quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Na Estante: Vida Após o Roubo


Meu tempo está bem apertado nesses últimos dias, quem me acompanha nas outras redes sociais (instagram, snapchat...) sabe que estou para entregar meu TCC e estou quase pirando com isso. Por conta disso, os livros acabam ficando em segundo plano, mas, mesmo assim estou conseguindo alguma coisa ou outra (pelo menos, rs). O livro de hoje, por exemplo, eu li em algumas aulas enquanto meus alunos faziam exercício de revisão. Não está fácil para ninguém, não é mesmo? Eu estava com o pé atrás de começo, porque a história começa bem parada, mas depois de algumas páginas eu não conseguia mais largar e só fiquei feliz quando cheguei ao final e entendi tudo que estava acontecendo. Acho que algumas respostas ficaram faltando, mas, mesmo assim, eu gostei muito do livro e entendo que tais respostas precisariam ir muito além da história. Enfim, o livro recebeu cinco estrelas e me divertiu bastante, é um young adult que faz a gente pensar sobre muitas coisas, mas em nenhum momento de forma direta.  história te leva a pensar sobre tudo que você já fez na vida e eu achei isso bem legal. Se ficou curioso para conhecer um pouco mais do livro é só continuar lendo.

Jeff não estava nem um pouco feliz por ter que mudar de cidade. Claro, seria legal para a família dele, eles receberiam mais e ele, até mesmo, estudaria numa escola melhor, mas é sempre um grande problema ser o garoto novo de um lugar e ele não queria passar por isso. O que ele não esperava nem nos seus maiores pesadelos era que, além de todo o drama de ser o novato, ele também era o único na escola que conseguia ver a aluna mais popular dali, Kimberlee. Isso tudo porque ela tinha morrido mais ou menos um ano antes e era o fantasma da escola. Não basta ser o novato, tem que falar com fantasmas também (haha). De começo ele acredita que tudo é uma grande pegadinha para ele, mas logo percebe que Kim está realmente morta e que o buraco é muito mais em baixo do que ele imagina. Por mais que ela realmente tenha sido a pessoa mais popular da escola ninguém ali realmente gostava dele e, de certa forma, estavam todos feliz por ela não estar mais entre eles, pelo menos, ele não a viam entre eles. Ela acreditava que estava presa ali porque, quando estava viva, ela era uma cleptomaníaca, ou seja, ela sentia a necessidade de roubar as pessoas e alguns lugares. Na cabeça de Kim, ela ainda estava nesse mundo porque não tinha devolvido tudo que tinha roubado. E é claro que sobraria para Jeff, afinal, só ele conseguia vê-la.

"Meu futuro todo... o que quer que isso 
signifique... dependi disso." - Página 61

O que ele não esperava era que a doença dela era algo muito forte. Ela tinha guardado em uma caverna (na praia particular que tinha em casa) tudo que já tinha roubado e era um número que beirava a casa das dezenas de milhares. Na teoria era muito simples, ele precisava achar as pessoas que tinham sido roubadas e devolver o que era delas. O que ela não imaginava era que, aparentemente, roubar é mil vezes mais simples do que devolver e que, para piorar, alguns dos itens que estavam na caverna faziam parte do maior roubo que a escola já tinha vivido e que, até então, estava ainda em investigação. Não seria fácil, mas Jeff logo acaba conhecendo muitas das pessoas que haviam sido roubadas, inclusive, sua mais nova namorada, e percebe que é sim a coisa certa a se fazer, por mais que as ordens venham de uma fantasma com roupa de grife.

"Odeio tudo com relação á minha vida. Minha não vida, 
ou seja lá que droga for!" - Página 229

Mesmo com todos os problemas e loucuras, Kim, é uma ótima personagem. Ela realmente fez o livro valer ainda mais a pena, afinal, as loucuras eram as partes mais divertidas e os ataques de 'sou uma menina morta' também. Jeff é um personagem bem enigmático de primeira, mas quando vamos lendo mais sobre ele acabamos nos ligando muito à toda a história do personagem, acabamos torcendo por ele. Gostei bastante da Sera também, a namorada. Ela movimentou ainda mais a história, ainda mais com o irmão valentão dela, o Khail. Como comentei no começo, o livro acaba nos fazendo pensar sobre várias coisas, mas sem dar lições de moral chatinhas. É algo leve e muito divertido, mas que realmente movimenta as ideias. Se você gosta de história de fantasmas (que usam roupa de grife, rs), romance água com açúcar (eu amo, rs), dramas policiais e um bom young adult muito bem escrito esse livro é totalmente para você. Vale comentar, como sempre, que a capa do livro é maravilhosa. As cores são lindas e (acreditem) até o reflexo dos óculos de sol fazem sentido na história. Sem esquecer que eu amei o título (foi o que me fez querer ler o livro de primeira).

Vida Após o Roubo
Autora: Aprilynne Pike
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 264
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário