quarta-feira, 25 de junho de 2014

Na Estante: Princesa Adormecida


Eu sabia que leria um conto de fadas (Bela Adormecida!) quando comecei esse livro, mas não esperava que seria algo tão moderno e ao mesmo tempo tão clássico, foi uma surpresa muito boa. Eu li o livro em uma noite, ou seja, ele entrou direto para a lista de livros que li em (bem) menos de um dia. Eu sabia que iria gostar e estava precisando de um livro leve e fofinho (para esquecer um pouco os textos da faculdade, rs), a escrita da Paula é sempre muito doce e gostosa, então sabia que essa era a escolha certa. Como o livro é bem curtinho você fica com aquele gostinho de quero mais, o que faz sentido, já que os outros livros da autora são bem grandinhos (ainda mais se falarmos do fmf4, rs). Bom, depois conto melhor o que achei do livro, em detalhes, por enquanto vamos focar na resenha, né?

O livro conta a história da Anna, uma menina que cresceu com seus três tios como família (fados padrinhos? haha). Ela sempre teve tudo e mais um pouco como muitos animais fofinhos, roupas lindas, brinquedos maravilhosos e, claro, muito amor, mas ela sabia que estava faltando alguma coisa nessa brincadeira toda. Ela estudava em uma escola interna para garotas, em que passava a semana na escola e os finais de semana em casa, e por mais que tivesse um número bom de amigas nunca podia sair com elas, seus tios tinham regras bem severas sobre sair sem eles... E com outros garotos por perto, nem pensar. Até que um belo dia, no aniversário de dezesseis anos dela, suas amigas resolvem que ela merecia conhecer o mundo e a levaram até uma festa perto da escola. Naquele dia muitas coisas começaram a mudar. O celular dela começou a receber algumas mensagens de um menino misterioso, mas não era qualquer um, mais parecia um princípe encantado que tinha saido direto de algum livro de conto de fadas.

"Só se você prometer que a gente vai ser feliz para sempre." - Página 28

Mas e as regras? Anna sabia que não podia falar com estranhos, que tinha que esconder ao máximo detalhes sobre sua vida pessoal e que devia ficar bem longe de garotos. Lá estava ela, quebrando as regras aos poucos e depois tudo de uma vez. Essa proteção estava ligada à uma história que os tios contaram para Anna quando ela era pequena, mas que na cabeça dela sempre foi uma história criada para ela dormir sonhando. Segundo a tal história, quando ela nasceu uma antiga amiga de seus pais se revelou na verdade uma megera ciúmenta (e maluca) e jurou para o mundo que mataria a criança, que na realidade morava na europa com sua família. Por questões de segurança, seus pais a mandaram para o Brasil, país de origem da mãe, com os três tios para que a menina tivesse uma vida normal. Mas se era apenas uma história, para quê tanta preocupação, essa era a lógica que Anna seguia, mas o que ela não tinha ideia era que sua vida estava bem próxima de um conto de fadas.

"É ou não um conto de fadas em pleno século XXI?" - Página 187

Eu adorei os tios da personagem principal e consegui ver em cada um deles vários traços divertidos das já conhecidas fadinhas da história clássica. Anna é uma personagem muito doce e realmente lembra muito a Aurora, mas é dificil de acreditar em algumas ações dela (levando em consideção que o livro se passa no século 21). Mas tudo acaba fazendo sentido se pararmos para pensar que, no final das contas, estamos falando de um conto de fadas (moderno). O princípe da história é uma gracinha e eu amei essa história de conversar pelo celular. Os outros personagens são muito bons também, mas só vi coisas marcantes nos que citei, afinal, por exemplo, a bruxa má da história só aparece umas duas vezes no máximo. Isso eu vi como um pequeno problema, que fez com que eu desse quatro estrelinhas para o livro. A parte que eu mais esperava, o famoso boom da história durou exatamente uma página.

Diferente do que pode parecer, pelo que falei por último ali em cima, eu adorei o livro de verdade, sério. Por mais que tenha sentido falta de mais detalhes na parte que eu (EU!) considero a mais importante do clássico, o livro é realmente tudo o que eu esperava. Doce, focinho, leve e devorável. Se você, assim como eu, ama contos de fadas e histórias fofinhas esse livro é para você! Mas lembre de ler imaginando um conto de fadas moderno e não algo simplesmente moderno. Sem esquecer que se você adorou a história da Fani e a história da Priscila vai amar a história da Anna! Fazendo Meu Filmes (fmf) continua sendo meu livro favorito da autora, mas esse me conquistou pelo fator 'conto de fadas' e porque sempre amei a Bela Adormecida (já escrevi uma história com esse nome, btw).

Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Páginas: 192
Meu Skoob.
Skoob do Livro.

4 comentários:

  1. Livros clássicos e ao mesmo tempo modernos: ♥
    Fiquei super afim de ler esse livro, Iza.
    Parabéns pela resenha, ficou ótima.

    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, são muito amor!! <33
      Vai adorar, ele é uma gracinha *-*
      Thanks! fico verdadeiramente feliz que tenha gostado ^^
      Beijooos :*

      Excluir
  2. Oi Izabela,
    Eu quero muito ler esse livro. Estou há um bom tempo querendo ler. Sempre leio resenhas positivas a respeito dele. A sua resenha me encantou, ficou maravilhosa!
    Beijos
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é um amorzinho! ^^ Fico feliz que tenha gostado ^^

      Beijooos

      Excluir