quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Na Estante: Slammed (Métrica)


Mais uma vez terminei um livro em menos de um dia, então posso afirmar logo de cara que esse é um livro que entra na categoria "devorável". Para falar bem a verdade, comecei com essa frase porque ainda estou sem palavras para descrever o livro em si. Slammed me deixou sem palavras, simples assim. Eu enrolei um pouco para lê-lo, não posso negar, mas isso foi porque era tanta gente falando bem dele que eu estava com medo de não gostar (e com medo de não conseguir ler, sempre fico com isso na cabeça quando vou ler em inglês, mas aí está mais um livro em inglês que não é pequeno e que terminei em menos de um dia, vai entender minha cabeça...). A autora está de parabéns, ponto. Enquanto estou escrevendo essa resenha, acabei de terminar o livro (estou escrevendo na tarde do dia 7 de janeiro, haha), eu já comprei o segundo livro da trilogia e já estou de olho no terceiro (porque está muito caro tanto em ebook quanto em livro físico e por isso preciso economizar, haha). Ok, vamos focar na resenha, espero achar palavras para descrever a história no nível que ela merece.

O livro conta a história de Lake, uma menina de 18 anos que acabou de perder o pai de forma inesperada. Por conta de problemas financeiros ela precisa mudar de cidade e estado com a mãe e o irmão. Tudo parecia o fim do mundo e, de certa forma, realmente era. Mas vocês conhecem aquela história de que a cada porta que fecha duas abrem? Então, essa história é bem real e é aí que conhecemos Will. O vizinho, fofo, que resolve ajudar a família que acabou de chegar à cidade. Ele para na calçada da casa nova de Lake quando seu irmão mais novo começa brincar com o irmão mais novo dela como sem fossem amigos de anos. De primeira vemos algo ali. No começo fiquei com medo (pela primeira vez) de estar lendo mais uma história (New Adult) sobre a menina certinha com um passado tenso que se apaixona pelo menino maluco com o passado mais tenso ainda, mas o fato é que errei e errei feio (errei rude).

"Is he for real? A hot guy who makes me laugh and loves poetry? Someone pinch me. Or not - I'd rather not wake up." Página 43

A relação de Will e Lake é muito forte, de uma maneira meio enexplícavel (como na grande maioria dos livros NA), mas ao mesmo tempo tudo faz muito sentido. Eles não seguiram aquela "padrão" de NA que eu estava lendo e eu amei isso (por mais que eu também ame o 'padrão' é bom variar, haha). Will mostra para ela o lugar que normalmente vai para participar de Slams (não sei se tem uma tradução, se alguém leu o livro em português me conta como a tradutora vez para descrever isso!). São apresentação muito intensas de poemas, mas não é uma coisa simples, é marcado, com movimentos, gritos, sussurros e tudo mais que o seu poema pedir no palco. Lake fica apaixonada pelo que viu e realmente emocionada quando descobre um pouco mais sobre Will atrávez de um Slam dele. Isso é algo muito importante na história (tanto que é o nome do livro, haha). Muitos personagens usam o slam para falar o que realmente estão sentindo quando é a única forma de falar sem se machucar.

"(...)So you keep your ocean,
I'll take the Lake."
Página 263

O livro me fez rir (alto), me fez suspirar e me fez chorar. Até certo ponto eu estava meio desanimada com a história (mas continuei lendo afinal é um livro devorável) que em alguns pontos estava me lembrando Pretty Little Liars (não o geral da série, mas sim um único ponto...), mas do nada a autora fez uma reviravolta na história que me deixou realmente sem palavras. Tudo tem uma explicação, não ficou nenhuma ponta solta na história.

Sobre os personagens, a autora (mais uma vez) está de parabéns. Will é complexo e é um personagem que te faz ter vontade de ler mais e mais, de querer saber e conhecer mais e mais. Lake é exatamente igual nesse sentido, muitas pessoas, pelo que li por aí, acharam que a personagem tem muitas reações infantis em alguns momentos, mas tudo que posso falar é: se coloca na posição dela. Uma vez na pele dela tenta imaginar a sua reação antes de julgar assim a personagem. Eddie é a amiga dos sonhos de qualquer pessoa, ela me lembrou muito o Sabin de "Left Drowning" e isso é realmente um ponto positivo. A mãe de Lake é uma personagem a parte. Eu aprendi muito, mesmo, com ela enquanto eu lia o livro. Muitos dos conselhos que ela deu para a filha me lembraram a minha mãe e por isso não tenho como esquecer. A dupla do barulho (o irmão de Will e o irmão da Lake) são um show. Os dois são leves de uma forma tão gostosa de ler, são crianças que mesmo com um mundo de coisas ruins acontecendo continuam sendo crianças e trazendo sorriso para quem precisa e quando precisam.

Definitivamente um dos melhores New Adults que já li. Belo Desastre ainda está no meu coração como o melhor, mas esse definitivamente está em segundo bem pertinho do primeiro. O livro é bem leve, não apela para cenas fortes (de sexo) para provar a ligação do casal e tem uma história que merece ser lida por todo mundo aí, viu? Fica aqui a minha dica. Ah! Por mais que o livro não tenha as cenas fortes que comentei ali ele continua sendo um novo adulto. Tem momentos emocionalmente fortes e outras coisas que dependendo da idade pode não ser legal. Leiam, dêem risadas, chorem, torçam... Leiam esse livro!

Slammed
Autora: Colleen Hoover
Editora: Simon & Schuster
Páginas: 317
Skoob do Livro.
Meu Skoob (:

6 comentários:

  1. Izaa, que liindo :)
    Eu adoro quando pego livros assim e posso ler "num tapa só", como dizemos aqui em casa!
    Vou procurar saber desse livro.

    Beijinhos,
    Nina Xaubet
    Storytime, Storyteller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks! <33
      Realmente, livros assim são vida! *-*
      Espero que goste! :DD

      beijos

      Excluir
  2. Ei, Izabela! Mais um livro que você indica e que vai para minha lista, vou ficar cheia de livros, mas sem grana nenhuma. Mas acho que Métrica vale a pena, ainda esse ano vou querer ler. Beijos!

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, sweetie! :D
      Yay! *-* Espero que goste haha
      vale sim, pode ir na fé :D


      beijos

      Excluir
  3. Já li esse livro em português e amei, queria comprar em ingles agora. aonde você comprou o seu?

    ResponderExcluir