quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Na Estante: Anna e o Beijo Francês

Étienne (Eh-t-yen) St. Clair. Eu poderia parar o post aqui, mas não seria justo. Entendam que vocês vão ver muito esse nome por aqui, afinal foi por conta desse personagem que eu mais uma vez terminei um livro em menos de um dia. Esse livro é da mesma autora do Lola e o Garota da casa ao lado, para falar a verdade, Lola é quase uma continuação desse. Na história de Lola podemos ver o que aconteceu com os personagens principais de Anna e isso está me dando vontade de reler Lola, não pela história dela, mas sim pela história de Anna e Étienne (olha o nome dele aí de novo). Vi em muitos blogs que as pessoas gostam mais da história da Lola, mas pessoalmente eu esqueci por completo dela ao ler sobre a Anna. A história me prendeu mais e verdaeiramente é melhor, não que Lola seja "ruim", longe disso.

Anna é uma garota americana, mora em Atlanta, e sempre gostou da vida dela, mas o pai dela queria algo mais para a vida da filha (e para a dele). Ele é um escritor de romances trágicos (quase um Nicholas Sparks) e para ser bem visto pelos amigos acaba mandando Anna para uma escola para americanos em Paris. Sim, a cidade mais romântica do planeta. Quando ela chega lá fica logo amiga de sua vizinha de quarto, a Meredith, e de brinde fica amiga dos amigos dela também, podemos incluir nessa lista o fofo St. Clair. Um garoto com a mãe americana, o pai francês e que foi criado na inglaterra. Imaginem só, ele tem sotaque britânico (e mesmo lendo, não ouvindo, isso me fazia ter ataques a cada fala dele), só tem um problema, St. Clair tem uma namorada. Ok que ela não está mais na escola e aparentemente esqueceu que tem amigos, mas isso é detalhe, ou quase isso.

"Bem-vinda a Paris, Anna. Estou feliz por você ter vindo." - Página 66

St. Clair acaba virando o melhor amigo que alguém na situação de Anna pode pedir. Ele mostra como é ter a tão famosa liberdade, mostra a cidade de uma forma completamente diferente e conquista Anna (e quem está lendo) com detalhes bobos e comentários engraçados. O foco do livro é a história que Anna deixou para trás em Atlanta (um quase pretendente e uma melhor amiga) e tudo que acontece na Cidade Luz. Ela, uma viciada em cinema, marca ponto em quase todos os cinemas que têm por perto e ainda leva os amigos junto, aprende francês e de brinde descobre o famoso beijo francês do título. Étienne assim como eu acredita que pedidos feitos para estrelas se realizam, e bom, temos tal confimação no livro. Tanto ele quanto Anna fazem alguns pedidos à uma estrela um pouco diferente, a do ponto zero de Paris. 

SINOPSE: "Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas."

Ah, já falei que ele tem medo de altura e que isso na história fica ridiculamente fofo? Ok, parei. Não vou contar muita coisa, esse livro merece ser lido com cada "surpresa" que tem. Quando comecei a ler não sabia quase nada e não lembrava muito sobre Anna e Étienne na história de Lola, mas isso foi produtivo para a leitura, adoro ser surpreendida, gritar com o livro, rir, chorar e todas essas outras coisas básicas de uma leitora maluca como eu. Quem leu o que escrevi sobre o livro da Lola deve lembrar que tive uma paixão literária pelo Cricket, mas o fato é que Étienne me fez até esquecer quem era o Cricket e por isso entrou para uma lista de amores literários que até então só tinha quatro nomes: Travis Maddox (Belo Desastre/Walking Disaster), Peeta Mellark (Jogos Vorazes), Jesse de Silva (A Mediadora) e Harry Potter (dã!).

"Se eu ganhasse um euro por cada estupidez que já fiz, poderia comprar a Mona Lisa." - Página 244


Ah! A única coisa que não gostei nesse livro (além da capa, desculpa, mas a capa de Lola é bem mais marcante e tem uma ligação bem maior com a história em si) foi a nostalgia que surgiu por conta dele. Faz pouco mais de três anos que voltei de Paris e ler as descrições dos lugares que passei (e que os personagens passaram também) foi complicado. Queria voltar no tempo, mas de preferência com um Étienne de guia, por favor.

Anna e o Beijo Francês
Autora:Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
skoob do livro
meu skoob (:

2 comentários:

  1. St. Clair é ou não é um delício. Passo mal sempre que lembro dele. Ai, meu coração! Rsrrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um xuxu de menino! kk <33
      ain coração +1
      coisinha fofa de mamãe! *-*

      Excluir