quarta-feira, 22 de abril de 2020

Na Estante: Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle


Essa leitura foi uma indicação da minha amiga, Mari (obrigada!), que achou o livro pelo Kindle e adorou. Ela falou tanto sobre, que acabei baixando também, pelo Unlimited, e cá estou eu comentando sobre essa história que ficou com cinco estrelas e é uma delicinha de leitura. Um livro no estilo que gosto e que, inclusive, já escrevi. Esse livro, de certa forma, me lembrou muito o meu primeiro conto, A Noite das Garotas. Uma história que foca, principalmente, na amizade e em como ela é importante. Existem outras coisas acontecendo? Sim! Mas o tchan mesmo do livro é a relação entre as duas personagens principais e eu amei isso. Além do que, o livro aborda temas muito importantes e relevantes e, inclusive, dois deles são coisas que vivo diariamente. Na história, falamos sobre racismo, machismo, ansiedade e gordofobia. As duas últimas citadas, fazem parte da minha realidade. É raro achar livros que trata sobre ser gorda (e não gordinha, no diminutivo). E aqui temos um ótimo exemplo de como o assunto pode ser tratado de uma boa forma. Na real, todos os assuntos abordados foram bem tratos e bem escritos. Agora vamos focar na história, não é mesmo.

Antônia e Helena eram melhores amigas de uma vida inteira. Uma completava a outra e, muitas pessoas, até viam as duas como uma coisa só. Estavam sempre juntas e se apoiavam também... até que alguma coisa aconteceu e as duas se afastaram. Ninguém sabia ao certo o que de tão grave havia acontecido com a amizade das duas, mas era sabido que elas não se falavam mais e isso, de certa forma, estava afetando a vida de várias pessoas. Antônia nunca se deu muito bem com literatura e, exatamente por isso, precisa fazer um trabalho para garantir sua nota final. Trabalho esse, que seria em dupla e ela não tinha nem ao menos tido a chance de escolher alguém, a própria professora já tinha resolvido tudo... e como uma piada do destino, é claro que sua dupla seria Helena. Sua ex-melhor amiga que era apaixonada por livros e que poderia, facilmente, ajudá-la a sair daquele caos de nota.

Mas é claro que não vai ser simples. As duas estão há meses sem se falar e agora teriam que se encontrar, várias vezes, e ainda trabalhar juntas em um trabalho. Seria o caos! Para complicar tudo ainda mais, Helena estava aprendendo a lidar com sua recem descoberta ansiedade e como aquilo era a resposta para tantas coisas que ela vivia e não sabia controlar. Os amigos em comum das duas veem ali uma oportunidade de tudo voltar ao normal, mas nenhuma quer facilitar ali e, para complicar ainda mais, ainda tem aquela maldita cacatua entre elas. O animal, que é completamente doido, é da mãe de um doa amigos delas e acaba fugindo muitas vezes de casa e fica doido. Então, entre tentar remendar uma amizade, escrever um trabalho, tentar não pirar e ainda cuidar de uma cacatua louca, elas têm muitas coisas para resolverem.

A cacatua é a verdadeira personagem principal da história. Ok, brincadeiras a parte, o bicho ajudou a deixar toda a história mais leve e me divertiu bastante enquanto eu lia. Como comentei ali em cima, o livro trata de assuntos delicados, mas que precisam ser falados. Além disso, tudo foi de forma natural, nada forçado. Tipo, vou falar que ela é gorda aqui e ali e lembrar que a outra é negra uma hora ou outra só para parecer que está tendo representatividade. Normalmente, acaba sendo assim, mas não nesse caso (ufa!). Os personagens secundários roubam a cena quando aparecem, mas sem tirar o brilho das personagens principais, o que é muito bom. É uma história rápido e bem gostosinha de ler. Por isso, indico de verdade a leitura.

Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle
Autora: Mareska Cruz
Editora: Página 7
Páginas: 142
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário