sábado, 9 de abril de 2016

Na Estante: A 5ª Onda


Eu tive muitas chances de ler o livro ano passado, mas coloquei na minha cabeça que não era muito meu estilo e acabei não lendo, mesmo sabendo do filme que sairia esse ano. O que mudou foi que eu vi o filme, logo que ele lançou, e eu tive ataques. Fui com uma tia minha e minha prima e estávamos incontroláveis naquela sala de cinema, rs. Sério, quando saímos da sessão nós só conseguíamos falar sobre o filme. Não tive dúvidas, precisava ler o livro. Eu simplesmente adorei o livro e a forma que a história é narrada. Em alguns momentos as coisas ficavam um pouco confusas e eu só entendia o que estava rolando porque já tinha visto a ordem da história no filme, exatamente por isso, o livro ganhou quatro estrelas. Mas não temos como negar, é uma história muito bem bolada e totalmente devorável. O que me lembra, o filme continua valendo muito a pena, mesmo depois de ter lido o livro (fica a dica!). Para quem gosta de livros de ficção com muitas coisas diferentes e totalmente inesperadas, esse livro é uma ótima pedida. Agora vamos falar sobre ETs, rs.

Cassie estava sozinha, realmente sem ninguém de verdade por perto. Os pais dela já tinham morrido na batalha contra o total desconhecido e seu irmão mais novo, Sammy, tinha sumido junto com alguns outros jovens. Essa era a única missão dela, achar o irmão mais novo, ela não queria salvar o mundo e sabia que isso seria até mesmo loucura, o que ela queria mesmo era estar ao lado do irmão. Ela estava no meio de uma invasão alienígena e pouco se sabia sobre os Outros. O que ela sabia era, eles queriam destruir a humanidade e usam ondas para fazer isso. Ela conta que na primeira onda uma escuridão tomou conta de terra. Na segunda, uma onda de destruição arruinou milhares de cidades por todo o mundo. A terceira chegou para tentar acabar com tudo de uma vez, uma infecção se espalhou como vento. A quarta onda foi drástica, eles resolveram invadir logo o planeta e a quinta onda, bom, ela estava apenas começando.

"Sammy é a razão pela qual não desisti." - Pagina 52

Sem saber como é o inimigo, Cassie, fica totalmente perdida. Ela não sabe se ainda existem humanos andando pela terra e, para piorar, não tem ideia de por onde começar sua procura. É aí que, em uma grande bagunça, ela encontra Evan Walker. Um garoto que também perdeu tudo e que está tentando achar um caminho para sobreviver nessa loucura. Mas será que ela poderia confiar em alguém? Ele é a única chance que ela tem de encontrar o irmão, então, confiar é sua opção mais aceitável. Enquanto isso, Sammy está no meio de um treinamento completamente maluco junto com os outros jovens, incluindo Ben (também conhecido como Zumbi), um antigo colega de escola de Cassie. Em geral, todos só querem uma coisa, sobreviver.

"Você fez uma promessa que sabia 
não poderia cumprir." - Página 208

Eu nunca tinha lido nada sobre alienígenas, então tudo foi uma novidade. Toda essa parte, meio ficção-científica, foi bem legal, afinal, eu realmente não sabia muito bem o que esperar (mesmo tendo visto o filme). O que me deixou um pouco confusa, foi a troca de pontos de vista (estamos falando de quatro povs) na narração e a ordem em que a história é contada, afinal, às vezes eu estava começando a me achar na história e aí ela voltava ou adiantava muita coisa e eu me perdia um pouco. No geral, achei a forma que o livro é escrita bem leve e com um funco de humor bem inteligente. Você consegue rir em vários momentos simplesmente por entender que é uma loucura pensar em coisas relativamente futéis no meio de toda essa história. Evan, ah, Evan. Eu já tinha gostado de você no filme, mas nossa relação se firmou ainda mais depois desse livro, rs.

Gostei muito de ver que todos os personagens humanos são, simplesmente, humanos. Eles não tentam se mostrar forte o tempo todo com aquela ideia de salvar e mudar o mundo. Eles ficam bravos, fazem burradas e, muitas vezes, agem por instinto. Esse é o lado real do livro, mesmo no meio de toda a bagunça da invasão. Sem esquecer que você está no escuro com todos os personagens, você sabe o mesmo que eles e, às vezes, até mesmo menos. Para quem conta de young adults com personagens e histórias bem fortes, esse livro é uma leitura obrigatória.

A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

3 comentários:

  1. Eu nem tava muito a fim de ir ao cinema para ver o filme, mas meu primo insistiu e acabei indo, não me arrependi e agora quero ler os livros para saber como termina tudo antes dos filmes chegarem ao cinema kkkk. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Eu podia jurar que não era meu estilo D:
      Mas queimei feio a língua porque adorei o filme e o livro kk

      Excluir
  2. Iza, tentei ler esse livro 2 vezes e eu n conseguiu sair do primeiro capitulo.
    Achei muito, muito confuso , sabe? Quem sabe um dia eu tento ler ele novamente.
    Gostei da sua resenha como sempre. Beijos ;)

    ResponderExcluir