sábado, 28 de junho de 2014

Na Estante: Um Caso Perdido


Eu só queria deixar registrado, antes de qualquer outra coisa, que o caso perdido dessa brincadeira toda sou eu. Comecei a ler o livro passava um pouco de meia noite e só fui parar quando o livro terminou, às seis horas da manhã. Sim, eu tenho completa noção que isso não é saudável, de que não tenho mais dignidade e tal, mas ao mesmo tempo não é minha culpa se a Colleen escreve livros que definem a palavra devorável (o que me lembra de contar que ela entrou para a lista de autores que eu leria/compraria até a lista de compras de supermercado). Eu já estava bem curiosa com a história de Hopeless (nome do livro em inglês), tanto que ele estava na minha wishlist do book depository, mas acabei enrolando e só fui ler agora, em português mesmo. Gostaria de ter lido em inglês (mas para frente explico o motivo), mas fico feliz por ter lido de uma vez, porque essa história é simplesmente genial e não acredito que enrolei tanto. Vamos focar na resenha, afinal esse é um livro que merece muita atenção.

Sky é uma menina que, mesmo com quase dezoito anos, nunca sentiu. Pode parecer meio amplo e vago, mas é simples assim. Por mais que tenha, até então, tido uma vida bem animada quando o assunto é garotos ela nunca os sentiu de verdade e, quando parava para pensar, ela nem se sentia. Sempre faltava alguma coisa e a saída mais fácil era contar as estrelas brilhantes do teto do seu quarto. Enquanto procurava as coisas que faltavam, mesmo sem saber o que eram, Sky resolveu que precisa viver os prós e os contras do ensino médio, uma vez que até então era educada em casa. Sua mãe abominava tecnologia (acredite se quiser, mas ela vivia sem celular, computador e até mesmo tv!) e não acreditava no sistema das escolas públicas. Mesmo com medo do desconhecido (Sky só conhecia as escolas por meio dos livros que lia e pelos relatos de sua melhor amiga, Six, que estava embarcando para um intercâmbio na Itália) ela resolve que precisa viver o mundo real, quem sabe assim ela sentiria alguma coisa.

"A vida não pode ser dividida em capítulos... Só em minutos." - Página 247

As aulas começam e Sky descobre que quando descrevem o ensino médio como inferno estão, na realidade, sendo bonzinhos. Ela estava sem amigos e sem entender o que mesmo estava fazendo ali, é aí então que aparece Breckin, seu mais novo melhor amigo no mundo inteiro que é Mórmon, ah, e gay também. Ele consegue preencher uma parte do vazio que Sky estava sentido, mas quem consegue realmente fazê-la sentir é Holder. Um garoto completamente misterioso que ela encontra durante uma ida ao mercado e que, depois, o destino arruma para se encontrarem muito mais. Destino. Uma palavra bem forte e que merece ser sentida, Sky começa a lembrar coisas de seu passado e não tem certeza do que é realidade e do que é apenas sonho. Ela acha que ninguém vai entendê-la, mas ela não imaginava que Holder estaria ali com ela para tudo, ajudando-a sentir e a descobrir o que é real, por mais que a realidade as vezes seja muito cruel, ainda mais com a ajuda do destino. Ela tinha certeza que era um caso perdido, mas havia esperança ali (hope!).

"Não sei como esse caso perdido conseguiu entrar na minha vida de forma tão astuta nessa semana, mas tenho certeza de que não quero que ele sai dela." - Página 109

Holder, Holder e Holder. Ah, Holder. Não tenho como descrever esse personagem, eu podia jurar que a Colleen já tinha se superado ao escrever o Will (de Métrica),mas isso era apenas porque eu ainda não conhecia o Holder. Cada palavra dita por ele me dava vontade de rir muito e/ou chorar muito e/ou sorrir muito e por aí vai. Não tenho como descrevê-lo. Sky é uma personagem enigma, demorei um pouco para entendê-la, mas quando isso aconteceu eu não já não podia simplesmente colocar o livro de lado, eu precisar ler tudo até o final para entendê-la ainda mais. Breckin é genial em muitos níveis e me lembrou muito a Kiersten (de Pausa). Definitivamente algumas das melhores risadas desse livro foram por conta dele. Eu gastei muitos post its nesse livro, mas não me arrependo de nenhum. Acho que, desde que comecei a marcar meus livros, esse é o que recebeu mais marcações (mas The Sea of Tranquility e Pausa chegam bem perto dessa marca).

Gostaria de ter lido em inglês, como comentei no começo, porque o livro tem muitos trocadilhos com a palavra hope (esperança). Mesmo com o livro em português consegui identificar o que em inglês era uma sacada de gênio da autora, mas é a vida. Quem traduziu o livro fez um trabalho incrível, de verdade, mas, como sempre, muita coisa se perde na tradução (por esse motivo li os livros de Métrica em inglês). De qualquer forma, o livro é maravilho (em inglês, português ou qualquer outra língua). Também adorei a forma que a autora dividiu os "capítulos", faz muito sentido com relação à história. Vale lembrar que é um livro entre o young adult e o new adult, ou seja, é bem forte em muitos sentidos da palavra. Achei legal que na parte de traz do livro temos uma indicação de idade (+16), acho bem digno colocarem isso. É um livro bem forte emocionalmente e deixa seu coração em muitos pedacinhos (por mais que seja maravilhoso). Quem avisa amigo é, e por isso estou avisando: vocês precisam ler esse livro, tipo assim, para ontem.

Um Caso Perdido
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Meu Skoob.
Skoob do Livro.

10 comentários:

  1. Oi Isa, tudo bem?
    Já li muitos comentários positivos sobre esse livro e adorei a sua resenha, porque até agora não tinha lido nenhuma e não sabia do que a história se tratava... Mas enfim, no momento não estou na onda de ler YA e NA, mas com certeza mais pra frente vou querer lê-lo e tirar minhas próprias conclusões sobre a história, espero não demorar tanto! :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e aí? (:
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! <33
      Sempre estou na onda de YA e NA, haha mas entendo ^^
      Espero que goste tanto quanto eu!! Depois me conta, ein?

      Beijos e boas leituras procê também! :*

      Excluir
  2. Oi, Izabella, como vai?
    Menina, haja post-it's shaushua sou viciado em post-its tbm, enfeitados ou não.
    Bom, quanto ao livro deve ser bem legal, sim! (afinal, madrugar lendo haha -recentemente fiz quase isso, eram 23 hr e eu tava lendo Wuthering Heigths (pela 3° vez, diga-se de passagem) e quando dei por mim, terminei o livro e eram 2 da manhã, rsrs)
    Outra, tô começando a ler em inglês agora, principalmente, porque tem coisas/expressões que só dão certo no idioma original.
    Abraços hihi
    (mais uma vez aquele problema com meu comentário, Izabella :/, to postando o mesmo de novo, pq n me confirmou se foi ou não)
    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-de-um-exemplar-de-desafiando-o.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem e você?? (:
      Gosta de post its? O vídeo desse domingo é sobre eles! Fica de olho lá no canal ^^
      Enfim, realmente dei alok com esse livro e marquei muita coisa haha
      Sempre faço isso, por mais que tenha completa noção de que não é nada saudável haha
      Ah, como andam as leituras em inglês? quero update, ein? haha :DD
      Abraço!!
      O comentário, dessa vez, veio uma vez só haha :DD

      Excluir
  3. Oi, Izabela! Métrica já está na minha lista e eu não consigo entender porque não o li ainda. Espero que não demore muito. Fiquei muito curiosa para ler esse livro depois de algumas resenhas que eu li, a sua me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Por que mesmo ainda não leu métrica? haha
      Fico feliz que minha resenha tenha te deixado curiosa haha esse livro é mara ^^

      Beijoooos

      Excluir
  4. Oiiiiiiiii Iza

    Olha, já li milhares de resenhas de Um Caso Perdido e leio sempre que posso porque assim só me deixa mais aflita pra ler logo ;-;
    E já digo com todas as letras que a Colleen é minha autora favorita, pelamor ;-;
    Adorei a resenha, de verdade, mais uma vez fui inundada com os seus sentimentos na leitura!

    Beijos,
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nath! :D
      Ela é realmente uma ótima escritora, como falei na resenha, eu leria até a lista de compras dela haha fico verdadeiramente feliz que tenha gostado da resenha <33

      Beijoooos

      Excluir
  5. Oi flor!!
    Meu Deus, vou ter que comprar pelo menos uma loja cheia de post-it's! É muita coisa acontecendo nesse livro, aja coração para aguentar tudo
    Sua resenha foi mais do que incrível e eu não sou nem doida de discordar de tudo que você disse, ainda mais se o assunto principal for o Holder.
    Esse é o meu livro favorito de todos os tempos, e creio que nenhum vai ocupar o primeiro ligar na minha estante alem desse (e Belo Desastre, que li por causa de suas resenhas e nunca vou me arrepender, o Travis é simplesmente... o Travis). Também li ele muito rapidamente, e como sou uma pessoa muito emotiva, MUITO mesmo, foram livros de lágrimas embora e muitas gargalhadas junto.
    Seu blog é muito maravilhoso! Continue com mais resenhas, pois elas me motivam ainda mais a ler livros!
    Beijos, Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, xuxu! <3
      Post-its são vida, faz parte haha realmente, esse livro é ridiculamente bom! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que concorde comigo nesse assunto! rs
      Realmente virou um dos meus favoritos (até mesmo no top5 do meu ano de 2014). Ai, Travis! <3
      Realmente, são muitas emoções juntas nesse livro, tipo, OMG.
      Obrigada!!! De coração! <3
      Beijos

      Excluir