domingo, 3 de abril de 2016

Na Estante: Como Ser Solteira


Eu estava bem animada para ler o livro, afinal, tinha visto o trailer do filme (que foi inspirado nele) e fiquei muito curiosa. Não vou negar, estava esperando um pouco mais, o trailer é tão animado e para cima que esperava, de verdade, o mesmo do livro. O problema é que, em muitos momentos, achei a história bem parada e até mesmo boba (sem esquecer que não gostei de como o Brasil é tratado, mas vou contar isso melhor). Estamos falando de um chicklit cheio de clichês que normalmente adoramos e que podemos nos identificar em muitos momentos. Ok, sou relativamente bem mais nova que as personagens, mas quando o assunto é ser solteira eu entendo de muita coisa (haha). O livro ganhou quatro estrelas e é claro que, como sempre, vou explicar nos detalhes para vocês tudo que achei. De forma geral, é uma mistura de Sex in the City com Comer, Rezar, Amar. Isso! Realmente, consegui definir bem o livro nessa mistura, rs.

Julie nunca tinha parado para realmente pensar o que era ser solteira até que Georgia, uma de suas melhores amigas, se divorciou e pediu emergência para uma noitada de solteiras. É aí que Julie convida suas outras amigas, que estão no mesmo barco, para dar uma animada na noite e, também, para tentar colocar a mais nova solteira do pedaço para cima. Entre uma amiga depressiva, outra que resolveu que pegaria todos os homens da cidade e uma que nao tinha nem ideia do motivo de estar ali, Julie percebe que o mundo das solteiras é muito mais complexo do que parece e que cada uma tem uma experiência diferente e, até mesmo, algo para ensinar. É aí que ela tem a ideia que poderia mudar não só a vida dela, mas a de muita gente.

"Como ser Solteira? (...) É deprimente. 
Ninguém quer ser solteira." - Página 48

Ela escreveria um livro sobre como é ser solteira em cada um dos cantos do mundo. Afinal, se com cada uma já é diferente, imagina quando estamos falando até mesmo de cidades e países diferentes. Ela deixa tudo para trás e começa uma viagem que mudaria, radicalmente, tudo que ela pensava sobre a vida, não apenas o que ela pensava sobre a solteirice. Enquanto o livro mostra o que Julie faz ao redor do mundo, também mostra como algumas de suas amigas estão se virando na América e é assim que vamos vendo toda a bagunça que elas fazem ao mesmo tempo. Ser solteira é bem fácil, fazer isso com maestria já é outra história.

"E aí... Deu certo? Você é feliz?" - Página 362

O livro é divido em regras de solteirice e não por capítulos, achei isso bem divertido e bem bolado, afinal, é como se realmente estivéssemos ali para pegar as dicas que Julie tem para oferecer de suas descobertas. O que me incomodou muito no livro foi a visão estereotipada que ele traz de tudo. Desde como solteiras devem ou não se comportar até mesmo o fato (tolo) de que no Brasil é como se tudo fosse sobre corpos perfeitos e muito sexo. Sem esquecer, é claro, de vários outros países que são retratados de forma bem estereotipada e até mesmo boba. A autoras realmente arrasou ao escrever amigas passando pelos dramas da vida, mas errou feio em tentar criar algo sobre como ser solteira que, na verdade, só mostra como que você, na verdade, precisa é de alguém para ser feliz de verdade (e não é bem pro aí, não é mesmo?).

Para quem gosta de chicklits e séries como Sex in the City (inclusive, a autora do livro foi uma das roteiristas da série!!) esse livro é uma leitura obrigatória, mas não vá esperando algo que vai realmente mudar sua vida ou, até mesmo, melhorar sua vida de solteira. O livro rende sim algumas risadas e até mesmo coloca uma coisa ou outra na sua vida, mas não vai muito mais longe que isso, infelizmente. Agora fiquei ainda mais curiosa para ver o filme, afinal, mesmo com alguns problemas livro me animou muito para a versão de tela grande. Sem esquecer que tem atrizes bem legais na adaptação.

Como Ser Solteira
Autora: Liz Tuccillo
Editora; Record
Páginas: 434
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário