segunda-feira, 13 de março de 2017

Na Estante: O Que Resta de Mim


Como expliquei nos últimos posts aqui do blog (e vídeo do canal), eu ainda não tinha lido nenhum livro esse ano. Para maiores explicações, é só dar uma olhadinha no último texto que postei aqui no blog, porque lá contei tudo direitinho. E foi aí que uma amiga minha (oi, Bru) comentou comigo que, finalmente, uma outra amiga dela ia lançar o livro que tinha escrito (que ela era beta reader). Ela já tinha me falado tanto daquela história que eu estava, de verdade, curiosa para conhecer todos os personagens. Afinal, estamos falando de um new adult de raiz totalmente clichê (bem escrito). Quer coisa melhor que isso? Só o fato de que a autora em questão me perguntou se eu gostaria de ler o livro para resenhá-lo e é claro que eu topei (tanto que estou aqui, rs). Vale comentar que o livro ganhou cinco lindas estrelinhas lá no meu skoob e que fez muito bem seu papel de meu primeiro livro do ano. Afinal, li toda a história (que é bem grandinha) em pouco menos de quatro horas (dignidade?). Ok, menos falação e mais resenha, eu sei.

Gabriela viu tudo que acreditava sendo destruído bem na sua frente quando era bem pequena. A pessoa que ela mais confiava havia se transformado em outra que só causava pânico e desconforto, enquanto isso, a segunda pessoa que ela mais confiava a deixava de lado e ignorava sinais berrantes de tudo que estava acontecendo. Ela era só uma criança, mas tanta coisa aconteceu que, no final das contas, tudo o que restou nela foi medo. Seu melhor amigo se mudou correndo de casa e ela precisou achar forças que nem sabia que tinha para seguir em frente. Por sorte, o destino havia preparado uma melhor amiga incrível, Milena, para ela. O tempo passou e a hora de ir para a faculdade havia chegado, Gabi mal conseguia esperar por isso, afinal, ela iria para outra cidade onde ninguém a conhecia, melhor, onde ninguém conhecia seu passado. O Rio seria sua nova casa e isso prometia muita coisa.

"Como posso ser forte por fora se estou quebrada por dentro?"

Guilherme não se lembra muito de seu passado, mas sabe que alguma coisa muito errada aconteceu. Ele cresceu como uma criança normal, sem traumas e medos, mas lá no fundo sabia que alguma coisa estava errada. De certa forma, isso influenciou muito em como ele era já mais velho. Já no terceiro ano da faculdade, não se apegava a ninguém e saia destruindo corações por onde passava. Não era por mal, ele sempre deixava claro o que queria, mas nem todas as garotas entendiam isso. E foi aí que Gui encontrou com a Gabi no primeiro dia de aula, uma menina misteriosa que precisava de ajuda para subir com as malas para seu mais novo dormitório. Os dois se atraem no momento em que trocam olhares, afinal, Gui percebe que naqueles olhos profundos alguma coisa o chamava e era mais forte que qualquer coisa que ele já tinha sentido. O problema era que Gabi sabia que ele era encrenca e, bom, ela já não tinha espaço para se quebrar ainda mais. Será que a razão por trás de tudo isso seria mais forte que todo o desejo? Passados que se cruzam e acabam sem resposta estão por trás de uma relação que pode mudar a vida dos dois. 

"Seus olhos são lindos, mas pareciam estar 
nadando em uma dor tão profunda (...)."

Esse livro define o que chamo de new adult de raiz, no maior estilo Abbi Glines, Jamie McGuire, Colleen Hoover e afins (só que com um tempero bem brasileiro). Gabi é uma personagem muito profunda e muito bem escrita. Lidar com traumas e com como isso afeta a vida de uma pessoa é algo muito complicado de se fazer, mas Thays conseguiu colocar tudo em sua personagem principal de forma que, quem está lendo, consegue sentir a dor e os medos junto com a protagonista. É maravilhoso acompanhar o crescimento da personagem, o que nos leva sempre a torcer muito por ela. Guilherme, ah, Guilherme. Ele é o certinho (fofinho) com fama de badboy. Um personagem leve que, na medida certa, cria um equilíbrio na história, uma vez que Gabi precisa desse ponto de apoio. Ok, está tudo lindo, mas precisamos falar também dos personagens secundários maravilhosos: Milena, Júlia (que é irmã do Gui), Lucas e Rafael. Todos são bem completos como personagens, mas todo meu amor vai para as meninas. Elas são demais e, de certa forma, me lembraram muito o meu jeito de ser. Muito do jeitinho da Júlia me fez lembrar coisas minhas, enquanto que a Milena chama as pessoas de chuchus (imagina se faço isso, imagina...).

De começo, o livro me lembrou muito o livro Um Caso Perdido, da Colleen Hoover. Inclusive, muito do que fui deduzindo da história foi por conta das similaridades. No final das contas, os temas são bem parecidos, mas as histórias são escritas de formas bem diferentes. A única coisa que me incomodou um pouco foi que, no começo, achei algumas descrições um pouco detalhadas demais, mas ou isso foi sumindo durante a história ou eu me acostumei (e ignorei porque estava ocupada demais aproveitando a leitura). Em resumo, é um livro perfeito para quem, assim como eu, ama de paixão livros clichês muito bem escritos. Lembrando que estamos falando de um NA e, por isso, não é recomendado para todas as idades. O livro está à venda lá na amazon e, para garantir o seu, é só vir aqui.

O Que Resta de Mim
Editora: Amazon
Autora: Thays M. de Lima
Páginas: 423
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

4 comentários:

  1. Oi! Menina, eu amo um clichê, ainda mais se ele for like Colleen Hoover, que é maravilhosa! Não conhecia a autora mas já adicionei o livro no skoob e vou correndo ler! Beijo, Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda! Você foi a única pessoa que falou sobre Um Caso Perdido, OQRDM é inspirado nesse livro, afinal é o meu livro favorito da vida! Amei a resenha de verdade <3
    Fico honrada em saber que foi o seu primeiro livro do ano (sim estou me sentindo hehe)
    Amei amei *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, xuxu!
      Fico verdadeiramente feliz que tenha gostado! ♥

      Excluir