terça-feira, 15 de setembro de 2015

Na Estante: Vejo o Mundo nos Seus Olhos


A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o nome, eu achei tão simples e tão lindo ao mesmo tempo. Só depois que eu fui me tocar que já conhecia uma das autoras do livro, afinal, eu já tinha lido Exótica. Sim, a Loredana (quem lembra que achei super legal o fato de ela ser italiana?) é uma das autoras, o livro é bem no estilo de Dash and Lily's Book of Dares, dois autores e cada um escrevendo um personagem diferente que narra a história. Não conhecia o outro autor, mas não posso negar, gostei mais da escrita dele, achei bem mais leve e gostosa de ler. O livro é legal, mas eu esperava um pouco mais. De começo achei a história bem confusa e demorei um pouco para entender o que estava acontecendo. No geral, é uma história sobre as várias descobertas da juventude e, mais que isso, as várias formas de se sentir amado. O livro ganhou quatro estrelinhas lá no skoob e se você quiser entender um pouco mais do que achei é só continuar lendo a resenha.

Normalmente nós nem reparamos direito o mundo a nossa volta. Quando vamos muito a um lugar ele acaba virando normal demais e deixamos de ver as pessoas que passam por ali, as histórias que começam e terminam naquele lugar e, até mesmo, as coisas que poderíamos viver ali se, apenas, abríssemos mais nossos olhos. Para Constância e Ângelo esse lugar era a estação de trem da cidade. Todos os dias eles passam por lá e sempre era a mesma coisa, pelo menos, era o que ela achava. Ele estava sempre de olho nela, mas o destino demorou um pouco para acertar tudo. Quando finalmente a vida deles se esbarraram, literalmente, tudo foi rápido demais. As apresentações, as trocas de olhares e até mesmo de números. O que eles não tinham ideia era que esse primeiro contato mudaria e muito a vida deles. Às vezes é preciso que algo assim aconteça para olharmos melhor o nosso redor. Percebemos melhor as coisas assim, ainda mais quando somos adolescentes e todo drama parece um verdadeiro furacão de sentimentos. Eles tentam levar as coisas para frente, do jeito deles, mas a vida, da mesma maneira que os uniu, quis também colocar tudo a prova, afinal, será que o que eles sentiam era forte mesmo? Será que aguentaria todos os dramas já citados e momentos não tão felizes? Reza a lenda que precisamos sofrer um pouco para aproveitar mais as coisas boas. O problema é, apenas, lidar com tudo isso quando se é muito jovem.

"Os seus olhos, mesmo sem lua, são o mundo." - Página 52

Algumas partes do livro me deram nervoso, porque um dos personagens principais tem a mania de ler/escrever coisas ao contrário. Só que essa história, para quem não está acostumado com isso, acaba rendendo uma boa dor de cabeça (literalmente). Deixei várias palavras soltas (dessas que estavam ao contrário) sem ler. No geral, é uma história bem adolescente (young adult) mesmo. Todos os dramas e temores que passam na cabeça de uma pessoa de 16/17 anos (idade dos personagens). Como comentei antes, a escrita do Marco é bem mais gostosa de ler, mas até que a da Loredana ficou mais animada (desde que li Exótica). O que me deixou meio perdida, como também comentei no começo, foi que os pontos de vista são trocados sem aviso. Uma hora é um personagem falando, depois passa para outro e ai volta para o primeiro, continua com ele por algumas páginas e depois troca e isso tudo sem aviso. Fiquei perdidinha.

A diagramação do livro está maravilhosa, como sempre. E o que eu peguei do livro (no meio disso tudo) é que a gente sempre vê o mundo um pouco diferente depois que conhece pessoas novas ou depois que passa por momentos novos. O modo como lidamos com tudo vai mudando de acordo com os olhares que vamos aprendendo a ter, ou seja, cada pessoa que é especial para gente ou que, simplesmente, nos marca, nos muda um pouquinho. O livro nos lembra de todos os drama da adolescência e eu indico para quem gosta de reviver essas coisas ou para quem está vivendo cada um desses dramas. O livro é bem rápido e eu li em menos de uma hora, é uma leitura para esquecer o mundo numa sentada para ler.

Vejo o Mundo nos Seus Olhos
Autores: Loredana F. e Marco T.
Editora: Fundamento | Onyria
Páginas: 145
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário