quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Na Estante: Como Eu Era Antes de Você


Eu já sabia de todo o drama que envolve o livro quando comecei a leitura, mas isso não me impediu de chorar feito uma condenada enquanto o lia. O livro foi um presente de uma amiga minha que estava revoltada por eu nunca ter lido o livro favorito dela, sendo que ela já tinha lido o meu. Ela estava com toda razão, é válido comentar. Estava com o pé atrás antes de começar a leitura, afinal, todos estavam falando tanto sobre ele e o trailer do filme tinha acabado de sair. Era muita coisa a favor da história, mas muita coisa contra também. Deixei de ser besta e comecei a ler. A história foi passando e a cada página eu me ligava mais à ela. Não posso negar, achei o começo meio parado, mas já tinham me avisado isso. Não é um parado ruim, a história te prende de qualquer forma. O livro ganhou cinco lindas estrelinhas e um espacinho no meu coração também. Não é um livro estilo conto de fadas, em que todos vivem felizes para sempre. É um livro que te mostra que muitas coisas ruins podem acontecer na vida, mas que isso não deve te impedir de fazer suas próprias escolhas e de, no final das contas, ser feliz do seu jeito. Menos falação e mais ação, não é? Vamos logo para o que interessa.

Lou acreditava que tinha sua vida inteira planejada e que tudo estava perfeito, mas não era bem assim. Seu emprego maravilhoso nem era tão bom assim e para completar estava com os dias contados. Por mais que ela até gostasse muito de trabalhar em um café o dono não estava animado com os números e, por isso, ia fechá-lo. O namorado de de Lou, Patrick, já até tinha sido importante para ela, mas ela nunca teve certeza se ela tinha sido importante para ele em algum momento. Ela fingia que ainda o amava, ele fingia que acreditava. Para completar todo esse pacote, a família de Lou estava passando por sérios problemas financeiros e todos dependiam diretamente dela. É exatamente por isso que ela se agarra à um emprego que não tinha nada a ver com ela ou com o que ela sabia. Ela teria que ajudar um homem que tinha sofrido um grave acidente e que, desde então, era tetraplégico. Ela não seria uma enfermeira nem nada, ele já tinha isso, ela precisava, apenas, cuidar de coisas básicas para ele e, aparentemente, tentar animá-lo.

"Sabe, você só pode ajudar alguém que aceita ajuda." - Página 50

O homem em questão é Will Traynor. Dono de um humor ácido e de zero vontade de viver, ele não estava nem um pouco animado com a ideia de ter Lou por perto, afinal, ela era a alegria e a loucura pura em forma de gente. Ele não podia fazer nada sozinho e todas as suas vontades eram ignoradas em sua (muito rica) família. O que nenhum dos dois imaginava era que a ligação deles seria bem mais forte que o previsto e que o humor ácido dele poderia acabar se encaixando muito bem no humor bobo dela. Ele não queria mais viver, enquanto que ela queria dar toda uma vida para ele. É exatamente aí que ela tem a ideia de ajudá-lo a ver a vida com algo bom de novo, por mais que muitos já tenham tentado isso antes. A vida dos dois muda por completo e de uma forma irreversível, mas eles não mudariam isso, de forma alguma. Lou estava disposta a se arriscar em tudo, mas será que Will poderia fazer o mesmo?

"Precisam acreditar que existe um lado positivo." - Página 220

Lou virou uma das minhas personagens favoritas da vida. A forma que ela vê o mundo e lida com tudo e todos é mágica. Ela não está nem aí para o que os outros pensam sobre ela e, mesmo com muitas coisas ruins acontecendo, ela continua sendo como sempre foi. Sem esquecer, é claro, que ela usa meias de abelhinha com muito estilo (haha). Will foi um grande enigma durante todo o livro e no final das contas me conquistou também, mas não, eu não fiquei feliz com as escolhas dele. Vários outros personagens me fizeram amar essa história, mesmo com todos os poréns dela. A irmã de Lou, Treena, foi uma dessas personagens e o ajudante de Will, Nathan, também.

O livro consegue manter um nível muito gostoso de humor, mesmo com todos os dramas de pano de fundo. Eu realmente me diverti com ele e, claro, sofri um pouco também. Nada fora do esperado, não vou negar, O humor é bem britânico, vale comentar, e eu pessoalmente amo isso. O livro é emocionante e nos faz pensar sobre muitas coisas, mas não o leia esperando um conto de fadas digno da Disney. Leia esperando uma história que poderia muito bem ser real, e é exatamente por isso que nos ligamos tanto à ela e, no final das contas, sofremos com os personagens. 

Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

10 comentários:

  1. Já te disse que eu amo o jeito que você escreve tão lindamente? ❤❤

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu livro favorito da vida, junto com HP e THG <3 Amo muito a história, amo os personagens... As escolhas de Will me deixaram muito triste, mas consegui me pôr no lugar dele e acabar entendendo-o, no fim das contas. Já li três vezes e chorei as três! Não consegui gostar tanto da continuação. Acho que Will fez falta... Enfim, adorei sua resenha tanto quanto adoro o livro! Você escreve magnificamente! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um livro muito marcante! <3
      Sim, as escolhas me magoaram, mas é relativamente fácil de entendê-lo. Não de aceitar, mas entender, sim. Muito obrigada, xuxu!

      Excluir
  3. Amo o blog, amo o livro e amei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Arrasou na resenha (como sempre hahaha)!!
    Concordo completamente com você, desde o começo meio parado até o final emocionante. Amo livros que saem do mesmo e se tornam únicos!
    Você viu que lançou Depois de você, uma continuação do livro? Estou bem receosa em lê-lo!! Se você ler, faça uma resenha para ver se eu me animo hahaha

    Um super beijooo,
    Carol
    uniaodefandoms.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! fico muito feliz que tenha gostado, Carol! <3
      Sim, esse livro nos toca de uma maneira muito forte!!
      Vi sim, uma amiga minha leu e AMOU!
      beijoos

      Excluir
  5. Eu chorei mais do que eu jamais tinha chorado por um livro na vida.....acabei o livro agora. Não to conseguindo respirar!!! To chorando muito mesmo! Meu Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também chorei litros! Perdi a dignidade bonito haha =/ </3
      Respira fundo e lembre-se de todo o resto da história!

      Excluir