quinta-feira, 16 de abril de 2020

Na Estante: Tinderela e o Coração de Cristal - Volume 1


Eu estava com muita saudades da escrita da Bianca Briones e, para falar a verdade, estava de olho nesse conto lá na amazon fazia tempo. O nome foi o que mais me chamou atenção e despertou minha curiosidade, pois assim como a personagem principal, estou solteira e já me aventurei pelo tinder (rendendo histórias hilárias, mas nenhuma de amor). O conto é, de fato, uma leitura bem rápida e gostosa, mas alguns pontos nele me fizeram tirar uma estrela e, por isso, o conto ficou com quatro estrelas no total. Mas é claro que irei contar tudo isso em detalhes para vocês. Outra coisa que me chamou atenção, é que achei a escrita da Bianca bem diferente aqui. Já li toda a série Batidas Perdidas (e tem vídeo sobre isso no canal) e também já li um livro solo dela, o Como Se Fosse Magia (que tem resenha aqui no blog). Só que esse conto em questão, Tinderela, achei que não se encaixava muito com os outos da autora (falando de forma de escrita!). Isso não é algo ruim, só comentei pois foi algo que fiquei pensando enquato lia. Ok, já falei demais aqui. Vamos focar no conto.

Beatriz está na casa dos trinta anos e acredita que tem toda a sua vida resolvida. Um emprego dos sonhos, em que escreve sobre a vida em textos curtos que fazem muito sucesso na internet, e também um namorado de anos e anos que, bom, eles estão juntos e isso é o que importa, não é? Espera. O que significa de verdade dar um tempo. Acredito que os fãs da série friends consigas passar horas descobrindo (ou não) se dar um tempo é uma versão mais leve de contar que, na verdade, vocês não estão mais juntos. E bia descobre isso da pior maneira possível. Para ela, eles estavam apenas dando uma pausa na relação, mas logo se entenderiam de novo e seguiriam com vida. Para ele, a vida já estava seguindo, mas com outra. E é claro que toda a internet precisava saber disso.

Bia entra em pane. Isso não podia estar acontecendo. Eles tinham muitos anos de história juntos e ele estava acabando tudo de vez sem ao menos falar com ela. Ela não estava mais presente nem em sua própria história. Será que ela tinha mesmo uma história para viver? E é no meio desse caos existencial que os melhores amigos de Bia resolvem que ela precisa urgente de um tratamento de choque. Uma conta no Tinder, é claro. O app mais famoso de relacionamentos provavelmente seria a única solução para juntas os mil pedacinhos do coração dela. Mas será? Relações rápidas, matches para todos os lados e cantadas baratas não pareciam de fato uma solução... mas era um começo.

Ok, mas agora vamos falar dos tais motivos que me fizeram tirar a estrelinha. O primeiro fator, foram as passagens de tempo do conto. Tudo foi acontecendo muito rápido e sem muitas coisas indicando que o tempo estava passando e isso me deixou um pouco confusa em alguns momentos. Eu ficava tipo: "Ué, mas ela não estava ali? Como que agora ela está aqui? Ah sim, já se passaram alguns dias". Isso atrapalha a leitura? Depende. Para mim, atrapalhou um pouco e precisei reler alguns trechos para me localizar no tempo da história. O segundo fator, é que achei o livro com cara de auto-ajuda. O que para algumas pessoas, pode ser maravilhoso. Mas eu tenho uma leve preguiça. Mas vou me explicar. Acho fantástico livros (filmes e séries) que mostram como podemos ser melhores e, mais que isso, como devemos nos amar sempre. MAS tudo tem um certo limite antes que vire auto-ajuda e texto motivacional (e é aí que entra minha preguiça). Mas isso tudo é relativo, para quem gosta, é um prato cheio.

Agora vou comentar coisas que não me fizeram tirar estrelas, mas que me fizeram pensar. O livro, faz parte de uma série de contos (doze no total) que narrariam a história de Bia durante o ano de 2019. Mas é aí que está. Só existem dois contos dessa série na amazon. Eu sei que a autora tem os problemas pessoais dela e espero, de coração mesmo, que ela esteja bem... mas fiquei meio desanimada quando percebi que a história estaria sem final. O conto é legal (mesmo), mas termina sem final, porque teriam as continuações e aí fiquei com preguiça de pensar em ler o próximo, afinal, ele ficaria sem final mesmo já que ainda não temos os outros. Se a autora voltar a lançar os contos, volto a ler. Segundo ponto, mas que aí é besteira minha (real e oficial). Não sei vocês, mas toda vez que vejo uma nova versão da história da Cinderella fico esperando alguns clichês. Coisas que já vimos em várias outras adaptações no cinema e em livros também (como Geekerela e Cinderela Pop). A madrasta e as irmãs (e suas devidas variações), um baile, a fada madrinha e por aí vai. Já conhecemos essa história. Mas aqui temos uma família completa... que é maluca, mas é completa. E como é apenas o primeiro conto, não temos os outros clichês e (como disse, bobeira minha) eu meio que estava esperando algo a mais da princesa na história... meio que pelo o título, sabe.

Mas é isso, porque já escrevi demais para o tamanho desse conto, rs. Adoro a escrita da Bianca e, para quem está com tempo sobrando aí, é uma leitura leve e gostosa. Dá para aproveitar porque, enquanto escrevo essa resenha, o conto está de graça na amazon e, normalmente, ele faz parte do Unlimited. Se joga.

Tinderela e o Coração de Cristal - Volume 1
Autora: Bianca Briones
Editora: Amazon
Páginas: 55
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Bela, do céu! Quero ler esse livro pra ontem araras Estou com o primeiro volume da série as batidas perdidas, mas abandonei na metade rsrsrs mas prometo dar uma chance pra Bianca rsrs

    ResponderExcluir
  2. Bela, que resenha deliciosa de ler! Vou catar esse livro pra ler pra ontem! Deu até vontade de ler o primeiro volume de As Batidas Perdidas que eu deixei pela metade rsrsrs

    ResponderExcluir