro um pouco lenta e enroladinha e, por isso, o livro acabou com quatro estrelas e meia (o que ainda assim é fantástico). OK, menos drama e mais ação, eu sei. Vamos para um pouco da história e o que achei dela no geral.

Arthur está vivendo o sonho de muitos ao passar suas férias em Nova Iorque para um estágio e para fazer companhia para sua mãe, que está trabalhando lá por um tempo. Ao mesmo tempo que tudo parecia surreal demais e ele estivesse amando estar tão perto dos musicais que tanto amava e do movimento da cidade, ele estava um pouco cansado daquilo tudo e ainda teria mais quatro semanas pela frente. Ben nasceu e foi criado na cidade que nunca dorme, mas tudo que ele quer é ficar quieto na dele e, principalmente, esquecer seu ex que quebrou seu coração em pedacinhos e ainda deixou muitas coisas dele na sua casa. E é assim que, como uma tentativa de superar tudo, ele resolve colocar as coisas todas em uma caixa e enviar pelo correio para o ex. Ele não queria mais nada dele por perto e, em tese, entregaria pessoalmente nas aulas de recuperação, que os dois estavam, na escola. O problema é que o digníssimo não apareceu e ele queria se livrar logo daquilo tudo. Foi assim que ele foi parar no correio com uma grande caixa nas mãos.

Arthur e Ben estavam ao mesmo tempo naquela agência dos correios e o pouco de conversa que tiveram fez Arthur ter certeza de que o mundo e o universo havia conspirado para que os dois estivessem ali juntos. Ben, por outro lado, ainda estava muito inseguro com toda a história do último relacionamento dele e não acreditava, de fato, em coisas planejadas assim pelo tal universo. É aí que quando um flashmob (sim, isso mesmo, aquele evento com pessoas aleatórias que sabem a mesma coreografia) começa ali dentro do correio para um pedido aleatório de casamento e Ben foge do que poderia ser seu destino sem trocar maiores informações com Arthur. O que eles nem imaginavam é que a vontade se reencontrarem seria real e eles precisariam bancar os detetives para se encontrarem de novo. Além disso, depois de muito trabalhar para conseguir isso, será mesmo que essa história seria leve e embalada por músicas clichês dos musicais? E se não fosse para ser assim... mas e se fosse?

Como eu comentei, eu simplesmente amei o tanto de referência legal que tem nesse livro o tempo todo (mas sem ficar cansativo ou fora de contexto). Além disso, torci demais para o Arthur e o Ben se ajeitarem e pelo final feliz deles... o que me fez ter muito preguiça da reta final da história e do quão enrolado eu achei que ficou (mesmo tendo gostado muito). Um personagem que merece destaque é o melhor amigo do Ben, que é um espetáculo a parte com seus comentários, manias e ele tentando conquistar o amor da vida dele (daquele mês) também. Um livro leve, divertido, romântico e que deixa com aquele quentinho no coração. Sem esquecer, que estamos falando de um livro LGBTQIA+ e que isso merece destaque também. Enfim, se você assim como eu ama musicais, romances clichês, Disney e Harry Potter tudo junto e misturado em uma história sobre acreditar nos sinais do universo... leia esse livro. De nada.


e se fosse a gente?
AUTORA: becky albertalli e adam silvera
EDITORA: intrínseca 
PÁGINAS: 352
SKOOB DO LIVRO.
MEU SKOOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário