sexta-feira, 29 de maio de 2015

Na Estante: O Descompasso Infinito do Coração


Eu não sei nem como começar essa resenha, sério. É amor demais. Esse livro é o segundo da série Batidas Perdidas (o primeiro foi As Batidas Perdidas do coração), mas você não precisa ter lido o primeiro para entender esse, por mais que nesse tenha alguns spoilers do outro. A Bianca, autora do livro, se superou de muitas maneiras e cresceu muito de um livro para o outro. A escrita dela ficou muito mais leve e divertida, mas vou explicar isso melhor já-já. Eu fiquei, de verdade, sem palavras. Vocês sabem que eu amo marcar meus livros com post-its, mas o fato é que dessa vez me superei, porque foram mais de trinta (sem exagero) marcações. A lateral do meu livro está tipo festa junina, rs. Minha semana foi bem apertada, por conta do trabalho e da faculdade, mas fui lendo nos intervalos que eu tinha e, quando realmente reservei um tempo (quase de madrugada, rs) só para o livro, li de uma vez. Estamos falando de uma história estilo New Adult, ou seja, podemos e devemos esperar cenas mais fortes. Quem já leu o primeiro livro dessa série já imagina o nível do que estou falando. Não posso deixar de comentar que o livro ganhou cinco estrelas e um coração de favorito. Não disse que era amor demais? Se quiser entender melhor a história e o que eu achei dela é só continuar lendo.

Clara sempre viveu em um mundo a parte. Sua mãe faleceu quando ainda era pequena e, por conta disso, uma grande parte da sua infância foi perdida. Ela ganhou uma madrasta que não perde em nada para as vilãs da Disney que carregam o mesmo cargo. Sua única alegria, quando era mais nova, era seus amigos, Bernado e Branca. O tempo passou e ela aprendeu a guardar sempre todos os seus problemas em uma camada mais escondida de seus sentimentos, além de também ter aprendido a sempre colocar os outros na sua frente, não ligando, até mesmo, de ficar triste com isso. Ela sempre foi apaixonada pelo amigo, Bernardo, e ele sempre sentiu o mesmo, mas quando eram mais novos isso parecia ser algo passageiro. Não sabiam que era exatamente o oposto. Clara acabou crescendo e se casou (e teve filhos gêmeos!) com outro cara, mas isso não tinha diminuído o sentimento de nenhum dos dois. Os anos foram passando e cada um tentava esconder e camuflar o que sentiam de uma maneira diferente. Até que, um belo dia, Clara descobriu que seu marido a estava traindo. Toda a dor que ela tentava esconder veio a tona e, junto com isso, veio também todos os sentimentos que ela tinha pelo amigo de longa data.

"(...) no meu caso seria 'descompasso infinito do coração. Essa sensação estranha que faz formigar o peito e machuca o coração só pode ser sentida por quem tem um amor não correspondido, platônico." - Páginas 277 e 278

Essa era a chance de Bernado. Ele tinha tudo que precisava para conquistar sua melhor amiga, que também era o amor de sua vida. Ele já tinha tentando ficar com outras garotas, mas nenhuma o fazia se sentir tão vivo como Clara. Mas será que não era cedo demais? Ele não esperou nem 24h quando ela se separou. Ele nem ao menos sabia se existia ou não um tempo certo de espera para esse tipo de coisa, ele só sabia que a queria, muito. O problema que ele não esperava era que os fantasmas do passado de Clara eram muito mais fortes e perigosos que o imaginado. A vida dela sempre foi repleta de dúvidas e tristezas, muito mais do que uma pessoa consegue suportar. Para conquistá-la ele precisa, primeiro, salvá-la. Mas será mesmo que ela precisa de um príncipe em seu cavalo branco? Só sabemos que quando o coração acha sua outra metade ele nunca se recupera e só fica bem ao lado dessa outra metade. Ele perde o compasso e, para resolvermos, precisamos encontrar que nos faz bem de verdade.

"Às vezes, para ficar mais forte, 
é preciso quebrar primeiro." - Página 211

Clara conseguiu me irritar em muitos momentos, mas nada drástico demais. Foi um nível tranquilo para uma personagem, ainda mais quando comecei a entender melhor o lado dela. Quando vi tudo que ela tinha passado e estava passando ela não me irritou mais, na verdade, achei que ela aguentava até bem demais tudo que sentia. Eu no lugar dela, sem sombra de dúvidas, iria explodir em bem menos tempo. Não sei se foi loucura minha, mas vi muito (muito mesmo) da autora nessa personagem. Como tenho ela no facebook acabo acompanhando muito sobre o que ela faz, e não tem como, a personagem tem muito dela. Bernardo é um personagem delicioso, em vários sentidos. Quando ele narra o livro (o livro tem dois pontos de vista, que variam de acordo com os capítulos) tudo fica mais leve e calmo. Ok, mas quem me divertiu de verdade nesse livro não foi nenhum desses dois. Foram dois personagens extras, mas que renderam todas as risadas do mundo e que mais ganharam post-its. Rafael (sim, o personagem do primeiro livro da série) e Branca. Outra coisa que adorei no livro foram as conversas de facebook e de mensagem. Já comentei em outras resenha que acredito que isso deixa o livro mais real, nessa vez não foi diferente. 

A história é muito drama, muito mesmo, mas o livro não ficou tão pesado emocionalmente como o primeiro. Você sente a dor dos personagens, mas de uma forma mais gostosa (não que sentir dor seja bom, mas é porque a forma que isso acontece, de você entrar na história, é boa). Como comentei, Bianca cresceu muito como autora. O livro está completamente devorável e tem sacadas geniais. Em nenhum momento tive vontade de fechá-lo, só fiz isso quando não tive opção. Se você, assim como eu, ama histórias dramáticas, clichês e cheias de amor com tempero New Adult esse livro definitivamente é para você. Se você ainda não leu nenhum livro da autora, o que está esperando? Aproveita que essa resenha (gigante) está chegando ao fim e vá logo atrás do livro. Vocês não vão se arrepender de ler, de verdade. Juro pela She-Ra (quem ler o livro vai entender, lá-lá-lá).

O Descompasso Infinito do Coração
Autora: Bianca Briones
Editoras: Verus
Páginas: 406
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

Nenhum comentário:

Postar um comentário