sábado, 1 de agosto de 2015

Na Estante: 1 Milhão de Motivos para Casar


Eu estava muito animada para ler esse livro, afinal, agora no segundo semestre eu vou ser madrinha de dois casamentos, ou seja, esse assunto tem feito parte da minha vida esse ano, rs. Estou ouvindo sobre vestidos, enfeites, bolos e, até mesmo, os detalhes de um prato na mesa. Assim que comentei que ia ler esse livro as duas noivas em questão vieram logo falar comigo, achei mega divertido. O livro é bem leve e muito engraçado (um homor britânico delicioso), mas eu acabei enrolando para lê-lo, não porque ele seja cansativo, pelo contrário, mas foi por conta daquela viagem que fiz lá para o Mato Grosso. Toda vez que eu pegava o livro para ler eu estava tão cansada (de tudo que já tinha feito no dia) que acabava dormindo. Eu até lutava contra o sono, mas era muito mais forte que eu. Quando eu finalmente peguei o livro para ler com vontade (e total tempo) foi de uma vez só. Li numa virada de noite e nem vi o tempo ou as páginas passando. O livro recebeu cinco estrelinhas lá no meu skoob e me lembrou muito a escrita da Sophie Kinsella (li em algum lugar que as autoras em questão são parentes). Se você gosta de chick-lits essa é uma leitura obrigatória. Para entender melhor o que eu achei e a história é só continuar lendo essa resenha.

Jessica nunca ligou muito para ter muito dinheiro, roupas de marca e, até mesmo, maquiagem. Ela foi criada para ser assim e nunca quis mudar. Quando era muito pequena ela perdeu a mãe e, por conta disso, acabou sendo criada pela avó completamente maluca. A avó de Jess acreditava que tinha feito tudo errado com a mãe dela e, por conta disso, precisava acertar dessa vez com a neta. Jess cresceu sem poder usar as roupas da moda, maquiagem e nem TV ela podia ver. Ela acabou se acostumando com essas coisas materiais, mas ela nunca se sentiu realmente bem com a avó,por isso, quando ela decidiu que iria morar em um asilo foi um grande alívio. Jess acabou morando com sua melhor amiga da faculdade, a ainda mais maluca Helen. Toda semana ela ia visitar a sua avó e, por mais que não gostasse, acabava contando tudo sobre sua vida e o que estava acontecendo nela. Em uma dessas conversas Jess acabou conhecendo a vizinha de quarto da sua avó, Grace, e a conversa entre elas era muito mais gostosa e rendia muito mais. 

"(...) É preciso se divertir, não é?" - Página 224

Quando a avó de Jess morreu é claro que ela sofreu, mas isso só serviu para aproximá-la ainda mais de Grace, a velhinha simpática que adorava ouvir historias de amor. História que Jess sempre inventava, uma vez que estava solteira. O galã da história era sempre o mala do seu chefe, Anthony, porque aparentemente era mais fácil de mentir com o nome dele. Tudo estava maravilhoso. Jess continuava com suas histórias de amor (e casamento) e Grace seguia acreditando toda semana, o problema é que, em uma das semanas mais movimentas do emprego de Jess, sua amiga do asilo acabou falecendo enquanto dormia. Quem deu a notícia foi o advogado de Grace, porque, aparentemente, ela tinha uma vida bem diferente do que Jessica imaginava. A velhinha do asilo era na verdade uma Lady britânica com uma casa e bens avaliados em quase 4 milhões de libras e, respirem fundo, no testamento ela havia deixado tudo para Jess. Só tinha um problema. Grace acreditava que ela estava casada com o chefe, Anthony Milton, e acabou colocando no documento que tudo ficaria para Jessica Milton. Depois de muito pensar e repensar Jess acaba pedindo ajuda para Helen e elas criam o "Projeto Casamento". Elas tinham cinquenta dias para que Anthony se apaixonasse e se casasse com Jess, só assim ela poderia pegar o dinheiro. O que ninguém esperava era que ele já estava caidinho por ela e muito mais disposto a ajudar do que o imaginado. Será que um milhão de motivos é o suficiente para segurar um casamento?

"Pendências: 1. Entrar em pânico." - Página 46

Quando comecei o livro parei e pensei: 'Ops, já li essa história em algum lugar'. A ideia do livro, de começo, é muito parecida com o livro Procura-se um Marido, da Carina Rissi, mas o fato é que, por mais que o começo seja bem parecido, as histórias são completamente diferentes. Tanto no enredo, na resolução do problema como também na escrita. Os dois livros são maravilhosos, mas são bem diferentes e esse, como comentei, tem um toque do humor britânico, que é mais acido. Enquanto que o humor da Carina é mais doce e leva (mas continua muito bom!). O livro é um chick-li de raiz e me fez rir de verdade. Eu gastei muitos e muitos post-its e até mesmo usei mais de um em uma única página. A culpada, da grande maioria das marcações, é Helen. A amiga doidinha da personagem principal e me fez rir tanto que a barriga chegava a doer. O livro é muito inteligente e muito bem bolado. Pela primeira vez, em muito tempo, eu tive uma grande surpresa com um livro clichê. Passei o livro todo achando que estava sacando tudo, mas, na verdade, estava mais enganada que os próprios personagens, rs. Não é fácil sair assim tão bem do clichê (em uma história mega clichê), a autora está de parabéns. O livro tem uma mensagem muito legal ligada ao real significado do casamento e passa isso de um jeito muito leve e gostoso. Gostei muito do título em português e das adaptações, por mais que tenha gostado mais do título em inglês (haha). A diagramação está linda e a capa, meu Deus, é maravilhosa. Indico mil vezes a leitura!

1 Milhão de Motivos para Casar
Autora: Gemma Townley
Editora: Record
Páginas: 392
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário