quarta-feira, 8 de abril de 2015

Querida Eu Mesma...


Querida Eu Mesma,

Você agora tem 20 anos. Muita coisa mudou, mas não estou falando apenas dos telefones que estão muito mais modernos ou do fato de que você agora gosta de abacaxi (surpresa, virou sua fruta favorita!), estou falando de basicamente tudo em sua vida. Uma boa notícia? Você continua a mesma pessoa de sempre, um pouco melhor, mas a base é a mesma, rs. Você continua completamente sonhadora e cada dia mais descobre sonhos novos, como sempre foi. Acho que nunca vai mudar isso, né? Você ainda ama a Disney e, para falar a verdade, ama ainda mais agora. Alguns anos atrás (para você, no futuro), você finalmente realizou o seu maior sonho e conheceu o Walt Disney World, mas aqui vai um spoiler: Você foi lá mais de uma vez já. Você ainda ama a Inglaterra e você também já foi para lá, na realidade, você chegou a morar um pouco em uma cidade muito linda, chamada Cambridge. Você se apaixonou por lá e jurou mil vezes que voltaria, isso ainda não aconteceu, mas aposto que vai rolar um dia. Quando isso rolar, querida Eu Mesma, não seja boba de não aproveitar cada segundo, como fez em alguns momentos da primeira vez. Se joga. Você também já conheceu a Disneyland da Europa e a cidade luz, Paris! Pena que você se deu muito mal na França por não falar francês, devia ter feito algumas aulas, mas é a vida. Pelo menos conseguia fazer algumas mímicas, não posso deixar de te contar que tudo deu certo no final, menos quando pediu um rolo de papel higiênico no hotel e recebeu café, mas isso rendeu uma ótima história e muitas risadas, então está valendo.

Você se apaixonou pela a língua inglesa, acredita? Pois é, quem diria que isso poderia acontecer. Respira fundo, porque você não só se apaixonou como acabou entrando em uma das melhores faculdades federais de Letras do país. Além de ter passado em outras duas federais (muito boas) e outras duas particulares também. Consegue acreditar nisso? Você que sempre detestou o idioma, sobrevive de dar aulas de inglês em um projeto da sua faculdade, doido isso, eu sei. Se eu pudesse te ajudar aí atrás falaria apenas para estudar um pouco mais de 'writing', porque seu 'listening' e 'speaking' são maravilhosos, mas aqui no futuro você sempre confunde uma letrinha ou outra na hora de escrever (por mais que tenha melhorado bem depois que começou a dar aulas). Falando nisso, você está quase se formando e suas notas sempre foram muito boas. Mas, por favor, estude mais a gramática da língua Portuguesa, foi a única coisa que te segurou no começo do curso.

No geral você está bem. Ainda é ansiosa, na realidade, teve uma época em que sua ansiedade fez mal para a sua saúde. Minha dica para você aí seria: Leia mais e escreva mais. Infelizmente você vai descobrir só depois que isso te acalma e faz grande parte da ansiedade ir para bem longe. Outra coisa que, infelizmente, só vai descobrir na marra é que não deve ter medo de contar para a mamãe seus medos e problemas, ela é a única pessoa no mundo que vai conseguir te ajudar aí. Sei que você vai passar por momentos sem fé nenhuma no mundo, me lembro muito bem, infelizmente, de cada um desses momentos. Você é especial e única nesse mundo. Outra dica que queria te dar é que não importa o quão inútil você se sinta, você é útil sim. Não desconte em você os erros que são completamente humanos, porque você vai ver, aqui na frente, que alguns erros viram cicatrizes terríveis. Em muitos momentos você também vai ter vergonha de tudo que já passou para chegar onde chegou, as tais cicatrizes, por exemplo, mas não tenha.

