segunda-feira, 15 de junho de 2015

Na Estante: Exótica


A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a capa. Ela é chamativa e tem muitas cores fortes, eu adorei logo de cara. A segunda coisa, é claro, foi a sinopse. Fiquei muito curiosa para entender melhor tudo que era prometido para o livro, mas devo contar, assim mesmo logo de cara, que eu esperava um pouco mais. Em muitos momentos a história fica confusa, não sei se é pela troca de ponto de vista que acontece sem aviso ou pelo fato de que algumas coisas na tradução me confundiram (o livro, originalmente, é italiano). Depois, coisa de três capítulos, você acostuma com isso. O livro é bem curtinho, ou seja, é uma leitura rápida. Ganhou quatro estrelas e vocês já vão entender meus motivos. De qualquer maneira, se você quer um livro divertido e bem levinho (literalmente, rs) essa é a melhor escolha. É um young adult que nos lembra que devemos nos orgulharmos por sermos diferentes uns dos outros e que tudo que você fala, por mais bobeira que pareça, pode machucar muito o outro.

Marcela sempre se achou feia, mas não uma feia arrumadinha, uma feia verdadeira mesmo. Tipo assim, uma feia total. Ela cresceu se sentindo ofuscada pelo irmão mais velho que, segundo ela, é a definição de beleza e elegância. Diferente do que todos achavam que ela deveria fazer, tipo, chorar pelos cantos, ela resolveu que faria um trabalho provando por A mais B que os feios são tão bonitos quanto os bonitos, ou até mesmo mais, mas do jeitinho deles. Isso não é uma desculpa, ela simplesmente estava querendo provar para os colegas de sala, que realmente só se importavam com aparência, que a beleza está nos olhos de quem vê. Sem esquecer, é claro, que no meio de toda essa teoria os feios são os que se dão melhor na história do mundo. São os melhores em economia, em evolução e até mesmo em chamar atenção. 

"Perfeito para quê?" - Página 17

Se você quer prender a atenção de alguém, de verdade, precisa de um feio. Para juntar todos os dados para a pesquisa ela contou com a ajuda de uma amiga que também entende bem do assunto, ou pelo menos, acredita que entende. Um exemplo disso é que a mãe da menina tentava convencê-la de fazer mudanças faciais! Loucura, eu sei. As duas foram forçadas a vida toda a acreditar que eram muito feias e lá estavam elas, provando que era algo bom. Se o feio nem sempre é feio e o bonito nem sempre é bonito, quer dizer que as tais regras da atração são malucas, não é? Sim. É por isso que um dos garotos mais bonitos da escola, bonito de verdade, acaba se sentindo estranhamente atraído pela Marcela. Sim, Roberto, o charme em pessoa, estava sem entender o que estavam acontecendo, mas ele sabia que algo nela chamava muito sua atenção. Será que em uma escola que a beleza reina de forma exagerada é possível um garoto lindo se apaixonar pela 'patinha feia'?

"Acreditava que os milagres estivessem reservados só 
para os outros." - Página 114

O que me incomodou, de verdade, no livro foram as trocas de pontos de vista. Na realidade, até agora não tenho certeza de como elas funcionaram, ou melhor, elas não funcionaram. Em um momento estávamos na mente de um dos personagens principais e boooom na linha seguinte estávamos na cabeça de outro personagem. De qualquer maneira, eu me diverti e ri bastante com as teorias da personagem. O jeito leve com que ela lida com todos esses problemas é algo maravilhoso que devia, até mesmo, ser copiado. Não devemos viver de rótulos, devemos escolher quem somos e viver do modo que nos faz bem. Nisso temos um super ponto para o livro. Se você quer algo leve, engraçado e bem rápido, esse livro é para você. No final das contas, todos temos um pouco de "patinho feio" que, no final, não tinha nada de feio, rs.

Exótica
Autora: Loredana F.
Editota: Fundamento
Páginas: 144
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

2 comentários:

  1. Ja li livros assim, em que o autor acaba se perdendo e ja nem sei em que mente estou mais, quando penso que estava vendo pelo ponto de vista da menina,estou na mente do garoto e assim vai. Mas parece ser bem legal a história,muita gente que se acha melhor que os outros precisa dar uma lida nisso e até mesmo as pessoas que tem autoestima baixa em relação a beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio confuso, mas a gente vai se achando haha
      É bem legal mesmo! <3

      Excluir