segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Na Estante: Belas Mentiras


Eu estava bem animada para ler esse livro, afinal, muitas pessoas estavam me falando que era a minha cara (como sempre quando o assunto é new adult, né? rs) e, realmente, ele tem tudo que um new adult de raiz precisa ter, na verdade, até um pouco mais que isso. É aí que está o problema, pelo menos no meu ponto de vista. O livro ganhou cinco estrelas, mas isso não significa que ele não seja bom, apenas achei que a autora forçou um pouco demais todos os dramas que estamos acostumados a ler nesse tipo de livro. De primeira o livro me conquistou muito rápido, mas a história foi ficando tão repetida (no sentido de: tenho certeza que já vi isso em algum lugar) que eu fiquei com preguiça de terminar, A sorte é que essa semana meus alunos estão fazendo prova e consigo ler enquanto isso acontece (antes que falem alguma coisa, eu paro de cinco em cinco minutos para olhá-los, rs). Enfim, não podemos negar que é um new adult bem tradicional, ou seja, é o livro certo para quem gosta dos clichês em exagero do gênero. Para entender melhor o que achei do livro e dos personagens é só continuar lendo a resenha. Vale lembrar que estamos falando de um new adult, ou seja, assuntos e palavras fortes. Recado dado, vamos lá!

Sloane foi criada como se fosse de vidro. Todos os homens de sua família são policiais e vêem nela uma garota inocente que precisa ser tratada como uma dama indefesa e em perigo contante. Não adianta usar de argumento que ela já é grandinha e pode se virar sozinha, tentar jogar a idade na cara seria ainda pior. E é assim que, mesmo com vinte e um anos, Sloane nunca fez nada radical na vida. Os garotos sempre tiveram medo de sua família e os poucos amigos que tinha não se arriscavam, afinal, ela não poderia fazer o mesmo. Ela precisava de um grito de liberdade, algo ousado e diferente de tudo que já tinha feito. Foi assim que ela acabou em um estúdio de tatuagem. Ela precisava daquilo como precisava de ar. Ela só não imaginava que conheceria o tatuador Hemi e, muito menos, que eles teriam uma ligação instantânea. Hemi já viveu de um tudo nessa vida. Tudo sobre o passado dele é um grande mistério e isso só o torna mais charmoso aos olhos na personagem principal. Sabemos que ele já aprontou muito no passado, mas também sabemos que ele mudou e que está em busca de algo quase impossível. O que ele não esperava era que seus planos se enrolariam à vida de Sloane e que isso o deixaria maluco.

"As coisas importantes sempre valem a pena." - Página 23

A atração é forte e inevitável, mas os dois sabem que deviam evitar todo o contato. De um lado, Sloane tem medo de estar abusando da sorte e, do outro, Hemi não acredita que está se deixando assim tão vulnerável. O problema só fica maior quando a família de Sloane começa a correr perigo, por conta de ameaças, e tudo indica que Hemi pode ter alguma ligação nessa história. Sem esquecer que a família dela já não estava indo muito com a cara do tatuador em questão. Os dois sempre tiveram um objetivo em mente, mas quando os dois mundos se chocaram tudo saiu de eixo. Alguns mentiras não conseguem esconder um passado de problemas. Os dois precisam de muito mais que atração para fazerem qualquer coisa funcionar. Afinal, os dois estão escondendo algo.

"Não quero promessas. Elas quase sempre não 
passam de belas mentiras." - Página 131

Mocinha com o passado tenso encontra (e se apaixona) um bad-boy com o passado mais tenso ainda. Os dois não podem ficar juntos e, de certa forma, o passado deles até se liga. O amor é forte demais e a atração é inevitável. Ok, não sei vocês, mas eu consegui pensar em uns seis livros que se encaixariam na descrição. Isso não é um problema, nunca foi. Sempre falo que amo new adults clichês e é a mais pura verdade. O fato é que, mesmo com todo o clichê é importante que a história tenha algo para se destacar, para ser diferente no meio de todo o padrão, infelizmente foi isso que faltou nesse livro. A história é boa, mas eu passei a leitura toda pensando: Já vi isso em algum lugar. Os personagens são bem escritos e eu fiquei dentro da história durante toda a leitura, mas faltou um tcham no meio disso tudo. Hemi é um personagem marcante, mas, ao mesmo tempo, meio sem personalidade, uma vez que é igual demais aos outros bad boys que já li (isso não é exatamente ruim se você não leu milhares de new adults como a louca aqui, rs). Sloane é uma personagem bem forte, mas acaba caindo no mesmo caso do seu parceiro. 

O livro é leve e rápido, mas você precisa tirar todas as outras histórias que já leu da cabeça para conseguir aproveitar bem. Quando você já leu vários livros do gênero as comparações viram inevitáveis, mas conseguir, sim, aproveitar a história (de um modo diferente, mas conseguimos). Não vou mentir, usei muitos (mesmo) post-its e adorei a forma que o livro é narrada (cada hora um ponto de vista diferente). Se você gosta de new adults que viram seu mundo de cabeça para baixo, esse livro é definitivamente para você!

Belas Mentiras
Autora: M. Leighton
Editora: Record
Páginas: 280
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário