segunda-feira, 22 de março de 2021

Sonhos de Avalon (Bianca Briones)

Não é segredo para ninguém que a Bianca Briones é uma das minhas autoras nacionais favoritas. Eu simplesmente sou apaixonada pelos dramas (clichês) que ela escreve e eu adoro a coleção das Batidas Perdidas. Mas por algum motivo desconhecido, no geral, tenho uma leve preguiça de ler livros de fantasia. Até que, no momento, tenho lido mais que o meu normal do estilo, mas isso sempre me segurou, além do preço, é claro. O livro estava quase toda vez que eu olhava com um preço bem alto até que, um tempo atrás, achei uma mega promoção e comprei. Enrola de um lado aqui, enrola de outro lado acolá e em fevereiro tomei vergonha na cara e li (as resenhas estão saindo atrasadas aqui no blog, mas no canal os vlogs de leitura são em tempo real). No final das contas, ainda bem que eu enrolei tudo isso. Porque a continuação dessa história (segundo a autora) vai ser lançada esse ano e, com isso, eu acabo esperando menos (haha). No geral, o livro me surpreendeu demais e eu fiquei completamente viciada na história e em seus personagens. Por isso mesmo, ele acabou ficando com quatro estrelas e meia e eu estou mega ansiosa para saber como essa aventura toda irá acabar. Importante lembrar que é um livro de fantasia e que ele recomendado para maiores de quatorze anos.

Melissa é uma jovem do século XXI que estava vivendo sua vida o mais dentro do normal o possível. Ela havia perdido seu irmão em um acidente de carro e o seu pai, desde então, estava em uma cama de hospital. Ela ia levando as coisas com a ajuda de alguns amigos, mas ela tinha quase certeza de que estava, aos poucos, ficando um pouco maluca desde que tudo tinha acontecido. Ela às vezes se via em outra realidade. De começo, pareciam sonhos que a levavam para um mundo mágico com reis e rainhas. Um mundo com feiticeiros e com cavaleiros. Ela via tudo como se realmente estivesse vivendo aquela realidade, mas logo acordava em seu mundo real. Aos poucos, os sonhos vão ficando ainda mais reais e não esperam ela dormir para que aconteçam. Quando ela percebe, ela já não é mais quem sempre foi e o mundo dos sonhos era tão real quanto o que ela vivia antes. Melissa estava predestinada a voltar para a Idade Média e se casar com o Rei Arthur para, assim, mudar a história e salvar o herói.

Falando assim, parece até mesmo fácil, mas na realidade era algo complicado demais. O coração dela queria levá-la para uma direção diferente do que a que contavam que seria seu destino final. Mas como que ela conseguiria lutar contra a magia que tomava conta do lugar se tudo por ali parecia novidade para ela? Aos poucos ela vai conquistando amigos que a ajudam a entender melhor tudo que ela precisa fazer e até a entender melhor as escolhas que ela tem. Mas nada disso é simples. Poderia parecer simples na profecia, mas a vida é de Melissa e ela quer escolher seus próximos passos, mesmo que isso seja ariscado e a leve em uma direção completamente desconhecida.

O que mais me chamou a atenção, foi o fato de que o romance é uma nova versão da conhecida história do Rei Arthur. E, exatamente por isso, pensa numa história com muitos personagens. Por sorte, a autora começa o livro com uma lista explicando quem é quem e qual a função da pessoa no universo em questão. Parece bobeira ou, até mesmo, exagero... mas quem dera mais autoras e autores fizessem isso. Facilita demais a vida (sério, rs). Temos nossa personagem principal, Melissa, mas também temos a feiticeira Morgana, seu irmão Rei Arthur, o grande mago (babaca na história) Merlin, Marcos e Paula que são os amigos do século atual de Melissa, mas também temos os Cavaleiros da Távola Redonda e entre eles se destacam Lancelot e Galahad. Como disse, muitos personagens mesmo. Mas eu juro que você não se perde (e olha que nem comentei todos). Dentro da história, todos fazem sentido e conseguimos acompanhar o que está rolando (nos dois mundos, inclusive). 

O livro perdeu meia estrela na pontuação final (porque sou chata e) porque ele é longo. E não estou falando pelo número de páginas, por mais que ele de fato seja grande. É porque é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, em alguns momentos, isso o deixa cansativo. Mas tirando isso o livro é genial e eu devorei o final dele em busca de respostas e até que consegui algumas, mas a maioria ficou para o próximo livro (o que faz sentido) e me deixou bem ansiosa e animada para a continuação. No geral, é um livro para quem gosta de romances clichês e dramáticos (especialidade da Bianca, que amo) e está querendo se aventurar pelo mundo das fantasias. Me surpreendeu de forma muito positiva. Ainda mais por abordar temas muito políticos (o que é bem normal para autora) e bem atuais.

Sonhos de Avalon
Autora: Bianca Briones
Editora: Bertrand
Páginas: 427 
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário