quinta-feira, 5 de maio de 2016

Na Estante: Maio de Segredos


Aqui estou eu, mais uma vez, para falar da maravilhosa série, da Aline Sant'Ana, De Janeiro a Janeiro. Para quem ainda não conhece, é uma série de contos que se passa cada um em um mês com personagens e histórias diferentes. Os contos não são ligados e você não precisa seguir uma ordem para poder lê-los, mas, se quiser, eu já resenhei aqui no blog os contos de Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e agora estou resenhando o de Maio. Esse conto da vez recebeu quatro estrelas, mas isso não quer dizer, de forma alguma, que ele não seja bom. Eu só não consegui me conectar muito com os personagens e, como a história é bem densa, isso fez falta na história enquanto eu lia. Como sempre vou contar um pouco da história para vocês e, depois, me explicar melhor. Como é um conto, e esse é um pouco mais curto que os outros, não vou contar muitos detalhes, afinal, pode acabar virando um spoiler. Vamos lá.

Derek nasceu e foi criado no Brasil, mas quando estava no ensino médio acabou se mudando para Portugal, o país de origem do seu pai. Era o lugar perfeito para ele, uma vez que nunca tinha se sentido realmente feliz em solos brasileiros. Ele tinha um pouco de dificuldade com o sotaque de Lisboa, mas tinha amigos e ia muito bem na escola. A única coisa fora do comum em sua vida era a menina que ele amava sem ao menos saber o nome. Uma menina que estava sempre se escondendo pelos corredores do colégio e que conseguia esconder um mundo de segredos por trás dos olhos sem muito brilho. Leonor, a menina misteriosa, tinha realmente um mundo de segredos e isso a fazia se prender em um mundo só dela. Era difícil lidar com a realidade, afinal, ela era dura demais para ser vivida. O passado dela e os dramas que sua família, Castelo-Branco, havia vivido criaram cicatrizes permanentes em sua vida e seria preciso muito amor e coragem para mudar o seu destino. Derek aos poucos vai descobrindo o que realmente acontecia e tinha acontecido com Leonor e com todo o amor que sente por ela, que só cresce a cada segundo, decide que precisa salvá-la, afinal, ela já estava perdida. 

"Não sei se tinha escolha. 
Amá-la não era uma decisão; era uma condição."

Estamos falando de uma história e de um assunto muito delicado. Os problemas físicos e, até mesmo, psicológicos da personagem principal são complicadíssimos de se descrever. Aline fez, como sempre, um ótimo trabalho, mas, ao mesmo tempo, tudo ficou um pouco superficial demais. Lidar com sentimentos e dores profundas é algo muito delicado e afeta até mesmo como lemos a história, no meu caso, me senti um pouco mal com tudo que estava acontecendo, o que me afastou um pouco da história, No caso de Derek, gostei muito dele no começo, mas no meio do conto não estava mais dando conta da mania de príncipe encantado que ele tinha desenvolvido. Entendo, de verdade, que ele fez o certo e até mesmo da maneira certa, com alguns tropeços, é claro, mas a personalidade dele foi o que mais me afastou na leitura,

Meu conto favorito continua sendo o de março, mas não posso negar que esse é o mais tocante até agora. É preciso estar preparado para uma história como a de Leonor e Derek. No fim das contas é bom para lembrar que até nos momentos mais escuros da vida precisamos de pessoas que nos amam perto da gente e que, no final das contas, sempre tem aquela tal de luz no fim do túnel.

Maio de Segredos
Autora: Aline Sant'Ana
Editora: Charme
Páginas: 48
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário