sexta-feira, 15 de maio de 2015

Na Estante: Que Tal Esta Noite?



Eu nunca tinha lido nada como esse livro, sério. Quando comecei a leitura já sabia que era diferente, mas, ao mesmo tempo, ele me surpreendeu muito e de muitas maneiras. Estamos falando de uma história com mil caminhos possíveis e várias escolhas bem diferentes. Adivinha quem escolhe qual rumo o livro vai seguir? Exatamente, você. O livro é o primeiro da série Pense Rápido, que tem esse nome porque todo final de capítulo você recebe duas escolhas para o que vai acontecer, cada escolha te leva para uma página diferente e é assim que você vai lendo e construindo a história. Só isso já é uma loucura, né? Mas fica ainda mais doido, acredite. Sabe quem é a personagem principal da história? Acertou mais uma vez. Você. Ah, eu dei quatro estrelas para o livro e vou explicar meu motivos já-já. Quer entender melhor toda essa bagunça e ainda ler o que achei disso tudo? É só continuar lendo a resenha aqui em baixo. 

O livro conta a história de uma menina (você) que veio de uma família muito simples e sem dinheiro, mas que, depois de estudar muito, conseguiu uma bolsa de estudos na melhor escola do país. Todos que estudam lá têm a vaga garantida nas grandes universidades do país (e do mundo), sem esquecer, é claro, dos que acabam virando mega famosos em Hollywood ou New York. Parece um sonho, mas é bem mais que isso. É a (sua) realidade. A personagem (você) fez várias amigas, e um amigo especial, logo de cara e mesmo com a diferença de classes ela nunca teve problemas lá dentro, pelo menos nunca tinha tido. 

"Seu final feliz pode estar logo ali, mas você terá de 
ouvir seu coração e segui-lo com sabedoria." - Página 9

O grande baile dos veteranos da escola tinha chegado e é claro que todas as meninas na escola queriam ir. Estamos falando do Sonho de uma Noite de Inverno, nossa personagem (você) já tinha até mesmo a roupa escolhida. Seria perfeito. Por mais que ela não fosse muito fã de festas, é claro, e que se ela fosse pega poderia ser colocada para fora da escola. Sempre temos muitas escolhas para seguir e isso não é diferente para nossa personagem (você). Deixar o medo de lado e ir para festa ou ficar no dormitório estudando? Esquecer as regras da escola virando vários copinhos de tequila com as amigas ou ir para uma lanchonete sem graça no dia da festa mais legal do ano? São muitas escolhas e muito pouco tempo para pensar. A personagem (você) sabe que em uma escola como aquela qualquer escolha muda o mundo, então, tome muito cuidado com o (seu) próximo passo. Ele pode, e vai, mudar todo curso da (sua) história de forma bem drástica. E aí, está pronto para escolher?

"Nas palavras irmortais da Beyoncé, nunca pense 
que você é insubstituível." - Página 18

O livro recebeu quatro estrelas por vários motivos. Ele é genial, afinal, não deve ser nada fácil criar tantas histórias e rumos diferentes dentro de um livro só, mas, ao mesmo tempo, ele é bem confuso. Demorei umas duas ou três páginas para entender que eu (como leitora) era a personagem principal do livro. Quando entendi fiquei um pouco mais confusa do que estava antes, afinal, o tempo todo o livro conversa com você. Ele é narrado em terceira pessoa, mas fica descrevendo o que você (usando 'você' mesmo) está fazendo ou quer fazer. Outro motivo, que rendeu essa nota, é que dependendo do rumo que você dá para a história, com as suas escolhas, o livro pode acabar num tempo ridiculamente curto. Sério, eu escolhi vários rumos (para poder escrever bem a resenha), mas de primeira resolvi escolher os caminhos mais bobinhos (que eram, de verdade, os que eu seguiria mesmo). Levei exatos 30 minutos para terminar o livro. Quando fiz a última escolha, sem saber que era a última, dei de cara com um "fim". Fiquei tipo ? Quanto mais doidas suas escolhas, mais longo e doido o livro fica.

Existem algumas coisas no livro que me deixaram chocada, mas o fato é que isso é noemal nos estados unidos e mais normal ainda na vida do povo rico que não tem regra. É importante lembrar que são culturas (e mundos) diferentes durante a leitura. No geral é uma história bem divertida e com personagens bem doidos (o que eu amo), mas outra coisa que fiquei pensando foi: E se um menino resolver ler? Porque a história deixa claro que o leitor é o personagem principal, mas esse personagem é uma menina de 14 anos que começa o livro experimentando uma saia. Complicado. Se você gosta de livros bem leves e rápidos (de verdade, rs) e de história divertidas, esse livro é para você. É algo bem diferente e divertido, essa brincadeira de escolher os caminhos da história, então fica a dica! Ah, não posso deixar de comentar sobre a diagramação do livro, porque as escolhas de rumos e os títulos dos capítulos estão lindos de viver. Parabéns para editora pelo cuidado. O que me lembra que a capa também é um 'ahazo'. Eu achei bem Blair Waldorf (de Gossip Girl), ou seja, muito glamour!

Que Tal Esta Noite?
Autora: Bridie Clark
Editora: Verus
Páginas: 204
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Eu não conhecia a autora nem o livro, mas gostei! Estou precisando ler livros novos, de gêneros, estilos diferentes dos que estou acostumada. Adoro suas resenhas! Um beijo : *

    fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitooo feliz que tenha gostado da resenha! <3
      É sempre legal conhecer estilos novos de livros! ^^
      Beijos

      Excluir