Você vai descobrir, no momento certo, que só quem está do seu lado pode realmente te entender e, até mesmo, se preocupar com você e a sua vida. Sabe o que falei sobre escrever? Leve a sério. Escreva sempre que der na sua telha e eu sei que não vai ser pouca coisa. Você vai escrever sua primeira fanfic lá pelos 13 anos e, mesmo não sabendo que isso tem um nome, vai amar. Depois não vai mais parar. Vai ter um probleminha com pessoas copiando suas ideias, mas não faça como eu fiz. Não fique com medo de escrever por conta disso, vá em frente e jogue na cara de quem te copiou que as ideias são suas e o dom também. Você vai se apaixonar por um personagem literário e, por conta disso, vai voltar a ter vontade de ler a cada segundo. Afinal, lembra como você detestava ler? Isso mudou, baby. Quando tiver vontade de criar um blog, crie. Vai dar certo e você vai conhecer pessoas maravilhosas, além de se divertir muito também. Não tenha medo de se olhar no espelho e não o odeie. Aos poucos, eu juro, que você vai virar amiga dele e vai até sair tirando selfies por aí (é tipo uma moda aqui do futuro). O que eu quero te falar mesmo, querida Eu Mesma, é que você não deve mudar. Tudo que você fez aí afetou quem eu sou aqui. Tivemos altos e baixos, mas somos fortes por conta disso. É claro que eu queria poder te dar mais dicas, assim tudo seria mais simples, mas, pensando bem, é melhor não mudar nada. Por favor, apenas se ame mais todos os dias, porque se você não fizer isso, ninguém vai fazer por você. Seja feliz e não esqueça de uma coisa: Continue sonhando.

Um grande beijo,

Eu mesma.



Esse texto já está fazendo aniversário aqui no blog, por mais que vocês só estejam lendo ele hoje. Tive a ideia quando vi uma tag que estava rolando pelos blogs (gringos e nacionais) da vida, o nome é exatamente esse: Querida(o) eu mesma(o). Foi muito simples de escrever, afinal é a minha vida, mas ao mesmo tempo não é tão simples assim falar e ouvir algumas verdades ligadas ao que já passamos. Cada um sabe o que já viveu de bom e de ruim também, assim como sabe o que falaria para seu 'eu' mais novo, mas eu resolvi compartilhar isso com vocês (depois de deixar o texto como rascunho por um mês) porque sei que pode ter alguém por aí precisando ouvir exatamente o que eu devia ter ouvido (ou simplesmente seguido). Nós somos o que somos pelas escolhas que fizemos, então, não, eu não mudaria nada no meu passado, mas foi muito bom poder conversar com meu 'eu' antigo. Se fizer um texto assim não esquece de me mandar o link.

12 comentários:

  1. Chorei até desidratar, de tão lindo....te amo! Você é uma pessoa incrível! !!!

    ResponderExcluir
  2. Você é uma pessoa maravilhosa Iza, uma inspiração. Adorei o texto, e que você possa superar cada dia mais os seus medos e conseguir realizar seus sonhos. Te adoro! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gabi! <3
      Fico muito feliz, de verdade, que tenha gostado! ^^
      Mil beijos

      Excluir
  3. Então eu to aqui porque dei uma parada de olhar os blogs mas to voltando com tudo! Olhei esse título e me interessei muito até porque já ouvi falar do "Querida eu mesma"..
    Iza, que lindo e perfeito foi esse texto?! Eu to chorando porque acredite ou não me ajudou muito. To em uma fase da vida não muito boa (acontece com os melhores, certo?) e esse texto me ajudou a pensar em algumas coisas da minha vida e vou tomar atitudes sobre o que me deixa triste.
    Precisava de palavras assim e com você escrevendo ficou melhor do que eu imaginava, obrigada!
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu Deus, xuxu! Fico muito feliz, de verdade, que tenha gostado! <3
      Isso significa muito para mim! Nunca que eu ia imaginar isso e uau! ^^
      Obrigada você! <3

      Excluir
  4. Querida Eu mesma, se toda jovem tivesse a sua capacidade de expressar todos os sentimentos, de maneira tão simples e ao mesmo tempo tão profunda, este mundo doidinho bem que vivemos seria muito melhor

    ResponderExcluir
  5. Bela, mais uma vez me emociono e me divirto ao ler um texto seu, você é muito boa na escrita, não entendo como nenhuma editora te descobriu e publicou uma coletânea dos seus textos ou os seus livros. Não sabem o q estão perdendo. Continuo cada vez mais sua fã. Te amo minha linda, e desejo o maior sucesso. Beijos

    ResponderExcluir