sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Na Estante: A Filha do Norte


Já comentei em vários lugares que estava bem animada para ler esse livro, afinal, além de ser sobre bruxas (♥) ele foi escrito por uma pessoa que estudou na mesma faculdade que eu! O quão amor é isso? Orgulho demais por esse povo da Letras. Quando a Luisa entrou em contato comigo para propor a parceria, eu não não tive dúvidas de que seria um enorme prazer. O problema é que acabei enrolando um pouco a leitura, porque comecei o livro exatamente no final de semana (maluco) dos eventos da minha formatura. Ou seja, minha cabeça estava uma bagunça. De qualquer forma, quando finalmente parei para ler o livro ele foi de uma vez só. O enredo é único e mistura vários fatores e ideias que eu, pessoalmente gosto em uma história. O livro ficou com três estrelas e, como sempre, eu juro que vou explicar em detalhes os meus motivos. Para quem gosta de drama com um toque sobrenatural é uma leitura obrigatória. É o primeiro livro de uma duologia, se não me engano.

Michelle estava perdida na vida. Além de carregar um passado bem assustador e secreto, ela não tinha para onde ir. Foi por muita sorte que o destino dela bateu com o das bruxas e irmãs Elza e Meredith em uma noite bem estranha. Ela nem imagina que as irmãs em questão tinham poderes e logo de cara elas se dão muito bem, tanto que Michelle fica por um tempo na casa delas. Tudo estava maravilhosamente bem, até que um dia ela sai para ver as flores com Meredith e acaba se perdendo, por conta de uma chuva muito forte, no lugar em que estava. É exatamente assim que ela vai parar na mansão (praticamente assombrada) dos Vergamini. Monstros, por conta de uma maldição, os Vergamini não sentem pena de ninguém e só querem, de verdade, ter um bom alimento, mesmo que seja um ser humano. As irmãs ficam desesperadas só de pensar na possibilidade de Michelle estar na mansão, afinal, elas não tinham como entrar lá, mesmo com todos os seus poderes. Elas não tinham muito o que fazer pela menina.

"Que tipo de vida ela levou para achar que é um monstro
 como qualquer um de nós?" - Página 323

Os irmãos Vergamini entram em uma pequena reunião para decidir o que fariam com Michelle e, depois de muito discutir, resolvem que dariam desafios para a garota, tornando assim toda a 'caçada' mais divertida na hora do prêmio final. O problema é que nesse jogo doentio eles acabam se apegando a garota, mas sem mudar a monstruosidade deles. Cada irmão tem uma personalidade diferente e, aos poucos, vamos vendo como isso afeta a vida deles e a história no geral. Michelle, mesmo já tendo sofrido muito, não consegue deixar de ver o lado bom das coisas, mas nem sempre isso consegue salvar o dia. Será que ela conseguiria sair inteira da mansão e ainda resolver todos os seus problemas? Tudo pode acontecer.

Logo nas primeiras páginas eu me apeguei às irmãs bruxas, Elza e Meredith, mas elas não têm destaque algum no livro. Sei que a principal é a Michelle e todo o drama da história dela, mas o começo te liga tanto às irmãs que acabei sentindo falta delas. A Michelle é uma personagem doce com um passado inimaginável. Gosto de mistérios assim e pela primeira vez em muito tempo, de verdade, eu não adivinhei antes da hpra o drama da história (haha). Os irmãos Vergamini demoraram um pouco para prender a minha atenção, não vou negar. Mas o que me fez, de forma geral, tirar algumas estrelinhas do livro foi o fato de que a cada parte (o livro não tem capítulos, mas sim partes divididas por uma rosa dos ventos) é narrada por um personagem diferente e isso não é avisado. Você só percebe que está na cabeça de outro personagem quando vê que a história mudou de cenário e de contexto do nada. Normalmente, quando varia entre alguns personagens, é uma técnica legal para ser usada, mas fiquei bem confusa em muitas partes com a troca exagerada de pontos de vista.

No geral, o livro é muito bem escrito e a história é muito bem desenvolvida. Ela foi escrita para deixar os leitores com aquele gostinho de quero mais e muitas perguntas no ar. Como disse no começo, se você gosta de dramas e coisas sobrenaturais, é um livro para colocar na wishlist.

A Filha do Norte
Autora: Luisa Soresini
Editora: Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Páginas: 496
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário