sábado, 18 de abril de 2015

Na Estante: No Mundo da Luna


Pensa num livro que você já estava a mais de um ano esperando. Pensou? Era esse livro para mim. Sente a empolgação da criança (falei sobre isso no último book haul). Agora pensa num livro maravilhoso. Pensou? Posso te contar, de verdade, que não chega nem perto de No Mundo da Luna. Eu já esperava isso, afinal, a Carina é uma das minhas autoras favoritas da vida (e eu leria até as listas de compras de supermercado dela, mas vocês já sabem isso, rs), mas foi bom quando terminei o livro e vi que estava certa. Infelizmente, eu levei quase uma semana para ler, mas não significa que ele é ruim ou complicado de ler, pelo contrário, ele é leve e a leitura é uma delícia, mas essa brincadeira de ser adulta ainda me leva à loucura e foi por isso que não terminei antes. Fiquei lendo trechos (sim, trechos e não páginas) picados durante toda a semana sempre que sobrava um tempinho entre uma turma e outra ou uma aula e outra, mas não foi fácil não. Pior ainda foi quando um caderno meu arranhou a lateral do livro, mas sem histórias tristes, vamos focar (por enquanto). Quando finalmente tive tempo de parar com tudo e ler... Acabei com o livro numa sentada. Como sempre. Meu favorito da autora continua sendo Encontrada (que é a continuação de Perdida), mas esse livro definitivamente entrou para o meu 'top dois' da autora e para o 'top cinco' do ano (e olha que ainda estamos em Abril). Se quiser conhecer um pouco melhor o mundo da Luna, é só continuar lendo a resenha. Ah, o livro ganhou cinco estrelas e um coração de favorito!

Luna é uma jornalista (recém-formada) que trabalha em uma das revistas mais badaladas e famosas do momento, mas tem um único detalhe: Ela é apenas a recepcionista do lugar. Sabemos que para chegar ao topo precisamos começar de baixo, mas, para Luna, ela estava em baixo demais se fossemos pensar no diploma que ela tinha. O emprego dos sonhos mais parecia um verdadeiro pesadelo, não bastasse a vida de atender telefone e anotar recado o chefe dela, Dante, era o pior humano da Terra. Grosso, sem noção e, ainda por cima, nunca acertava o nome dela. Na cabeça de Luna, nunca nada daria certo, até que, por conta de cortes de gastos e problemas nas vendas da revista, uma nova vaga na redação cai exatamente no colo de Luna. Ela teria uma coluna só dela em uma revista de circulação nacional, o problema era que a tal coluna era sobre signos e ela nunca acreditou muito nisso de ler a sorte (ou o azar) das pessoas, por mais que fosse metade cigana (por parte da família da sua mãe). Mesmo não acreditando em nada, ela sabia que precisava fazer, era um começo e assim, pelo menos, o chefe saberia que ela existe e até mesmo acertaria o seu nome. Uma das muitas coisas que Luna não esperava era que a coluna nova de signos viraria o maior sucesso da revista. Sério.

"Tá legal! Parecia que todo mundo decidira acreditar na coluna da Cigana Clara. Comecei a ficar preocupada." - Página 160

Todo mundo estava acreditando nas previsões ciganas e isso estava virando um pesadelo para ela, afinal, se a coluna era boa nunca a colocariam numa outra coluna mais 'real'. Mas, como dito, essa não era a única surpresa que a estava esperando. O tal chefe, o muito mala, nem era assim tão insuportável e ela acaba descobrindo isso da maneira mais inusitada da história, indo para a cama com ele, é claro. Aparentemente, os dois têm uma ligação inexplicável e que beira o sobrenatural e é assim que eles acabam cada dia mais perto um do outro e, até mesmo, como vizinhos. Sempre tem uma desculpa (seja álcool ou simplesmente falta de noção), nenhum nunca admite que fez o que fez por querer, mas é claro que é tudo obra do destino. Isso é algo poderoso e, para piorar tudo, Luna estava brincando com todo esse poder. Ela não acreditava nas previsões que fazia pelas cartas para a revista, mas muita gente acreditava (incluindo sua melhor amiga) e é aí que mora a magia de tudo. Luna precisa entender como se meteu em toda essa confusão para poder sair do meio dela. Sua vida cigana se misturou por completo com sua vida não-cigana e a brincadeira com o futuro alheio poderia destruir o futuro dela mesma. Será que o amor, a magia mais poderosa do mundo, pode arrumar toda essa bagunça?

