terça-feira, 29 de outubro de 2013

Na Estante: Crash


Eu queria ler esse livro desde o começo do ano quando li em algum lugar que ele era um young adult sobre uma bailarina, ele acabou entrando na minha wishlist do book depository mas ficou esquecido por lá, pelo menos até mais ou menos uma semana atrás quando - mais uma vez - esse livro apareceu na minha frente, acabei levando isso como um sinal e comprei o livro pelo Kindle para ler de uma vez. Infelizmente posso contar nos dedos quantas vezes a palavra "ballet" apareceu no livro, mas se tem uma coisa que não posso contar nos dedos é o número de vezes que Jude Ryder foi preso.

O livro conta a história da bailarina Lucy (in the sky...) Larson. Sim, ela tem esse nome por conta da música dos Beatles, mas isso não afeta muita coisa na história. Lucy estava para começar o último ano do colégio em uma escola que não estava em seus planos (por conta de um problema financeiro ela teve que largar sua escola particular), mas isso não diminuiu o sonho dela se tornar uma grande bailarina em New York. A história começa com o final das férias de Lucy contando como ela conheceu (Hey,) Jude Ryder e como o mundo dela virou de cabeça para baixo desde então. Ryder é o tipo de garoto que todos os pais rezam para que nunca cheguem perto de suas filhas (ele é um Travis, de Belo Desastre, que não deu certo na vida).

"I'm cancer, Luce. And not the kind that you can kill off with radiation. The kind that kills you in the end." (Jude, Página 80)

Logo no começo a relação de Jude e Lucy parece errada e de certa forma segue assim até o final. Como quase todo bom (e clichê) young adult atual a história cresce em volta da vida cheia de segredos do badboy mais charmoso da escola e de como ele se apaixonou e tenta mudar para conquistar a menina doce, bonita  e diferente da escola que acabou de chegar e que também tem um passado cheio de segredos. Os segredos desse livro foram quase normais comparados à outros young adults, mas isso não quer dizer que foram leves. Podemos imaginar isso uma vez que o galã da história foi preso mais de treze vezes.

"He was an enigma to which I wanted the answer." (Lucy, Página 113)

Os personagens secundários são bem fracos, os que mais me chamaram atenção: o riquinho Sawyer Diamonds (cujo sobrenome completa a música...) e o pai de Lucy que por mais que seja uma mosca morta o livro todo conseguiu me conquistar em uma página em um dos últimos capítulos. Sobre os principais, Lucy é bem resolvida e é bailarina (gênio forte, posso afirmar) enquanto que Ryder é uma versão piorada de Travis (como falei antes). Ciumento, possessivo e com a mania de achar que fez burrada a cada segundo (por mais que normalmente ele realmente tivesse feito alguma burrada).

"So here I was, sitting next to a man who defined 'wreck' and who, if I let him into my life, would turn me into an emotional wreck" (Lucy, Página 85)

Lucy e Jude passam o livro no famoso namoro vai-e-vem. A relação deles passou por todos os tipos de rumores que uma escola cheia de adolescentes problemáticos poderia criar, sem esquecer que esses dois são os personagens mais teimosos que já li. O livro em alguns momentos fica cansativo, mas em outros te da vontade de só pensar naquela história, foi bem além da relação de amor/ódio que estou acostumada. Pelo menos a história é contada por apenas um ponto de vista, o de Lucy.

O livro tem duas continuações (Clash e Crush), mas não animei para ler por enquanto. Dei uma olhada nas sinopses e em alguns comentários sobre, mas nada me chamou muita a atenção. Quem sabe mais para frente se sobrar tempo eu compre e leia. Eu amei o livro, mesmo não tendo toda a parte de ballet que eu estava esperando, mas o final foi bem fraco comparado ao resta da história, como falei tem continuação, mas não animei.

Crash
Autora: Nicole Williams
Editora: Simon and Schuster
Páginas: 365
Skoob do Livro.
Meu Skoob. (:

2 comentários:

  1. Tem bastante tempo também que esse livro "surge" na minha frente! E eu tenho vontade de ler pelo fato de eu ter visto que a relação dos dois é de amor e ódio, eu adoro! Sempre me divirto com livros assim! rsrs Mas fiquei em dúvida se é assim mesmo agora. Como assim foi "além" ? UHEUEHE
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está seguindo todo mundo, haha adoro livros com essas relações de amor e ódio (tanto que acho que esse é o segundo livro esse mês que descrevo assim, haha). Esse 'além" é porque os personagens tinham uma relação amor/ódio e eu tive uma relação amor/ódio com eles haha :DD

      beijos beijos

      Excluir