terça-feira, 14 de julho de 2015

Na Estante: Quero Ser Beth Levitt


Faz muito tempo que eu estava maluca para ler esse livro, sério. Eu ganhei de aniversário (mais uma vez, obrigada, Tia Vana e Dindo!) e foi puro amor. Esse foi o quarto livro que eu li na maratona de vinte e quatro horas e, meu Deus, quando eu comecei eu estava caindo de sono. Peguei o livro lá pelas sete horas da manhã, doideira, eu sei. Acabei lendo só o primeiro capítulo e indo tirar uma naninha time. Quando acordei, voltei a ler e terminei de uma vez. O livro é bem grande, tipo assim, muito grande mesmo, enfim, foco. O motivo por trás de toda a minha vontade de ler era claro e simples (e estava na capa, rs): Dança. Faz um bom tempo que procuro um livro bom com esse tema, a verdade é que ainda não achei o favorito da vida, mas sigo tentando (e escrevendo, shiiii). Por enquanto esse é o melhor com o tema que já li, mas isso não significa que seja o melhor de forma geral. Eu comecei a história sem saber muito bem o que esperar e foi muito diferente do que eu esperava, ainda não sei se isso é bom ou ruim, rs. O livro, no final das contas, ganhou quatro estrelas. Eu gostei muito da escrita da autora e, por mais que tenha gostado da história num todo, achei que o livro enrola demais. Bom, agora vamos focar, não é?

O livro conta a história de Amelie, uma menina que, mesmo tendo perdido muita coisa na vida, nunca perdeu o sonho de ser uma grande bailarina. Seus pais morreram quando ainda era criança e, por conta disso, ela cresceu em um abrigo para meninas. O lugar, por mais que tenha a abrigado muito bem, nunca a preparou para a vida de verdade. Ela, e todas as outras meninas do lugar, viviam em um mundinho completamente diferente do real. O que ela tinha como lembrança da mãe era a dança e um livro, bem velho, chamado 'Doce Acaso'. A mãe de Amelie era uma bailarina muito famosa e muito do seu dom passou para a filha. O sonho dela, além de dançar, era ser como a personagem principal do livro, Beth Levitt. O problema é que, como vivia em um abrigo, ela dependia da boa ação de outros para poder fazer o que amava. Ela até teve um professora muito boa de dança, mas não foi por muito tempo. 

"Quero ser Beth Levitt!" - Página 13

As coisas eram sempre iguais na vida dela. Ela e as amigas do lugar precisavam esconder o que gostavam, como fotos de atores famosos, e quase nunca saiam, mas até que eram muito felizes lá. Até que Amelie chegou a idade adulta e se viu sem um lugar para ir. Ela sabia que precisaria sair do lugar em que havia crescido, mas não sabia nada do que a esperava lá fora. Por sorte, sua mãe tinha pensado em tudo e, quando ela saiu, tinha para onde ir e até mesmo uma boa quantia em dinheiro para sobreviver alguns meses. Tudo parecia perfeito, o problema é que Amelia não tinha ideia de como procurar um emprego ou, até mesmo, fazer um currículo. Mais, assim como a mãe, o destino já tinha preparado algo muito especial para ela. Completamente sem querer, e por conta de um erro de terceiros, ela foi parar em um teste de cinema, um dos grandes. Como ela não sabia muito bem o que estava fazendo, mas precisava de um emprego, acabou falando algumas frases aleatórias do seu livro preferido. O que ela não sabia (e não imaginava nem nos seus maiores sonhos) era que o teste era para o filme de 'Doce Acaso' e, se ela fosse muito bem, poderia fazer parte da história dos seus sonhos, ela poderia, então, ser Beth Levitt. Mas calma aí, nem tudo é tão simples assim quando o assunto é Hollywood.

"Você nunca será Beth Levitt" - Página 188

Alguém mais aí percebeu que esse livro tinha tudo para virar o meu favorito? Tipo assim, estamos falando de dança, de filmes e tretas hollywoodianas e mmuito romance clichê, mas, então, o que será que deu errado no caminho? Ah, pois é. O livro é realmente muito bom a história até te prende, mas ele tem muita cena desnecessária. Ele é gigante e, normalmente, isso não é um problema, mas quando cheguei na metade do livro parecia puramente enrolação. Amelie tem um nome lindo e é bailarina, ou seja, de primeira fui com a cara dela, mas, gente, que menina tolinha. Ok, ela cresceu longe da realidade, mas como que uma menina de dezoito anos nunca ouvir falar de currículo? O que ensinavam naquele abrigo? Achei legal as partes que citam o balé, mas, mais uma vez, ainda não foi bem o que eu esperava. Não consegui sentir a emoção de bailarina lendo os trechos, quem sabe um dia chego lá. 

O romance de fundo é bem fofinho e muito clichê, com uma carinha gigante de fanfic, o que eu adoro. Outra coisa que me fez tirar uma estrela do livro foi o fato de que fiquei completamente perdida no tempo do livro, não entendi muito bem o ano, parece uma história atual, mas, ao mesmo tempo, por conta de algumas coisas que Amelie faz/pensa parece que estamos uns trinta anos atrás. Num geral, é um ótimo livro, mas não se sinta culpado se tiver vontade de pular algumas linhas (ou páginas) para a leitura fluir. O livro nos lembra que os sonhos estão aí para virarem realidade e que quando nascemos para uma coisa, ninguém pode tirar isso da gente. A escrita da autora, como comentei antes, é bem gostosa e te deixa bem curioso para saber o que vai acontecer no final (por mais que eu tenha sacado no começo, como sempre haha). Se você gosta de romances muito clichês e histórias com o drama artístico de fundo esse livro definitivamente é para você.

Quero Ser Beth Levitt
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século
Páginas: 544
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

6 comentários:

  1. Oi Iza,
    Acho que nunca li um livro com esse assunto, dança. Fico triste quando um livro tem tudo para nos agradar e o que acaba acontecendo é que ele não dá conta (algumas características tiram a chance de ele se tornar favorito). Gosto muito da forma como escreve as resenhas!
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem chato mesmo quando esperamos muito e não é como pensávamos haha
      Fico muito feliz que goste, xuxu! <3
      Beijoos

      Excluir
  2. Iza, quais livros você indica com o tema "dança"?
    A capa desse livro é lindaaaa, e como eu gosto muito de ballet vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  3. Querida Izabela,

    Acabei de comentar sua resenha no Skoob, mas não poderia deixar de passar por aqui e deixar meu recadinho também :)

    Em primeiro lugar, fiquei impressionada com a velocidade com que você leu o livro! rs... Obrigada por me deixar saber suas impressões e dividir também com os leitores do seu blog - que, aliás, é lindo! <3

    Beijos no coração :*
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus, que honra! <33

      Fico muito feliz que tenha pensado desse jeitinho (de vir aqui também), mas vou agora mesmo olhar meu skoob! rs ^^

      Sim! Eu li em umas quatro horas, mais ou menos haha eu sei, eu sou doida! D:

      Muito obrigada pelo carinho e atenção!

      Beijoos

      Excluir