segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Na Estante: Point of Retreat (Pausa)


Eu ainda estou sem palavras, mas posso contar que é mais um livro da minha (já famosa) lista de livros que li em menos de um dia (de forma maníaca). Eu achava que Slammed era perfeito, mas isso era pelo simples fato de que eu ainda não tinha lido sua continuação. A autora se superou em tantos níveis que nem sei por onde começar. Eu não conseguia largar o livro, de verdade. A história conseguiu me prender de uma forma inexplicável. Os personagens novos são geniais e a história vai te fazer ter ataques, assim como eu tive. Ah! Se você ainda não leu Slammed (Métrica) pode considerar uma coisa ou outra na resenha como spoiler, acho digno avisar.

O livro, que é narrado pelo Will, conta como está a vida dele e da Lake depois das mudanças drásticas que a vida dos dois sofreu. Agora Lake também tem uma grande resposabilidade, a vida do irmão, além de ter que focar nos estudos da faculdade. A cada página vemos que a relação deles vai ficando mais forte e mais intensa, mas sem precisar de cenas desnecessárias. Eles conseguem lidar de forma única com os meninos (o irmão dele e o irmão dela) e tudo estava realmente perfeito, sim, estava. No passado. A ex-namorada de Will aparece na faculdade e começa, de forma maníaca, ir atrás dele mesmo sabendo que ele agora namora a Lake. No meio dessa bagunça ainda conhecemos a Kiersten, a nova amiga dos meninos que é doidinha de tudo, mas não tem medo de falar o que pensa e de ser diferente, por conta disso sofre bullying no colégio (e os dois meninos resolvem ajuda-la, nem sempre da forma mais correta).

"Are you finished trying to run away yet? (...) Because I have a few things I'd like to say to you." - Página 240

Vaughn, a ex-namorada-maluca, acaba colocando na cabeça de Lake várias dúvidas sobre a relação dos dois. Em nenhum segundos Lake duvida de seu amor e muito menos do amor de Will, mas não podemos negar que os motivos que Vaughn dá são bem reais. E é aí que a bagunça toda começa de vez, Will precisa provar que ama Lake independentemente de qualquer fator extra e que nada mudaria isso, mas não é tão simples quanto parece. Além disso, que é o foco principal, o meninos estão sempre se encrecando na escola por ajudarem a Kiersten (que é genial, essa menina é genial, sério), a Eddie (melhor amiga de Lake) também tem alguns problemas bem sérios para cuidar e a autora ainda resolve virar o mundo de todos (inclusive o nosso, como leitor) de cabeça para baixo com uma coisa que eu verdadeiramente não esperava.

"(...) And my sweet?
My sweet is right now."
Página 361

O livro é intenso, como eu falei antes, você não consegue parar a leitura. Os personagens conseguiram ficar ainda mais complexos desde o primeiro livro. Will se mostrou um ótimo narrador, gostei muito de conhecer o lado mais íntimo dele e de perceber o amor que ele realmente sente, não só pela Lake, mas pelo irmão dele e até o irmão dela. Lake, por mais que tenha uns ataques aqui ou ali, continuou forte de uma maneira inacreditável, considerando alguns acontecimentos do final do primeiro livro. Eddie ainda é uma ótima amiga, mas o prémio de melhor personagem secundária vai, sem sombra de dúvidas, para a Kiersten que mesmo com onze de idade se mostra mais madura que o grupo todo em alguns momentos (isso inclui, como pacote, a mãe dela). Os meninos também cresceram muito de um ano para o outro, é incrível sentir a relação deles com os irmãos mais velhos. Até os avós de Will ganharam mais destaque e foi bom.

O livro toca em todos os tipo de assuntos, desde coração partido, passando por traumas sérios até chegar em bullying. A autora conseguiu tratar de tudo isso de uma forma única. Sobre cenas "fortes", a autora conseguiu (mais uma vez) escrever um NA perfeito e muito intenso sem precisar apelar. Ponto para ela! Descobrimos logo no começo o que é o "Point of Retreat" (a 'pausa') e fez muito mais sentido do que eu esperava. Não sei como ficou o livro em português, mas em inglês ficou genial. Senti falta de mais Slams, mas não posso negar que os que têm são de deixar qualquer um sem palavras (eu chorei em dois deles), e eu amei poder ler em inglês cada um deles. Se você gostou de Slammed (Métrica) leia esse livro sem medo de ser feliz. Eu ri muito, chorei muito, me preocupei, sorri e até sonhei com os personagens, cada linha valeu a pena.

"A piece of me fell in love with you 
at that moment,
because of you."
Página 244

Point of Retreat (Pausa)
Autora: Colleen Hoover
Editora: Simon & Schuster
Páginas 385
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

4 comentários:

  1. Oi Izabela, te indiquei para a tag "O que te diz o livro", passa no blog para conferir: http://entreserieselivros.blogspot.com.br/
    Seguindo, segue?
    vllw ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! (:
      Claro! Assim que sobrar um tempo nos posts programados eu respondo! *-*
      obrigada :D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir