terça-feira, 23 de março de 2021

A Festa de Formatura (Saudra Mitchell)

Quem acompanha o blog, sabe que sou completamente viciada em musicais da Broadway. No começo do ano passado, pouco depois que a quarentena começou, eu assisti online ao musical The Prom e fiquei completamente apaixonada pela história e pelas músicas. Na mesma hora ele entrou para a lista dos meus favoritos e eu não parava de cantarolar as músicas pela casa. Não muito tempo depois, descobri que o musical estava sendo adaptado para as telas da Netflix e fiquei ainda mais empolgada quando vi o elenco maravilhoso que o filme teria. O livro já havia sido publicado lá fora, mas o preço estava absurdo (com todos os livros gringos no momento, vide o preço do dólar). Quando vi que iriam lançar aqui no Brasil fiquei mega animada e, claro, garanti o meu. Mas não li correndo assim que ele chegou... muito pelo contrário, eu enrolei um bom tempo para ler (e li em fevereiro, lembrando que as resenhas estão saindo um pouco atrasadas aqui no blog, mas os vlogs de leitura no canal são em tempo real). Sabe quando você gosta demais de uma coisa e fica com medo de estragarem essa coisa? Normalmente é ao contrário, né? Um livro sendo adaptado e tudo mais, mas agora era o caminho contrário (hehe). Mas é claro que não acabou nada mal e o livro ainda ficou com cinco estrelas e eu amei demais todas as mudanças e adaptações que fizeram para transformar essa história em um livro.

Emma só queria dançar com sua namorada no baile de formatura. Não podia ser tão complicado assim, não é mesmo? As duas já estavam juntas tinha um bom tempo, mas apenas Emma já tinha se assumido na escola (e totalmente sem querer). Alyssa vinha de uma família que via tudo o que ela sentia como errado e ela estava com medo de como sua mãe iria reagir a notícia. Exatamente por isso, as duas estavam planejando chegarem juntas ao baile... e dançar. Ela queria aquele momento para elas, mas a escola não estava muito disposta a resolver isso. O grupo de pais da escola, quando soube que Emma levaria uma menina, na mesma hora começou a criar regras de que só poderiam casais héteros na festa e que ela estava indo contra tudo isso. Ela não queria criar uma revolução, mas acabou começando uma mesmo assim.

Alguns atores da Broadway estavam precisando de uma causa. Algo que os colocaria nos jornais e que mostraria para todos que eles se importavam com as pessoas, diferente dos que os jornalistas tinham para falar. Com a ajuda do twitter, eles descobrem o caso de Emma e resolvem que vão até a cidadezinha dela para ajudá-la... do jeito deles é claro. Com muito show, música e atenção da mídia. Não era o que Emma queria, ela só queria dançar com Alyssa. Nessa bagunça todas, as duas vão entendendo como o relacionamento delas pode funcionar e como vão seguir com isso, além de tudo que está acontecendo com os pais dos alunos, que estão causando, e do diretor tentando resolver tudo da melhor maneira possível.

Não vou negar, toda a parte das estrelas da Broadway tentando salvar a Emma no musical/filme é bem legal, mas tinha muito momentos que eu queria conhecer mais delas e estavam focando neles (e eu entendo haha)... mas o livro conseguiu mudar isso de um jeito muito fantástico. Claro, os famosos que vieram ao resgate ainda têm seus momentos de destaque, mas o foco é a história das personagens principais e da luta delas. Amei também que muuuuuitos trechos das músicas acabaram viraram falas dos personagens e esse era um dos meus medos no começo da leitura, sentir falta das músicas. É claro que não é a mesma coisa, mas achei genial colocar como falas em alguns momentos (não ficou exagerado também). Mas eu acho que, para quem não viu nem o filme nem o musical o livro pode ficar um pouco confuso por conta de todas essas adaptações. Para mim, que já vi os dois, p livro ficou completo e ainda trouxe coisas além (como elas se conhecendo e tudo mais), mas acredito que para quem não conhece a história vai ficar sem a experiência completa da leitura... mas isso é bem simples de resolver, bata assistir o filme e depois ler o livro e ser feliz.

O livro, assim como o musical/filme, trata de assuntos sérios e muito importantes de um jeito leve e divertido. Claro, com alguns dramas e sofrimentos aqui e ali, mas isso apenas porque a vida também é assim e seria bem sem noção retratar algo sem esses fatores, na verdade, se fosse assim nem teríamos história. Um livro leve, rápido e que deixa aquele quentinho no coração quando terminamos. Indico demais para quem gostou do musical/filme ou para quem, apenas, quer um livro leve e gostoso de ler com um assunto tão importante como pano de fundo. 

A festa de Formatura
Autora: Saudra Mitchell
Editora: Bertrand
Páginas: 256 
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário