sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Na Estante: Simplesmente Ana


Mais um livro para a minha querida (e concorrida) lista de livros que li em menos de um dia. Vocês não imaginam a minha felicidade de colocar mais um livro brasileiro nessa lista, sério, não dá para descrever. Esse livro é completamente devorável, até agora eu não lembro como passei da página cem. Em um momento eu estava lendo a primeira página e no segundo seguinte eu já estava quase no meio do livro... Só parei porque precisava ir para aula e depois ainda tive que fazer um trabalho em grupo. A autora, que é uma fofa, está de parabéns. Ah, e a Ana (a personagem) é de Minas Gerais. Preciso falar que dei pulinhos pela casa? Não, né? haha Foco! Vamos focar na resenha.

O livro conta a história da simplesmente Ana, uma garota de 20 anos que, pelo facebook, descobriu quem era seu pai e de bônus descobriu que ele era o rei em um micro-país da Europa. Isso mesmo, assim sem mais nem menos a estudante de direito que tinha crescido sem pai descobre bem mais do que queria e até mesmo esperava. O pai, o fofo Rei Andrej, a convida para passar um tempo com ele em seu castelo (pode pirar?) na Krósvia, mesmo com medo de sua nova vida Ana aceita e embarca no avião particular de sua mais nova família, os Markov. O país é simplesmente lindo (o país fictício fica no sudeste Europeu), as pessoas são adoráveis e Ana precisa usar o inglês para tudo, uma vez que não entende um "a" sequer na língua do lugar.

"(...) Parece que o mauricinho-gostosão-com-tatuagem-sex-digo-brega mexeu mesmo com seu nervos." - Página 53

O pai dela coloca uma de suas assistentes pessoais, a fofa Irina, para ajudar Ana no país. Comprar roupas novas (com um cartão sem limite!), conhecer alguns pontos turísticos e tudo mais. Mas é aí que entra o quase meio-irmão de Ana, o maravilhoso Alex. Vamos explicar, ele era filho da mulher do pai da Ana (que faleceu), ou seja, ele é filho do rei por laços de afeto, mas não tem nenhum ligação de sangue. Alex resolve que para ajudar, já que Irina tinha muitas outras coisas para resolver, ele iria ser o guia particular da mais nova princesa do pedaço. De começo tudo que vemos nele é um garoto mimado que duvida muito dessa hitória de filha perdida do rei, mas depois que o conhecemos melhor... Não tem como não se apaixonar, falo isso por mim como leitura e pela Ana, como apaixonada da história.

Mas como nem tudo são flores Alex tem uma namorada com Nome de Cachorro, a Laika, e Ana percebe que ser um princesa vai muito além de usar roupas bonitas e aparecer bem em fotos. A responsabilidade é grande e a cada dia que passa ela não tem certeza se quer voltar para o Brasil ou se quer viver uma vida completamente nova e digna de contos de fadas. Nisso ainda vemos os bons ruins e velhos paparazzi tentando descobrir podres sobre a princesa, a saudade do país e da família apertando e uma paixão que cresce cada dia mais por um garoto que tem muitos motivos para significar 'perigo' (quase meio-irmão e com a namorada nome de cachorro que é uma maníaca). É muita emoção para pouca leitora (eu), haha.

"- Então a princesa conseguiu fugir da torre?
- Salva pelo... - Ia dizer 'príncipe encantado'. Seria a maior humilhação (...). - Cavaleiro sem armadura." - Página 206

Eu ri muito com o livro (o Alex tem umas tiradas geniais, de verdade), eu me emocionei (de chorar) em algumas partes (inclusive na primeira vez que Ana chama o rei de "papai"), eu me diverti com um livro de uma forma que é única. Sem esquecer que perdi, mais uma vez, minha dignidade uma vez que fiquei lendo até às 3h da manhã. De começo eu estava com muito medo de que o livro fosse uma cópia barata de O Diário da Princesa, mas graças aos céus eu estava muito errada. O livro, em um determinado momento, até brinca com a história do filme Disney, mas a história é bem diferente no geral (e posso afirmar que por mais que eu ame o filme - nunca li o livro da Meg Cabot - eu sou mais a história da Ana!).