"Como explicar? Ah, já sei! (...) Eu vivo sempre no 
mundo da Luna. – Cantarolou." Página 359

Dante, ah, Dante. Eu tentei odiar o personagem, mas não tem como. Ele é um Ian Clarke (de Perdida) do século 21. É cavalheiro e, quando não está sendo um babaca, é um amor de personagem. Sem esquecer, é claro, que ele me fez rir muitas vezes durante o livro. Podemos dizer que mais da metade dos post-its usados, que não são poucos, foram por conta de alguma fala ou momento dele. Luna, é uma menina completamente maluca, mas é por isso que eu a amei. Não tem como não se identificar com as trapalhadas dela. É tão humano e tão gente como a gente (tipo quando ela quer comer uma pizza inteira sozinha, mas depois fica maluca pensando nas calorias que comeu, mas logo esquece e já pensa em outra pizza) que é fácil de amar. As outras pessoas que trabalham na revista e até os amigos e familiares dos personagens também são muito bons (destaque máximo para a avó cigana de Luna), mas não adianta, o foco está nos dois e em ninguém mais. A única coisa que me incomodou um pouco (pouco!) foi que o drama máximo da história estava muito na cara desde o começo do começo (não sei se isso aconteceu só comigo). Então acho que me segurei um pouco quando estava mais pro final, porque não queria estar certa, mas eu estava. Isso não é ruim! Mas seria melhor se não tivesse sido assim.

A história continua maravilhosa, isso não afetou esse lado de forma alguma. E, no final das contas, a culpa não é da autora, é minha mesmo. Sempre amei brincar de 'detetive' com as histórias que vejo ou leio. A escrita levíssima da Carina, mais uma vez, me conquistou. O livro é um chick-lit de jogar na cara da sociedade que autores brasileiros escrevem muito bem sim, obrigada. São muitas risadas e momentos que te deixam sem nem saber como reagir e é assim que um livro precisa ser, bom. O livro conta também com sacadas geniais e consegue fazer muitas ligações divertidas com o mundo pop. Se você gostou de Perdida, Encontrada e Procura-se um Marido precisa ler No Mundo da Luna para ontem! Se ainda não leu nenhum da autora, o que está esperando mesmo? Vá logo se perder no mundo da Carina (aê, precisava fazer esse trocadilho, obrigada). Só não esquece de me contar o que achou! Vou adorar saber. Obrigada, Carina, por ter feito mais um livro para eu me apaixonar! <3

No Mundo da Luna
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 476
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Ainda to lendo (e to demorando pq to bricando de ser adulto antes do tempo ) e Mds , como a Carina consegue escrever livros tao incriveis ? Só eu fiquei com um pouquinho de raiva da Luna ? Ela é mt precipitada nossa kk amei a resenha Iza , e o livro com certeza entra pra lista de melhores do ano !! *0*

    ResponderExcluir
  2. Eu estou curiosa com esse livr.Li Perdida e gostei. Mas, diferente de você, eu não sou mega fã da autora. Achei um enredo legal, mas muito clichê, totalmente baseado na coisa de Orgulho e Preconceito. Mas, okay, era o primeiro romance e isso deixei passar.
    No Mundo de Luna, ao menos como você resenhou, mais me pareceu mais do mesmo. Aquela coisa de que assistimos em filmes como O Diabo Veste Prada, Fiquei com o número e tantos outros. Sei lá se a coisa parece realmente boa. Mas, eu baixei o ebook então quem sabe leio em breve.
    Mas gostei da sua resenha. Acredite, quando a gente começa a trabalhar, a gente lê muito picotado e sempre precisamos parar numa parte super empolgante. Mas, vai por mim, a gente acostuma.

    http://criptografandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir