sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Na Estante: Faça Seu Pedido


Eu já contei um pouco sobre esse livro em um meme literário que respondi, se você ainda não viu é só clicar aqui. Agora posso falar de uma forma ainda melhor sobre o livro uma vez que terminei de ler. Preciso comentar que foi um livro que eu dei uma enrolada boa para terminar, mas no final das contas até que é legal. Me lembrou muito, mesmo, a história do filme 16 Desejos (Disney Channel, 2010). Em alguns momentos cheguei até a acreditar que um tivesse sido base para o outro ou algo do gênero, mas eles são do mesmo ano e com coisa de apenas um mês ou dois de diferença no lançamento. O filme é com velas que controlam os desejos, enquanto que o livro a personagem não controla os desejos.

O livro conta a história de Kayla, uma menina muito revoltada com o mundo e com uma personalidade muito forte, com isso quero falar de uma forma doce que ela é chata. Em seu aniversário de 16 anos ela ganha da mãe uma festa digna do programa My Super Sweet 16, da MTV, mas nada naquela festa é a cara dela. Tudo ali é apenas um show todo trabalhado no rosa para a mãe dela (uma organizadora de festas) que usou o aniversário da filha para chamar suas clientes. Tudo estaria até aceitável, mas sua melhor amiga, Nicole, não estava na festa, estava em um encontro com seu namorado, Ben, que por um acaso é o amor secreto de Kayla. Complicado? Imagina... Tudo realmente começa a ficar de ponta cabeça quando a aniversariante vai soprar as velas do bolo para fazer um pedido, como ela está revoltada com tudo que está acontecendo ela pede que todos os desejos de aniversário dela se tornem realidade. É isso que acontece. Um desejo por dia e cada desejo transforma a vida dela em uma bagunça ainda maior.

"Eu desejo que todos os meus desejos de aniversário realmente se tornem realidade. Porque eles nunca se realizam." Página 41

Que tal ganhar um carregamento de chiclete de bolinhas? Um pónei rosa? Sim, esses foram alguns dos desejos de aniversário de Kayla, sem esquecer no garoto todo bronzeado, chamado Ken, que começa a correr atrás dela e da Ann, sua boneca trapinho que ganhou vida virando uma menina de verdade (quase uma Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo). Tudo isso acontece durante duas semanas e ela não tem ideia como fazer isso parar. O problema não é nem o chiclete ou o Ken, é o fato de que um ano antes ela havia desejado ganhar um beijo de Ben, que agora é o namorado de sua melhor amiga.

O livro é meio parado em alguns momentos e foca por muito tempo em coisas que não são tão importantes para história, enquanto que coisas que mereciam uma atenção maior (como o final da história) ficam quase sem explicação. Eu li porque queria descobrir como Kayla resolveria toda essa bagunça, sabemos durante toda história que a culpa é do bolo do aniversário, mas não sabemos como aquilo vai ficar quando todos os desejos acabarem. A história no final das contas acaba sendo uma grande lição de moral, mas mesmo isso não salvou tudo. A autora deve ter algum trauma forte com a Disney. Ela cita algumas vezes o nome Disney, Selena Gomez, Miley Cyrus (lembrando que o livro é de 2010, uma fase mais aceitável da Miley, kk) e Jonas Brothers, mas nenhuma das citações é para algo positivo.

"Ken. O maldito Ken. Da Barbie. E ele acha que sou a namorada dele. PQP, quando foi que eu desejei isso?" Página 149

O que gostei mais no livro não é exatamente uma coisa do livro, mas sim é o fato de que passei toda a leitura tentando lembrar os meus pedidos de aniversário e a bagunça que minha vida viraria hoje em dia se todos eles (os que lembrei pelo menos) virassem realidade. Sem esquecer que o que seria legal mesmo é um filme dessa história, veríamos o Ken ganhando vida, um pónei rosa e toda essa bagunça que tem bem a cara de cinema. Em resumo, agora acho que vou pensar 30x antes de fazer meus pedidos de aniversário.

Faça seu Pedido
Autora: Mandy Hubbard
Editora: Gutenberg
Páginas: 292
Skoob do Livro.
Meu Skoob (:

2 comentários:

  1. Aaah, que legal, Iza *-*
    Tava super curiosa pela resenha desse livro, que parece ser realmente bem divertido!
    Também achei super cara de filme essa coisa dos pôneis e o Ken ganhando vida, rs

    Agora, cá entre nós, a Miley na "fase" Disney era bem mais legal, hehe
    Beijos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. yay! *-*
      ele é bem divertido mesmo, mas a leitura pode ficar um pouco lenta...
      ele tem mais cara de roteiro de cinema do que livro, haha fato!!!

      siiiiiiiiiiiiiiiim, sdds essa miley D:

      beijos e obrigada, sweetie <33

      Excluir