quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Na Estante: Azul da Cor do Mar


Eu estava maluca para ler esse livro (e também li em menos de um dia), a autora além de ser um amor de pessoa escreveu também Ela é uma Fera e Simplesmente Ana (dois livros que adorei), por isso estava bem animada. Era para eu ter lido até mais rápido, mas para o meio da brincadeira tive que fazer mala e o livro teve que ficar de lado por algumas horas. No geral é um livro bem leve e devorável, quando dei por mim já estava quase no final e estava dando alok porque os dois personagens principais estavam em Caxambu (minha cidade, a que cresci, pelo menos, e a que estou nesse exato segundo, rs). Ok, vamos focar na resenha, né?

O livro conta a história da Rafaela, uma estudante de jornalismo que tem uma paixão inexplicável pelo curso e que consegue um estágio em um dos maiores jornais do país, o maior de Minas. Tudo estaria maravilhoso, não fosse o seu mais novo colega (e mentor) de trabalho, Bernado. Um jornalista metido e que acha que consegue e deve fazer tudo sem ajuda de ninguém, mas pelo olhos do chefe do jornal ele não só precisa de uma ajudinha extra (um toque feminino e delicado nas matérias) como ganhou uma sombra, quero dizer, estagiária. Rafa passa o livro tentando entender a relação dela com o seu mais novo colega de trabalho e ainda lidando com as amigas malucas (uma muito atirada e sem noção), os irmãos mega-protetores e o estágio para lá de puxado.

"(...) Se tratando daquele ser volúvel travestido de Clark Kent, sem os óculos e o cabelo preto, eu só esperava o pior." - Página 59

Além disso tudo Rafa ainda tem que lidar diariamente com seu passado. Com o menino para ser mais exata. Quando tinha onze anos ela estava de férias na praia, na casa de sua avó, e viu um menino de olhos azuis profundos deixando um papel ser levado pelas ondas do mar. O conteúdo do papel e a identidade do menino assombram a personagem principal desde então. A relação, meio doida, dela com o menino atrapalha até nas relações amorosas dela. Nenhum dos namorados, ficantes ou paqueras era o dono dos olhos profundos e isso a deixava maluca. Em meio a reportagens (muito) perigosas para o jornal e a toda essa bagunça de passado Rafa vai tentando descobrir o que o destino preparou para ela. E eu posso afirmar, o destino caprichou.

"(...) Como diz minha sobrinha de doze anos, as mina pira." - Página 96

Os personagens são uma graça. Rafa é uma jornalista mineira que rende boas risadas. Baixinha e com um temperamento forte é complicado não se identificar com ela por um motivo ou outro. Bernado é um personagem meio enigmático, muitas vezes eu tive que reler as falas dele para entender melhor as entrelinhas. O personagem me lembrou muito (mesmo) o Max (de Procura-se Um Marido, da Carina Rissi). Os dois são bem parecidos em vários aspectos. Os irmãos da Rafa são uma história a parte, eu me diverti muito com eles. As amigas dela e os outros jornalistas também são ótimos personagens. Eu adoraria ter colegas de trabalho como os dela. Uma redação leve e gostosa de trabalhar, quase me deu vontade de ser jornalista (eu disse quase).

O tchan da história fica na cara desde que você lê as primeiras páginas, mas essa parte clichê da um gostinho muito especial ao livro, não é segredo que amo histórias assim. Ah, e isso não atrapalha a leitura de forma alguma, acho digno deixar bem claro. Além de citar (e mostrar um pouco) da minha cidade, como comentei no começo, o livro se passa em BH e eu, mineirinha que sou, amei isso. Me diverti muito com o livro afinal me identificava com os lugares, com as manias e com as marcas brasileiras. Ah, como é bom achar livros nacionais bons. Eu fico mais feliz que criança na noite do natal. Dei cinco estrelas, sem nem precisar parar para pensar, mas meu favorito da autora continua sendo Simplesmente Ana.

Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Páginas: 334
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Oi Iza!
    Adorei a resenha... nunca li nenhum livro da autora mas todo mundo fala tao bem dessa autora que logo logo vou estar lendo rsrs. A historia desse livro me chamou muita a atenção, acho que vou começar com ele!

    Eu te indiquei para uma tag original minha la no blog! Espero que goste! Beijos!
    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/2014/02/tag-entre-mundos-literarios-original.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Thanks! <33 os livros dela são devoráveis, kk pode ir sem medo *-*
      Comece com ele, mas NÃO esqueça de ler simplesmente ana (meu fav da autora kk) <33

      thaaaaaaanks, adoro tags, sempre <33

      Excluir