terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Na Estante: Entre o Agora e o Nunca


Em um dia eu li um livro completamente e exageradamente doce (De Volta aos Quinze) e no outro comecei um New Adult que não economiza nos palavrões e nas cenas fortes (em todos os sentidos da palavra). Foi no mínimo engraçado. Esse livro em alguns momentos era bem devorável, li alguns capítulos sem conseguir parar, só parei de ler na madrugada porque dormi por cima do livro e não foi muito divertido. Outros capítulos não são muito devoráveis, mas são bons. O livro me surpreendeu de muitas maneiras e no final das contas acho que isso é um ponto positivo para ele e para a autora.

O livro conta a história da Camryn, uma menina de 20 anos que depois de perder o namorado (que morreu em um acidente de carro) e brigar sério com a melhor amiga resolve realizar o sonho de sair sem rumo pelos Estados Unidos. Ela não tinha certeza do que queria para vida e, naquele momento, aquela pareceu ser a melhor solução. Ela juntou algumas coisas em uma pequena mala e seguiu para a rodoviária, escolheu seu destino com base no prato que a mulher do guichê estava comendo e entrou no ônibus sem medo de ser feliz. Sua viagem, de Carolina do Norte até Idaho, duraria pouco mais de dois dias. Em uma, das muitas, paradas um menino que chegou atrasado ao ônibus chama muito sua atenção. Ele senta na poltrona logo atrás da dela e naquele momento ela já sente algo diferente.

"Acho que o amor nunca acaba de verdade quando a gente ama alguém… acho que quando você se apaixona, quando ama de verdade, é amor pra vida inteira. Todo o resto são só experiências e ilusões."

É aí que conhecemos o Andrew. No meio de todas essas horas dentro do ônibus os dois acabam começando a conversar e por mais que ela esteja com medo de se abrir para um completo estranho acaba confiando nele, ele da bons motivos para isso. Depois de muitas horas em vários ônibus lotados Andrew chega ao destino dele, a cidade de seu pai, e mesmo perdida Camryn decide mudar seu caminho e ir para outro estado. É aí, graças a alguns acontecimentos não muito agradáveis, que o destino entra no caminho e os dois acabam largando mão de tudo que achavam que era o certo. Ele não quer ficar na cidade do pai (que está morrendo) e ela não queria mais ir para Idaho. Eles dariam a volta que tanto queriam pelo país, mas de carro e como melhores amigos (por mais que ambos queiram algo a mais). Andrew é exatamente o que Cam precisava. Ele estava decidido a ensina-la como viver e ela estava disposta a aprender. Desde coisas bobas como não dobrar com tanto cuidado as roupas que iam para mala até perder o medo de cantar em um palco. A cada dia que eles vão passando junto na estrada os dois acabam aprendendo e, de bônus, o leitor acaba pegando alguma coisa importante também.

"Acho que tive medo de ser eu mesma a maior parte da minha vida."

Como na grande maioria dos livros jovem adulto a atração que um sente pelo outro é inexplicavél e a única coisa que descreve tudo que acontece com os dois é "destino". O que fez Cam conversar com um completo estranho e o que fez esse completo estranho ser exatamente o que ela precisava é o mistério que traz toda a graça do livro. Mas a história vai bem além disso, desde os problemas com a família dele (principalmente a relação com o pai) até problemas bem inesperados mais para frente. Como o clichê desse tipo de livro (não reclamando, você sabem que eu amo um NA clichê) Andrew tem cara de que atraí problema, é cheio de tatuagens e não tem medo de ir atrás do que quer, menos quando o que ele quer é a garota, claro. Porque aí começa toda aquela história de: Ela merece algo melhor. Cam é a menina que sempre foi muito certinha, mas que não tem um passado tão certo assim e, adivinhem só, esconde muita coisa.

Uma das coisas que mais gostei no livro é que vemos alguns capítulos pelos olhos dela e outros pelos olhos dele. Nem sempre gosto desse troca-troca, mas nesse livro foi uma jogada genial. Uma das coisas que me incomodou foi o final, achei muito corrido, na hora que a autora jogou uma bomba e eu estava pronta para mais 50 páginas tive que me contentar com uma resolução em menos de 20 páginas... Basicamente ela resolveu ousar nos 45 do segundo tempo, mas já não tinha tempo. Já vi que tem continuação (ainda não lançada no Brasil), o que melhorou um pouco isso. O livro lembra um pouco Belo Desastre, por conta da amizade forte que o casal tem, me lembrou Left Drowning pelos problemas emocionais fortes (e pelas cenas de sexo, que devo comentar que assim como em Left Drowning são fortinhas e nem sempre necessárias) e até mesmo um pouco de Easy.

Só achei que o título do livro em inglês faz muito mais sentido, sério. O título original, The Edge of Never, realmente nos lembra que eles estão sempre no limite de tudo (The Edge: borda, limite...). Não posso negar que gostei do título que o livro recebeu aqui, mas o casal realmente vive no limite da paixão, da liberdade e até mesmo da loucura (eles deixam claro que toda essa ideia de viagem é anormal, haha). Se você, assim como eu, gosta de livros NA que são recheados de clichês, esse definitivamente precisa entrar na sua lista. Se você também gostou de um dos livros que usei para comparar, também precisa entrar em sua lista... Acho digno avisar que esse livro é tipo Belo Desastre, ou você ama, ou você odeia. Os personagens são intesos e nem sempre (nunca mesmo) faz o que seria lógico e esperado. A relação em alguns pontos é maníaca e intensa demais.

Ps: Se você leu o livro e amou as músicas aqui tem uma playlist com elas (achei pronta, não fui eu que montei, kk). Não sei vocês, mas a cada música que eles citavam (por mais que eu conhecesse) eu pegava meu celular, achava no youtube e ouvia 'junto' com eles, haha.

Entre o Agora e o Nunca
Autora: J.A. Redmerski
Editora: Suma de Letras
Páginas: 368
Skoob do Livro.
Meu Skoob.

8 comentários:

  1. WOW! Amei sua resenha, Iza!
    Acho que é o tipo de livro que eu gostaria muito, assim como BD! haha
    Algumas coisas que você disse me lembraram Paixão Sem Limites também, mas não que seja ruim, porque eu adoro esse tipo de livro, kk
    Nunca li um livro assim e fiquei bastante curiosa, graças a você (mais uma vez, rsrs)
    Beijos.

    www.missthay.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sweetie! (:
      Acredito que sim, BD ainda ganha kk mas esse é bom também :D
      Vou começar esse (paixão...) hoje ou amanha, sem falta kk
      fico feliz que eu tenha esse poder, mua-ha-ha :DD

      beijooos

      Excluir
  2. Estou terminando de ler e acabei de encomendar a sequência, "The edge of always". Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou esperar pelo livro em português, tenho uma lista gigante para ler agora e se eu for ler o em inglês leria pelo kindle a atrapalharia toda a vida haha

      obrigada :D

      Excluir
  3. Que resenha eihn?
    É um livro ótimo, eu não vejo a hora de ter a continuação em mãos.

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahhh ❤ Foi como reler. Relembrei muitas coisas sobre esse livro que eu amo tanto. Deu até vontade de ler de novo, RS. Lindo Bells.

    ResponderExcluir