Os personagens são ótimos. A melhor amiga da Ana é uma maluca adorável, a cozinheira chefe do castelo é um amor de pessoa no maior estilo Tia Nastácia (do sítio!), a assistente Irina é pilhada, mas é uma fofa também. A família Markov e a família brasileira no geral são muito bem boladas e bom, nem preciso falar do Alex e da Ana, né?  Se você, assim como eu, ama livros com romances que beiram o clichê (o que deixa tudo melhor, na minha opinião) esse livro é para você. Ainda mais porque é de uma autora brasileira, é muito orgulho, de verdade. Eu fiquei que nem criança com essa história sobre uma princesa que era de MG, nem preciso dar maiores motivos, né? E quando ela falava das lojas brasileiras, das comidas brasileiras e tudo mais dava aquele gostinho mega especial. Leia, leiam e leiam! Ah, eu quero continuação (que um anjo passe e diga 'amém')!

Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novas Páginas
Páginas: 304
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

14 comentários:

  1. Oi Iza!

    Não conhecia esse livro, acredita? Essa é a segunda resenha que eu leio dele esse mês e fiquei muito curiosa. A sinopse me lembrou um pouco de O Diário da Princesa. Achei a capa maravilhosa.

    Literatura brasileira só crescendo mais e mais!

    Beijos
    http://aquelaborralheira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu também não conhecia, mas ganhei da minha mãe ano passado *-*
      Realmente lembra, mas é bem diferente haha

      sim, ta crescendo! <3

      beijos

      Excluir
  2. Mais um livro recomendado pela Iza para colocar na Wishlist.
    Eu li O Diário da Princesa, e acho que tem vários pontos em comum, mas provavelmente só no plot bem, bem básico.
    Eu também sou APAIXONADA por romances fofos e que beiram o clichê.
    Por sinal, preciso te contar que amei amei ameeeei A Seleção e A Elite. Já tô surtada pela continuação.

    Super beijos
    http://thedandelioninspring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Acho tão legal isso <33
      Só vi os filmes, os livros dessa série nunca me atrairam D:
      e tem como não ser? haha *_*

      sério??? ahhhhhhhh tem maxon?? <33


      beijooos, sweetie

      Excluir
  3. Seu estilo é TÃO diferente do meu, mas gosto TANTO das suas resenhas que não consigo ficar longe daqui hehe desculpe por eu sumir um tempinho, tava difícil de conseguir usar o computador.

    Nossa, já ouvir muito falar desse livro e não tinha nem ideia de que ele é nacional, fico muito feliz por termos mais autores brasileiros crescendo nesse tão amado ramo! - sinto uma inveja boa deles. Adoro livros que ,mesmo que esse não seja o foco, misturem certa comédia na história - seja em livros de romance, ficção, terror, o riso é sempre muito bem vindo, e isso é atrativo em Simplesmente Ana.

    Samuka
    http://coupleliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. wow! thanks! <33
      imagina, acontece nas melhores famílias haha

      sim, é freaking nacional! *_*
      também fico com invejinha =//

      :D

      Excluir
  4. Olá, Izabela! Li esse livro recentemente e achei a história muito divertida. Um romance bem leve que merece ser lido. Teve alguns pontos que eu não gostei, mas valeu a pena. Sua resenha ficou muito boa, amei! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Iza, já mencionei que adoro suas resenhas? São tão bem escritas que dá vontade de comprar tooodos os livros que você menciona. Adoro livros com bons personagens, ainda bem que você falou sobre eles.
    Simplesmente Ana já entrou na minha lista de "Leia esse livro agora" haha.
    Lindoooo o blog,já estou com saudade dos vídeos!
    Beijos
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    Ps: quero um príncipe/cavaleiro sem armadura desse pra mim *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas afora foi! haha <33
      awn, isso significa muito para mim, de verdade *_*
      yay, você vai adorar a Ana :D

      beijooos


      ps: também ;)

      Excluir
  6. Amei a resenha, parece ser ótimo!
    OBS: Faz um post contando como é seu curso da Faculdade? <3

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é maravilhoso mesmo :D
      Nossa, dez livros? Deu até preguiça agora, haha
      Também fiquei bem animada com o livro novo!!

      beijos :D

      Excluir