terça-feira, 12 de maio de 2015

Na Estante: Dash and Lily's Book of Dares


Esse livro é mega-ultra-blaster especial para mim, de verdade. Tudo porque eu ganhei de presente de uma leitora, o quão demais é isso? Eu expliquei melhor o presente no Book Haul de Março, então se você quiser ver nos detalhes é só vir aqui. A leitora (Ana) escolheu esse livro porque ela achou que combinava muito com meu estilo (acertou!!) e porque ele é em inglês. É muito amor junto e misturado. O livro é uma delícia de ler e você nem percebe o tempo passando, o que pode ser um perigo, rs. O inglês é um pouco mais complicadinho (para mim foi tranquilo, mas sei que vocês gostam de saber isso, digamos, então, que é um livro bom para quem já passou do nível intermediário), mas não tem muitas gírias, o que pode ajudar. Ah, o livro ganhou cinco estrelas e mereceu muito cada uma delas. A história é contada (e escrita!) por duas pessoas diferentes, mas vou explicar isso (e todo o resto) nos detalhes aqui na resenha. Então, se quiser conhecer melhor o livro é só continuar lendo!

O livro conta a história do Dash e da Lily (jura? rs), dois adolescentes que moram na mesma cidade, mas que nunca se viram na vida. A cidade em questão é New York e a história se passa em uma das épocas mais mágicas do ano, o natal. Dash sempre detestou essa data, ele acha que tudo é falso demais e que as pessoas ficam ainda piores nesse feriado. Enquanto que Lily é apaixonada pela data. Ela conta os segundos até o dia do natal, participa de grupos de corais (de músicas natalinas), gosta de preparar comidas típicas e tudo mais. O problema é que exatamente no mesmo mesmo ano, mês e dia a vida dos dois resolve mudar o padrão do feriado. Os pais de Dash, que são separados, viajaram e cada um acredita que o filho está com o outro, ou seja, ele está sozinho... Mas porque quis isso, por mais que os pais não saibam. E aí temos Lily, cujo os pais, muito bem casados, estão em outro país comemorando uma lua de mel atrasada. Por mais que o irmão dela tenha ficado, ele está mais ocupado com o namorado dele, ou seja, ela também está sozinha. Dois adolescentes sozinhos no natal em New York. Espera, mas a cidade é gigante como eles se encontrariam? Com um livro de desafios, é claro.

"You take down the red notebook and open it. 
And then you do whatever it tells you to do." - Página 1

Como Lily estava muito chateada com essa história de não ter o natal dos sonhos, seu irmão resolveu criar um livro com desafios para colocar ao lado do livro favorito dela em uma biblioteca que ela sempre vai. Ou seja, na lógica dele, só acharia o livro o par ideal dela. A pessoa com os mesmos gostos e vontades. E não é que deu certo? Enquanto andava pela biblioteca Dash achou o tal livro (que era, na verdade, um caderninho vermelho) e resolveu encarar os desafios. Os primeiros eram relativamente simples, juntar algumas palavras que estavam espalhadas entre outros livros, mas depois foram ficando mais criativos. Isso porque Dash resolveu que duas pessoas podiam jogar aquele jogo, essa era a lógica. Se Lily podia desafiá-lo, ele também podia desafiá-la. E nessa troca de desafios e caderninho vermelho eles vão fazendo muita coisa na cidade mais movimentada do mundo na época mais movimentada do ano. É claro que nem tudo é só desafios e flores, alguns problemas sempre surgem aqui ou ali, mas a resposta para tudo pode estar em um desafio de um caderninho vermelho. E você, aceitaria o desafio?

"I dare you." - Página 249

A escrita do livro é genial.  Como comentei ali em cima, o livro é narrado por dois personagens diferentes (Dash e Lily), mas ele também foi escrito por duas pessoas diferentes! Exatamente, os capítulos narrados pela Lily foram escritos pela autora Rachel Cohn, enquanto que os capítulos narrados pelo Dash foram escritos pelo David Levithan. Os dois foram escrevendo de acordo com o que o outro escrevia. Na contra-capa do livro eles explicam que escreviam o capítulo e mandavam para o outro por email. Aí o outro escrevia mais um capítulo e mandava por email de volta e por aí foi. Até que terminaram o livro. É genial. Eu me diverti muito com os personagens principais, mas, ao mesmo tempo, Dash me irritou bastante. Lily tem as crenças dela, mas entende que as pessoas podem pensar diferente e que ela tem direito sim de ser mais feliz no natal, enquanto que Dash só sabe reclamar, criticar e (querendo ou não e direta ou indiretamente) falar mal de algumas religiões. Dei uma pesquisada e vi que isso é algo comum na escrita do Levithan, mas isso não muda o fato de que me incomodou muito. Você tem todo direito do mundo de não acreditar (no que quer que seja), mas você tem a obrigação de respeitar que não pensa como você. Tirando isso, eu gostei muito do Dash, mas Lily é minha personagem favorita do livro (por mais que em alguns momentos ela pense um pouco na onda do Dash).

O livro é um young adult bem levinho e gostoso de ler. Como comentei antes, a leitura é rápida e quando você percebe o tempo já passou correndo. Se gosta de histórias fofas, divertidas e cheias de desafios esse livro é para você. Eu me diverti de verdade com os desafios e me senti dentro do livro, fica a dica. Não sei se tem previsão para o livro em português, mas existem outros livros dos autores (separadamente) publicados em português. Ah, a dupla dinâmica publicou outros dois livros assim (nesse estilo de cada capítulo um escreve) e um deles até virou filme, fiquei com muita vontade de ler e de ver! Se já leu algum livro de um desses autores, ou até mesmo esse livro, comenta aqui em baixo o que achou! Ah, comenta também se já teve vontade de ler esse livro! Vou adorar conversar com vocês!

Dash and Lily's Book of Dares
Autores: Rachel Cohn & David Levithan
Editora: Ember
Páginas: 260
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

6 comentários:

  1. Estou adorando os livros do Levitha!
    Espero que esse seja traduzido logo.
    Gostei do estilo e da empolgação na resenha.
    Legal ser presente de leitor né?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante desse, mas achei que ele perdeu um pouco a mão na crítica! =/
      Acho que não deve demorar, porque ele está ficando 'na moda' aqui no Brasil! ^^
      Fico feliz que tenha gostado! =)
      LEGAL DEMAIS! <3

      Bjs

      Excluir
  2. Bella, eu estava justamente querendo ler esse livro e procurando noticias sobre ele ontem, infelizmente não achei nenhuma noticia de lançamento previsto aqui no brasil, eu queria muito ler... você acha que consigo ler com nível básico de inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei dizer se vai vir aqui pro Brasil, mas diria que esse livro é para um nível intermediário! Não tenho como saber como é seu inglês, mas acho legal lembrar (sempre) que quando comecei a ler em inglês eu não sabia nem o que era o talo do Verbo TO BE! rs <3

      Excluir