sábado, 3 de agosto de 2013

Na Estante: Dezesseis Luas


Depois que comentei aqui sobre o filme minha mãe falou que tinha o livro. Em nenhum momento eu tinha em mente ler essa história, mas o livro estava lá e eu também, então por que não? Nas primeiras páginas já notei uma diferença gritante entre o livro e o filme: O filme é ruim enquanto que o livro é até bom. Não pretendo ler as continuações (que são muitas), mas achei legal descobrir que a história não é tão ruim quanto o filme. Isso não torna o livro o melhor do ano, mas já é alguma coisa. O livro é bem grande e em algumas partes fica tedioso, mas ainda sim a história de prende de alguma forma.

Ethan é um garoto normal que vive em uma cidade que basicamente parou no tempo. As pessoas têm a mente bem fechada e tudo ali parece que anda para trás, não para frente. A cidade, Gatlin, estava acostumada com tudo funcionando perfeitamente bem, sendo que a única coisa diferente ali era um homem velho que nunca saia de casa, o Ravenwood. Ethan estava tendo sonhos estranhos e tudo em sua vida sempre apontava para ir o mais longe possível da cidade, mas seu pai vivia trancado em seu escritório e apenas a governanta se importava verdadeiramente com ele. Tudo começa a virar de cabeça para baixo quando a sobrinha do velho Ravenwood chega à cidade.

"Não podia perdê-la. Era como se eu tivesse apaixonado por ela, mesmo não a conhecendo. Tipo um amor antes da primeira vista." (Página 12)

Lena Duchannes vira Gatlin e Ethan de cabeça para baixo. A garota cheia de mistérios atraí a atenção de todos por ser bem diferente de tudo na cidade, mas principalmente atraí a atenção por ser da família do cara mais estranho da cidade. Aos poucos Ethan vai se importando com ela de uma forma que nem ele sabe explicar, Lena até tenta fugir disso, mas nem ela consegue. Alguma coisa, muito forte, os conecta e ninguém conseguiria mudar isso. Tudo estaria perfeito, não fosse o fato de que Lena é uma conjuradora (bruxa) e que em seu aniversário de dezesseis anos ela descobriria se é uma bruxa boa ou má. Não bastasse isso, a família de Lena é uma confusão, na realidade muitas coisas nessa história são confusas. Lena é quase enigmática e tem um certo medo dos poderes da família, isso incluí os próprios poderes.

Depois de ler o livro e conhecer melhor a história finalmente entendi o que tornou o filme tão ruim. Tentaram transformar a história no novo "Crepúsculo" e visivelmente não deu muito certo. Lena é a pessoa diferente da relação que tenta de todas as formas afastar as pessoas, pois se considera uma bomba relógio perigosa. Ethan é o cara que acredita ser diferente de toda a cidade e se apaixona pela pessoa errada, mas nada consegue parar o amor desses dois. Ok, isso ficou parecendo anuncio da sessão da tarde, mas é isso mesmo. rs

Como falei antes, não pretendo ler as muitas continuações, mas fiquei um pouco feliz de saber que a culpa não é do livro. O que me leva a crer que: Nunca podemos julgar um livro pelo filme. Pois é. Demorei horrores para ler o livro por dois motivos, o primeiro é a faculdade que a cada dia acaba mais com meus horários de leitura. O segundo é que a história começa num ritmo muito bom, mas em seguida vai dando preguiça de ler.

Dezesseis Luas
Autoras: Kami Garcia 
& Margaret Stohl
Editora: Galera Record
Páginas: 490
skoob do livro
meu skoob (:

2 comentários:

  1. Achei super interessante o livro!
    Sou nova por aqui e vou continuar acompanhando !
    aah visita o meu blog se quiser, e se gostar segue :
    www.blogpamellamelo.blogspot.com

    ResponderExcluir